Advocacia consultiva: o que é e qual importância dessa prática?
Você sabe o que é advocacia consultiva? Pelo fato de se tratar de um novo ramo no universo jurídico, muitos profissionais da área ainda não tem profundo conhecimento em relação a esse tema. No entanto, esse segmento tem ganhado cada vez mais importância e é uma área com tendência de crescimento futuro.
Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é advocacia consultiva, destacaremos sobre a importância desse serviço e vamos fornecer dicas que vão te ajudar a atuar nessa área da melhor forma possível. Continue com a gente.
O que é a advocacia consultiva?
Também conhecida como advocacia preventiva, essa área trabalha na prevenção de conflitos. Por meio consultoria jurídica, busca-se adequar a um determinado cenário de acordo com as leis vigentes em diferentes áreas do Direito.
Com isso, podemos dizer que esse trabalho visa evitar conflitos ou resolvê-los de maneira extrajudicial. Desse modo, evita-se a judicialização dos processos, é uma prática adotada na advocacia contenciosa.
Qual a importância desse segmento?
A advocacia consultiva é fundamental para os profissionais do segmento jurídico e também aos clientes. Essa questão se deve a diferentes motivos. Destacaremos sobre eles logo abaixo.
Resolução rápida de conflitos
Primeiramente, sabemos que muitos processos judiciais são lentos e existem processos que podem durar 20 anos. A morosidade do Judiciário é negativa para os advogados e também aos clientes.
O profissional do ramo jurídico terá mais tempo de trabalho, vai precisar dedicar mais tempo para fazer o acompanhamento de prazos processuais e também vai demorar mais para receber os honorários.
O cliente, por sua vez, vai passar por uma situação dolorosa pelo fato de o processo judicial ser longo. Isso porque, ele estará envolvido em uma determinada demanda que não tem previsão de seu final, o que pode gerar muita ansiedade.
Autonomia das partes envolvidas
Outro aspecto positivo proporcionado pela advocacia consultiva é que ela proporciona a autonomia das partes envolvidas em um processo. Isso ganha bastante destaque com os procedimentos de conciliação ou mediação.
Por meio de ambos os procedimentos, as partes poderão entrar em acordo de modo a fazer o equilíbrio dos interesses de ambos os lados envolvidos e também manter a vontade de cada parte como principal fator de decisão.
Caráter preventivo
A advocacia consultiva apresenta um caráter preventivo, pois evita-se demandas judiciais. Essa abordagem preza por antecipar conflitos e buscar resolvê-los de maneira amigável. Além disso, busca-se seguir as normas vigentes também para evitar futuros problemas.
Como atuar nessa área da melhor forma possível?
Destacamos anteriormente que a advocacia consultiva proporciona diversos benefícios para o profissional do segmento jurídico e também aos clientes. Portanto, esse conceito é fundamental para que você gere mais valor no mercado e seja um profissional mais reconhecido.
Nesse momento é comum surgir a seguinte dúvida: como atuar da melhor forma possível no ramo consultivo? A boa notícia é que existem alguns pilares que você pode seguir para se dar bem nessa prática. Entre eles estão o conhecimento do mercado, a especialização em diferentes áreas jurídicas e a conciliação da abordagem consultiva com a contenciosa.
Conhecimento do mercado
Primeiramente, para se dar bem na advocacia consultiva é necessário ter conhecimento profundo sobre o mercado. Também é necessário buscar aprofundar os seus conhecimentos sobre a advocacia consultiva para que você tenha um conhecimento mais detalhado sobre esta abordagem.
Além disso, o conhecimento das características do público é fundamental, pois essa questão vai te ajudar a estabelecer uma comunicação direcionada e também atender as necessidades das pessoas.
Especialização em diferentes áreas jurídicas
A especialização em diferentes áreas vai te ajudar a entender os princípios de diferentes segmentos jurídicos e também a entender o andamento e as formalidades dos processos. Desse modo, podemos dizer que o conhecimento dessas questões vai te auxiliar a ter uma atuação mais segura na advocacia consultiva.
Conciliação da abordagem consultiva com a contenciosa
A especialização em diferentes áreas jurídicas ajuda os profissionais a terem um conhecimento profundo em relação a diferentes causas e demandas jurídicas. Nesse contexto, torna-se possível ter mais segurança ao verificar o custo benefício da abordagem consultiva.
Em algumas situações, a abordagem preventiva é fundamental, pois ajudará a evitar conflitos. No entanto, em outras situações o método contencioso é mais benéfico para uma determinada causa. O conhecimento profundo das diferentes causas e legislações vão ajudar o profissional do segmento jurídico a tomar uma decisão assertiva.
Como é possível perceber, a advocacia consultiva é uma tendência crescente no universo jurídico. Por meio dessa prática, torna-se possível evitar demandas judiciais e antever conflitos. Se considerarmos os benefícios dessa prática e o crescimento da questão consultiva, vale muito a pena ficar antenado sobre esse importante segmento do Direito.
Este post na qual destacamos sobre o que é advocacia consultiva foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e receba outros conteúdos relevantes sobre o tema. Estamos no LinkedIn, no Facebook e no Instagram.