compliance

Compliance: Proteção e Reputação Organizacional

Você sabe o que é e qual a importância do compliance? Essa prática tem sido cada vez mais adotada nos escritórios de advocacia nos departamentos jurídicos, pois o compliance ajuda as empresas a estarem em conformidade com as leis vigentes em um país ou em uma região. Desse modo, torna-se possível evitar processos judiciais e garantir segurança nas operações da organização.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo destacaremos o que é o compliance e informaremos sobre a importância desse conceito. Além disso, vamos fornecer dicas para te ajudar a implementá-lo da melhor forma possível no escritório ou na sua empresa. Acompanhe a seguir.

O que é o compliance?

Trata-se de um termo originário da língua inglesa e, traduzindo para o nosso idioma, significa conformidade. Na prática, o compliance envolve um amplo conjunto de atividades que as empresas implementam com o objetivo de estarem em conformidade para as normas legais.

Qual a importância dessa prática?

O compliance protege as empresas de qualquer impacto negativo legal que elas possam ter, pois ajudam as organizações a agirem conforme as leis. Essa prática assegura a sustentabilidade das empresas sobre o ponto jurídico e contribui para otimizar a reputação organizacional.

Essa prática tem ganhado cada vez mais relevância em empresas dos mais variados segmentos e portes mercadológicos, pois o mundo corporativo envolve múltiplas tomadas de decisões e regras. Por isso, os empresários e gestores devem estar atentos às normas do setor em que atuam.

Em uma análise inicial, o compliance pode parecer trabalhoso, porém qualquer deslize pode gerar multas, crises de reputação, problemas com órgãos reguladores, processos judiciais etc.

Todas essas questões acontecem porque o compliance elaboram um amplo conjunto de regras e processos para assegurar o cumprimento das leis. Isso pode incluir, por exemplo, códigos de conduta, documentos organizacionais, treinamentos específicos, entre outros. Por isso, diversas pessoas podem estar envolvidas, como empresários, diretores, gestores, entre outros.

Como implementar o compliance?

Destacamos anteriormente sobre a importância do compliance para as empresas e os escritórios de advocacia. Nesse contexto é fundamental ter o conhecimento das melhores práticas e destacaremos sobre elas na sequência do conteúdo.

Planejamento estratégico

Sem dúvida, o primeiro passo para implementar o compliance é o planejamento estratégico. Isso acontece porque a sua empresa vai ser capaz de estabelecer estratégias eficientes para implementar boas práticas de compliance, incluindo códigos de conduta, princípios organizacionais etc.

Acompanhamento das tendências do Direito

Outro ponto relevante para implementar o compliance é o acompanhamento das tendências do Direito. Essa prática vai te deixar antenado em relação às atualizações desse mercado, ajudando o seu escritório a se destacar no mercado.

Estudo do mercado jurídico

A compreensão do mercado jurídico ajudará os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos a estarem bem preparados para enfrentarem os desafios mercadológicos e desenvolverem práticas de compliance adequadas para o cenário do mercado jurídico.

Acompanhamento das métricas

O acompanhamento das métricas vai ajudar as empresas a verificarem o que está dando certo e os processos que podem ser otimizados. Além disso, torna-se possível estabelecer estratégias eficazes para melhorar as atividades organizacionais.

Somada a essa questão, as métricas vão te ajudar a verificar as estratégias de compliance que estão dando resultado ou não. Com isso, você vai entender melhor as necessidades do negócio e saberá definir melhores táticas para otimizar o compliance.

Entendimento do perfil dos clientes

O entendimento do perfil dos clientes é outra questão relevante para o compliance. Isso porque, ao depender do perfil dos consumidores e do tipo de negócio, pode ser preciso adotar estratégias de proteção de dados sigilosos, estabelecer princípios visando o cumprimento das leis vigentes, entre outras questões. 

Desse modo, podemos dizer que a compreensão do perfil dos consumidores e das necessidades organizacionais vão te ajudar a estabelecer estratégias eficazes de compliance.

Como é possível perceber, o compliance é uma prática que tende a ganhar cada vez mais destaque nos escritórios de advocacia de diferentes portes de mercado. Essa questão acontece porque as empresas do ramo jurídico vão seguir as leis vigentes e terão mais segurança organizacional para executar as operações cotidianas.

Este conteúdo no qual destacamos o que é e qual a importância do compliance foi útil para você? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.

Receba conteúdos perfeitos para o crescimento e gestão do seu escritório de advocacia — uma vez ao mês.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail - não fazemos spam.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.