Compliance: o que é e qual a importância dessa prática?
O compliance tem se mostrado na prática cada vez mais relevante para os escritórios de advocacia e também aos departamentos jurídicos. Dessa maneira, podemos dizer que esse conceito tem sido implementado em empresas dos mais variados portes e segmentos de mercado.
Essa questão acontece devido aos benefícios proporcionados por essa prática. Por isso, é fundamental ter o conhecimento sobre o que é e como funciona o compliance nas empresas.
Caso esteja interessado em saber mais ou mesmo em aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema, este post foi feito inteiramente para você. Neste conteúdo destacaremos o que é o compliance, qual a importância desse conceito e também vamos fornecer dicas que te ajudarão a implementar a prática da melhor forma possível. Acompanhe a seguir.
O que é o compliance?
O compliance faz referência a uma terminologia originária da língua inglesa (“to comply”) que, traduzindo para o nosso idioma, significa agir de acordo ou estar em conformidade.
Dessa maneira, podemos dizer que as regras de compliance fazem referência às práticas das organizações seguirem as leis pertinentes a um segmento de atuação mercadológico.
Sobre esse tópico é importante mencionarmos que as regras de compliance podem variar conforme as atividades exercidas por organizações de cada segmento mercadológico. Nesse contexto há regras que podem se aplicar, por exemplo, ao segmento jurídico, contábil, a área da saúde etc.
Qual a importância dessa prática?
Por diferentes motivos, o compliance é fundamental para empresas dos mais variados portes segmentos de mercado. Primeiramente, o seu negócio vai agir conforme as leis vigentes e evitará demandas judiciais, garantindo segurança jurídica para sua organização.
Além disso, o compliance vai ajudar a sua empresa manter padrões de integridade e ética, contribuindo para a consolidação dos valores organizacionais. Essa questão vai ajudar a fortalecer a imagem do seu negócio no mercado.
Por fim, mas não menos relevante, o compliance empresarial fornece um direcionamento para as ações desenvolvidas pelos gestores, pois ajudam as empresas a estarem de acordo com as leis vigentes.
Como implementar o compliance?
Destacamos anteriormente sobre a relevância dessa prática. Nesse contexto é fundamental ter o conhecimento das melhores ações para que a sua empresa implemente o compliance da melhor forma possível. Por isso, na sequência do conteúdo vamos fornecer dicas para te ajudar a implementar a prática com eficiência e efetividade.
Fazer análise de riscos
Primeiramente, para implementar o compliance é fundamental fazer uma análise dos riscos (jurídicos, mercadológicos, entre outros) pelo qual a sua empresa pode estar exposta. Por meio desse procedimento torna-se possível desenvolver ações que sejam compatíveis com a realidade da sua empresa e que, ao mesmo tempo, ajudem o seu negócio a estar em conformidade com a legislação pertinente.
Definir plano de ação
Após fazer a análise dos riscos nos quais a sua empresa está exposta torna-se possível desenvolver estratégias que possam reduzir os riscos e favoreçam o cumprimento das leis.
Para que o compliance seja realmente implementado é importante conhecer as necessidades da sua empresa e contar com um planejamento detalhado. Deve-se definir quem vai ser responsável por fazer cada tarefa, implementar eventuais mudanças em departamentos, definir cronograma de prazos etc.
Treinamento e capacitação dos profissionais
Por meio de ambas as práticas, os profissionais da sua empresa terão o conhecimento das leis ou mesmo das regulações pertinentes a sua área de atuação.
Nesse contexto é muito relevante disponibilizar treinamentos e programas de capacitação. Isso porque, as pessoas estarão atualizadas sobre as regulamentações e estarão conscientes em relação à importância do compliance.
Monitoramento das atividades
O conhecimento das atividades exercidas é outra prática fundamental para implementar o compliance de forma eficiente na sua empresa. Isso porque, os gestores serão capazes de verificarem os gargalos existentes e resolvê-los da melhor forma possível.
Conhecimento da legislação
Conhecer a legislação pertinente a sua área de atuação é fundamental para a implementação do compliance. Isso porque, a sua empresa vai seguir as leis pertinentes e, consequentemente, evitará demandas judiciais.
Como é possível perceber, o compliance é uma prática cada vez mais presente em empresas dos mais variados setores e portes mercadológicos, incluindo os escritórios de advocacia. Por esse motivo, procuramos apresentar esse conceito para ajudar a sua organização a implementar a prática da melhor forma possível e beneficiar-se com a prática.
Este conteúdo no qual destacamos o que é e qual a importância do compliance foi útil para você? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.