Lawtechs e legaltechs: o que são e como beneficiam o seu escritório de advocacia?

Você sabe o que são as lawtechs e legaltechs? Trata-se de uma das principais dúvidas por parte dos advogados, pois ambos os conceitos são novos e fazem parte de novos termos que têm sido cada vez mais utilizados no universo jurídico. Muitos profissionais ainda não têm profundo conhecimento em relação ao tema.

No entanto, ambas as empresas têm contribuído para a transformação rápida do mercado jurídico. Ambos os conceitos fazem referência a negócios com base tecnológica e, por esse motivo, essas companhias são cada vez mais indispensáveis.

Imagino que você deva estar interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos detalhadamente o que são as lawtechs e legaltechs e também destacaremos sobre como as soluções produzidas por essas empresas beneficiam o cotidiano dos advogados. Continue com a gente.

O que são as lawtechs e legaltechs?

Ambas as terminologias são utilizadas com o objetivo de fazer referência às startups que desenvolvem produtos com base tecnológica visando otimizar as atividades do setor jurídicos como um todo.

As lawtechs e as legaltechs, portanto, são empresas com base tecnológica e desenvolvem soluções visando otimizar a rotina dos profissionais do segmento jurídico e também melhorar a forma de atuação do Judiciário.

Como as soluções produzidas por essas empresas beneficiam os advogados?

As lawtechs e as legaltechs produzem diversas soluções que beneficiam o cotidiano dos advogados e de profissionais do segmento jurídico em geral.

Entre as principais ferramentas desenvolvidas por essas startups estão a gestão e automação de documentos, a jurimetria, o desenvolvimento de redes de profissionais do segmento jurídico e o monitoramento de dados públicos. Destacaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.

Gestão e automação de documentos

Sabemos que os escritórios de advocacia lidam com um grande volume de documentos. Diante desse cenário é muito importante buscar formas de melhorar a administração desses arquivos para que não se corra o risco de perdê-los.

O principal aspecto positivo por parte dos sistemas de gestão e automação de documentos é a economia de tempo. Isso porque, o profissional do segmento jurídico vai poder se dedicar aos aspectos estratégicos da advocacia e, assim, poderá otimizar a produtividade.

Jurimetria

A jurimetria faz referência à aplicação de métodos estatísticos no Direito. Por meio da coleta de informações e análise de dados, algumas lawtechs proporcionam soluções que ajudam os advogados a entenderem como os casos são julgados. 

Há sistemas informatizados que conseguem medir, por exemplo, a porcentagem de chances de sucesso de um determinado processo tendo como base a jurisprudência.

Redes de profissionais do segmento jurídico

Há soluções desenvolvidas por lawtechs e legaltechs que proporcionam o desenvolvimento de redes de conexão entre diferentes profissionais do Direito, o que facilita o trabalho dos advogados conquistarem mais clientes.

Extração e monitoramento de dados públicos 

Em um mundo na qual estamos cercados por cada vez mais informações no nosso cotidiano, a extração e o monitoramento de dados são fundamentais para os escritórios de advocacia. Isso porque, essa prática ajuda a otimizar a produtividade dos profissionais do segmento jurídico e das empresas do setor.

As plataformas de extração e monitoramento de informações públicas possibilitam o acompanhamento de diversas legislações, informações públicas, documentos presentes em cartórios etc.

Resolução de conflitos no ambiente virtual

Em diversas situações, o processo judicial costuma ser lento e não assegura o direito do seu cliente. Nesse contexto, algumas lawtechs e legaltechs têm desenvolvido soluções direcionadas à resolução de conflitos on-line. Por meio de sistemas especializados, torna-se possível mediar, arbitrar e negociar acordos de maneira eficiente e eficaz. Além disso, todo o procedimento torna-se mais ágil.

Gestão de escritórios de advocacia

Como qualquer empreendimento, os escritórios de advocacia necessitam de boas práticas administrativas. Por meio de um bom planejamento, organização, direção e controle torna-se possível alcançar os objetivos da empresa.

Os escritórios do ramo jurídico precisam administrar o próprio empreendimento e de informações jurídicas das empresas. Para dar conta de todo o volume de dados, de clientes, processos e outros setores relevantes é fundamental contar com uma plataforma completa.

Nesse contexto, os sistemas de gestão são fundamentais. Isso porque, eles proporcionam informações abrangentes, ajudam os gestores a terem uma visão global do negócio, a conhecerem as necessidades do empreendimento e a tomarem melhores decisões. Além disso, eles ajudam os escritórios de advocacia a serem mais produtivos e lucrativos.

Como é possível perceber, as lawtechs e legaltechs são empresas com base tecnológica e que contam com diversas soluções que são capazes de ajudar o cotidiano dos advogados. Por esse motivo, procuramos descrever as características desses negócios para que você possa ter um melhor conhecimento sobre o tema e possa beneficiar-se ao máximo dos serviços prestados por essas companhias.

Está com alguma dúvida sobre como funciona as lawtechs e legaltechs? Deixe o seu comentário no post. Será um grande prazer ajudá-lo a esclarecer as suas dúvidas em relação a esse relevante tema.

Receba conteúdos perfeitos para o crescimento e gestão do seu escritório de advocacia — uma vez ao mês.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail - não fazemos spam.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.