4 tendências de 2023 para os departamentos jurídicos
2023 já começou e nesse período é bastante comum que os profissionais do segmento jurídico busquem entender quais vão ser as transformações no mercado.
Nesse contexto, é fundamental compreender as tendências de 2023 para os departamentos jurídicos, pois você ficará antenado sobre as novidades da sua área de atuação.
Dessa maneira, será possível implementar esses diferenciais, contribuindo para que você possa gerar mais valor no mercado. Imagino que você esteja interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo destacaremos sobre as principais tendências de 2023 para os escritórios de advocacia. Continue com a gente para saber mais sobre o tema.
1. Automação
A automação está cada vez mais presente e um amplo conjunto de atividades vão passar a ser executadas de maneira automatizada e vamos destacar sobre elas logo abaixo.
Processos administrativos
A automação em processos administrativos ajuda a melhorar a eficiência e a produtividade. Isso vale para processos que tramitam em agências reguladoras, autarquias, órgãos de defesa ao consumidor etc. Além disso, será possível melhorar a gestão desses processos e fazer o acompanhamento dos prazos de maneira facilitada.
Gestão de contratos
A gestão de contratos é outra tendência relevante em relação aos departamentos jurídicos, pois possibilita melhor monitoramento e gerenciamento. Desse modo, torna-se possível ter o conhecimento dos acordos em andamento.
Atos consultivos
Os atos consultivos são uma grande dificuldade para os departamentos jurídicos, pois consomem muito tempo. Atender às solicitações de outros departamentos é uma das atividades que mais gastam tempo. Nesse contexto, a automação é muito útil, pois vai ajudar na profissionalização, na centralização das demandas e no ganho de efetividade.
2. Jurimetria
A Jurimetria é a estatística aplicada ao direito. Essa prática é bastante utilizada em conjunto com softwares jurídicos especializados com o objetivo de tentar prever resultados e oferecer probabilidades ou valores envolvidos nas análises.
Essa tendência tem ganhado destaque no universo jurídico, pois utiliza conhecimentos estatísticos e jurídicos para a análise de fatos pertinentes aos departamentos jurídicos. Por meio dessa prática torna-se possível:
- identificar tendências de decisões em tribunais;
- evidenciar resultados em casos com causas semelhantes;
- verificar quais tipos de provas com mais chances de levar a resultados positivos.
Dessa maneira, podemos dizer que a jurimetria vai ser cada vez mais estratégica para os departamentos jurídicos, pois vai ajudar os profissionais a compreenderem melhor o mercado e a tomarem melhores decisões.
3. Compliance
O compliance é outra tendência marcante para os departamentos jurídicos, pois ajuda as empresas a estarem em conformidade com as leis vigentes, evitando demandas judiciais.
Dessa maneira, podemos dizer que o compliance auxilia os departamentos jurídicos a diminuírem custos e a serem mais eficientes nas atividades cotidianas. Essa questão acontece porque o compliance tem uma abordagem preventiva e consultiva.
Com isso, podemos dizer que o compliance tem importância estratégica para as empresas e ainda é capaz de ajudar as organizações a reduzirem custos, contribuindo para otimizar os lucros.
4. Business intelligence
A utilização da Inteligência de Negócios é uma tendência crescente em diferentes setores empresariais e essa realidade não é diferente em relação aos departamentos jurídicos.
Essa questão acontece porque por meio dessa ferramenta, os departamentos jurídicos poderão aproveitar os dados, fazer o monitoramento de processos e contratos, garantindo mais efetividade ao setor.
O setor jurídico passa por diversas transformações e muitas delas se destacam com as mudanças tecnológicas e jurídicas. Essas mudanças acontecem devido às transformações da nossa sociedade. Dessa maneira, é fundamental conhecer as tendências de 2023 para os departamentos jurídicos, pois você vai se aprimorar profissionalmente e vai gerar mais valor na sua área.
Nesse contexto, apresentamos para você as principais tendências para que você esteja melhor preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e, assim, possa ser mais valorizado.
Está interessado em saber mais sobre como implementar as principais tendências de 2023 para os escritórios de advocacia? Siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos relevantes sobre o tema. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.