Legal Design: entenda tudo sobre o assunto!

O design é um dos elementos mais importantes para os escritórios de advocacia, pois ajuda a reforçar a identidade da marca. Se associado com uma boa estratégia de marketing, os resultados serão ainda melhores. Não é por acaso que o Legal Design está em constante expansão, pois é a aplicação do design no mundo jurídico.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos detalhadamente o que é o Legal Design, quais as diferenças dessa prática para o Design Thinking, quais as vantagens do Legal Design e também forneceremos dicas que o ajudarão a implementar essa prática no seu escritório de advocacia. Continue com a gente.

O que é o Legal Design?

O Legal Design faz referência à aplicação do Design Thinking na área jurídica. Nesse contexto, a abordagem é baseada em conceitos de design e também no aspecto humano das questões. O objetivo disso tudo é resolver problemas do cliente de maneira inovadora e criativa.

Por meio da diversidade de recursos visuais, caso sejam bem utilizados, torna-se possível deixar uma mensagem jurídica mais clara e compreensível para as pessoas. Isso pode ser feito por meio do uso de imagens, gráficos, QR Codes, entre outros elementos visuais. Todas essas questões contribuem para deixar a mensagem mais acessível, o que ajuda a resolver os problemas dos clientes.

Quais as diferenças entre o Legal Design e o Design Thinking?

Não há muitos segredos em relação a essa pergunta. Como mencionamos anteriormente, o Legal Design se utiliza das estratégias de Design Thinking aplicadas no Direito, ou seja, no mundo jurídico. Desse modo, valoriza-se a experiência do cliente no design e, consequentemente, o escritório de advocacia consegue gerar mais valor no mercado.

Quais são os objetivos e vantagens de aplicar?

Um dos principais objetivos do Legal Design é ajudar as empresas e as pessoas na tomada de decisões. Isso é feito por meio de uma abordagem mais acessível a quem é leigo em relação às questões relacionadas ao universo jurídico. 

Além disso, é muito importante ressaltar que a prática ajuda a melhorar a comunicação com as pessoas e incentiva o desenvolvimento de inovações em curto e longo prazo. Muito bom isso, não é mesmo?

Vale destacar também que há diversas vantagens em aplicar os preceitos do Legal Design. A primeira delas é a clareza nas mensagens. Desse modo, pessoas leigas conseguirão entender e, consequentemente, tendem a tomar melhores decisões.

Além disso, essa prática pode ajudar a reforçar a imagem da marca do seu escritório, a conquistar mais clientes e também a implementar inovações que podem fazer a diferença para o crescimento da empresa como um todo.

Quais são as etapas desse processo?

Conhecer o funcionamento de cada etapa do Legal Design é fundamental para o sucesso da estratégia. Tratam-se de passos gerais, no entanto, essenciais para o seu escritório. São eles:

  • observação e pesquisa: o primeiro passo é buscar a compreensão das necessidades dos clientes. Essa questão pode ser feita por meio de uma pesquisa de mercado. O entendimento dos anseios das pessoas é fundamental para o sucesso da estratégia;
  • ideação: nesse momento, desenvolve-se algumas diretrizes e soluções que possam ajudar a resolver os problemas ou atender aos anseios das pessoas;
  • prototipagem: as ideias vão para o plano concreto e, a partir desse momento, desenvolvem os protótipos, que são uma prévia da solução a ser implementada;
  • validação das ideias: nessa etapa são feitos diversos testes dos protótipos e das hipóteses com a intenção de verificar qual é a melhor ideia a ser aplicada;
  • iteração: por fim, mas não menos importante, na iteração há a absorção de feedbacks e também a adaptação do modelo até que seja possível encontrar a melhor solução.

Como aplicar na prática?

Sem dúvida, a aplicação adequada do Legal Design é um dos principais desafios enfrentados pelos escritórios de advocacia. Primeiramente, para aplicar essa prática é necessário entender a essência dos processos inovadores: o ser humano. Nesse caso é o usuário do serviço jurídico.

É muito importante ressaltar que a estratégia de negócios pode modificar bastante justamente para se adequar melhor às mudanças das demandas por parte dos clientes. Nesse contexto, a observação, o aprendizado rápido e a análise de negócios são fundamentais para uma melhor compreensão do público.

Não é por acaso que o Legal Design tem apresentado expansão nos escritórios de advocacia. Isso porque, por meio dos recursos visuais torna-se possível reforçar a marca e transmitir com mais clareza as mensagens jurídicas para qualquer pessoa. Considerando os benefícios mencionados, vale muito a pena implementar essa prática no seu escritório.

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