Prova da OAB 2022: como se preparar para o exame?
Muitos bacharelados em Direito desejam iniciar a trajetória na profissão, mas antes, precisam ser aprovados no exame da OAB. Neste ano, a primeira fase do certame está prevista para acontecer em 23 de outubro.
O Direito é uma das graduações mais procuradas pelas pessoas, pois proporciona um amplo horizonte de possibilidades aos profissionais da área. No entanto, para exercer a profissão é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
Nesse contexto é fundamental ter o conhecimento do funcionamento da prova e se preparar de maneira efetiva com o objetivo de obter bons resultados e ser aprovado no exame.
Pensando na importância desse tema, neste conteúdo destacaremos o que é a prova da OAB e como funciona o exame. Além disso, vamos fornecer dicas que vão te ajudar a se preparar para a prova de maneira efetiva. Continue com a gente para saber mais.
O que é a prova da OAB 2022?
Trata-se do exame organizado pela OAB e ele é direcionado aos estudantes de Direito. Eles precisam de aprovação no certame para começar a exercer atividades relacionadas à advocacia.
Nesse exame, os estudantes são submetidos a um exame avaliativo que aborda todos os conteúdos foram aprendidos na graduação.
Nesse contexto é importante destacar que para exercer a advocacia, atividades de consultoria, assessoria e direção jurídica é necessário ter a aprovação no certame.
Como funciona o exame?
Na primeira fase há 80 questões de múltipla escolha com 4 alternativas cada. Entre algumas disciplinas cobradas estão:
- Direitos Humanos;
- Código do Consumidor;
- Direito Ambiental;
- Direito Internacional;
- Direito Administrativo;
- Trabalho;
- Civil;
- Penal;
- Constitucional;
- Empresarial;
- Tributário;
- Processual Penal;
- Processual Civil;
- Processual do Trabalho;
- Filosofia do Direito.
Para avançar para a segunda fase, o candidato terá que acertar, no mínimo, 40 questões, o que corresponde a 50% de aproveitamento.
Na segunda fase há exigência de maior profundidade, pois trata-se da prova prático-profissional. Ela avalia as habilidades escritas e as competências práticas. Nessa etapa, os candidatos respondem a 4 questões discursivas e elaboram 1 peça processual. Para ser aprovado é preciso alcançar 60% de aproveitamento.
Como se preparar para a prova?
A preparação para o certame é fundamente e constitui em um dos principais fatores que contribuem para o sucesso dos estudantes. Por esse motivo, na sequência do conteúdo vamos fornecer dicas que te ajudarão a se preparar de maneira eficiente e, consequentemente, garantir a sua aprovação.
Metodologia de estudos
Primeiramente, é fundamental ser organizado e ter uma metodologia de estudos. Nesse contexto é importante desenvolver hábito de estudar em horários e dias regulares da semana, pois isso vai ajudar você a adquirir regularidade e ganhar consistência.
Divida também o tempo pelo qual vai se dedicar a cada matéria. Procure priorizar as disciplinas que valem mais pontos e aquelas pelas quais você tem mais dificuldade. Isso porque, ambas as estratégias vão te ajudar a alcançar uma boa pontuação no exame.
Conhecimento dos temas mais recorrentes
Quem conhece os temas mais recorrentes no certame consegue direcionar melhor os estudos, contribuindo para o alcance de melhores resultados no certame. Nesse contexto, vale muito a pena verificar quais foram os temas mais abordados nos últimos 5 anos e focar os seus estudos nesses temas.
Hábito de leitura
Ter hábito de leitura vai te ajudar a interpretar melhor as questões de diferentes disciplinas e também contribuirá para melhorar a sua escrita. Trata-se, portanto, de um dos principais fatores para a sua aprovação no certame.
Formação de uma boa base jurídica
O curso do Direito tem 5 anos e os primeiros semestres vão te ajudar a formar uma boa base. Dessa maneira, é fundamental se atentar também em relação às disciplinas básicas, pois elas vão te ajudar a compreender outras áreas importantes jurídicas.
Entre algumas disciplinas que se enquadram nesse perfil estão o Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Civil etc. Elas se relacionam com os mais diversos segmentos jurídicos e serão fundamentais para a aprovação.
Revisão das matérias
Sabemos que há um amplo conjunto de temas e disciplinas a serem estudadas. Nesse cenário, a revisão periódica dos conteúdos é una estratégia que vai te ajudar a relembrar os conteúdos e saber aplicá-los no dia do exame.
Realização de exercícios
Fazer questões dos anos anteriores da prova da OAB vai te ajudar a compreender como a FGV (banca organizadora) cobra os assuntos do Direito. Com isso, torna-se possível compreender melhor a abordagem e estar melhor preparado para o certame.
A prova da OAB 2022 está próxima e muitos estudantes de Direito estão se preparando para o exame. O conhecimento das características vai te ajudar a estar melhor preparado e, consequentemente, vai aumentar as suas chances de aprovação no certame.
Este conteúdo no qual fornecemos dicas sobre como preparar para a prova da OAB 2022 foi útil? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento sobre o tema.