Inteligência jurídica: o que é e qual a importância dessa prática?
Você sabe o que é e sobre o que se trata a inteligência jurídica? Em uma análise inicial pode parecer um termo complexo e de difícil prática. No entanto, o entendimento desse conceito e a sua devida aplicação são fundamentais para o crescimento do seu escritório de advocacia no mercado.
Além disso, a inteligência jurídica vai ajudar a dar mais eficiência nas rotinas de trabalho pertinentes ao departamento jurídico da sua empresa.
Vale destacar ainda que a inteligência jurídica é um conceito fundamental, pois vai ajudar o seu escritório de advocacia ou o departamento jurídico da sua empresa a saber analisar os dados e, consequentemente, tomar decisões seguras e assertivas.
Imagino que esteja interessado em saber mais sobre o assunto. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos o que é a inteligência jurídica, qual a importância desse conceito e também abordaremos sobre o impacto desse conceito nos escritórios de advocacia e no departamento jurídico das empresas. Acompanhe a seguir.
O que é a inteligência jurídica?
A inteligência jurídica faz referência a um trabalho contínuo que possibilita a coleta e análise de um amplo volume de informações em tempo real. Esses dados são utilizados para tomada de decisões jurídicas de forma estratégica inteligente.
Ao considerarmos esse conceito podemos dizer que empresas de diferentes segmentos e portes de mercado precisam conhecer a inteligência jurídica e saber aplicá-la. Isso acontece porque as companhias lidam com rotinas que se relacionam com a gestão de contratos, processos judiciais etc.
Diante dessa rotina há a necessidade de otimizar os recursos. Nesse cenário nasce a inteligência jurídica. Esse conceito combina a utilização das ferramentas tecnológicas e as práticas de compliance com o objetivo de evitar problemas nas questões judiciais. Com isso, torna-se possível buscar soluções eficazes e duradouras.
Qual a importância dessa prática?
A inteligência jurídica é uma prática que tem como objetivo mapear diferentes circunstâncias que possam levar os gargalos e prejudicar a produtividade de toda a equipe.
Por meio dessa prática é possível evitar situações que levam ao ajuizamento de ações em determinados casos.
Depois de feito o mapeamento é possível ter melhores ideias sobre correções e melhorias nos procedimentos ou mesmo adotar novos.
Por meio dessa cultura de prevenção, as empresas vão conseguir evitar futuras demandas judiciais.
Quais os impactos da inteligência jurídica nos escritórios de advocacia?
Por meio da inteligência jurídica torna-se possível a coleta de um volume mais abrangente de informações. Além disso, os profissionais do segmento jurídico vão poder fazer a análise dos dados coletados em tempo real.
Com isso, os gestores vão ter mais segurança no momento da tomada de decisões e elas serão assertivas no escritório de advocacia.
Quais os impactos da inteligência jurídica no departamento jurídico?
O departamento jurídico estava preocupado bastante com a gestão de litígios. Preocupava-se bastante com as demandas judiciais em andamento.
Nesse contexto, a inteligência jurídica teve impactos no departamento jurídico, pois as empresas passaram a buscar a compreensão das causas que levaram ao ajuizamento de cada ação. Com isso, as empresas sabiam como poderiam tratar cada problema e saberiam evitar futuras demandas judiciais.
Essa questão é fundamental, pois as demandas na justiça apresentam alto custo. Isso porque, as empresas precisam manter um setor com profissionais com dedicação integral para a gestão dos processos. Ainda há o valor dos deslocamentos, indenizações, honorários, custas judiciais etc.
Diante de todas essas despesas aumentou-se a necessidade de desenvolver uma cultura preventiva na qual o foco é sanar os gargalos existentes e evitar conflitos judiciais.
Como aplicar a inteligência jurídica no seu negócio?
A melhor forma de aplicar a inteligência jurídica no departamento jurídico ou no escritório de advocacia é contando com sistemas especializados como o da XJus. Por meio dessa ferramenta torna-se possível coletar e analisar um amplo volume de dados.
Essa questão facilita todo trabalho do segmento jurídico, pois as informações serão coletadas de maneira padronizada e automatizada.
Para aplicar inteligência jurídica no seu escritório ou no departamento jurídico é fundamental também contar com profissionais capacitados para operar o sistema e analisar os dados de forma estratégica. Com isso, torna-se possível tomar decisões seguras e assertivas.
Por esse motivo é fundamental investir na capacitação dos profissionais. Eles devem conhecer a parte técnica para a utilização das ferramentas tecnológicas.
Além disso, também devem ter consciência da cultura de prevenção de problemas ou de demandas judiciais.
Como é possível perceber, a inteligência jurídica é fundamental para o crescimento dos escritórios de advocacia. Além disso, essa prática ajuda a tornar mais eficiente as rotinas do departamento jurídico. Isso porque, por meio da implementação dessa prática torna-se possível tomar decisões seguras e assertivas.
Desse modo, procuramos apresentar esse conceito para que você tenha conhecimento sobre o tema e possa aplicá-lo da forma mais eficiente possível no seu negócio.
Gostou deste post no qual abordamos sobre o que é a importância jurídica? Siga-nos nas redes sociais e receba outros conteúdos relevantes em primeira mão. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.