Empresa familiar: o que é e como funciona?
No mundo dos negócios, as empresas familiares ocupam um lugar de destaque, entrelaçando tradição, paixão e visão de futuro. Mas o que exatamente define uma empresa familiar? Como ela se caracteriza?
Neste guia, vamos entender sobre as propriedades, os tipos e as características gerais das empresas familiares. Acompanhe a seguir.
O que é uma empresa familiar?
Trata-se de um empreendimento em que os donos e funcionários do negócio fazem parte da mesma família. Nesse caso, os postos de trabalho, especialmente os diretores e gestores, geralmente são ocupados por pessoas de confiança e que fazem parte do grupo familiar. Isso acontece porque os cargos de nível diretivo envolvem a tomada de decisões.
Quais são os tipos?
Tradicional
Elas contam com o capital fechado e o controle financeiro é feito apenas pelos familiares. Essas empresas apresentam maior controle por parte dos proprietários e tendem a ser menos transparentes.
Híbrida
Ela apresenta um pouco mais de abertura em relação ao tipo anterior. Nesse modelo, o controle da gestão é exercido pela família. No entanto, pode haver a presença de gestores profissionais, que não são necessariamente do grupo familiar, em cargos diretivos. Por esse motivo, o modelo híbrido tende a ser mais transparente e profissional se comparado com o modelo destacado anteriormente
Investimento
Nesse caso, a maior parte do controle das ações é atribuído para terceiros, apesar dos familiares continuarem com o controle estratégico da empresa. Em alguns casos, inclusive, o capital pode ser aberto. Por conta dessas características trata-se do modelo mais transparente e profissional.
Como desenvolver uma empresa familiar bem-sucedida?
Sabemos que desenvolver uma empresa familiar a um grande desafio, assim como qualquer tipo de negócio. No entanto, por meio de algumas práticas básicas, torna-se possível construir um futuro sólido para o seu empreendimento. Entre as principais práticas estão:
- ter pró-labore: os gestores devem ter um pró-labore mensal e ele deve estar no planejamento mensal. É importante que esses recursos não comprometam a capacidade de investimento e a continuidade da empresa;
- planejamento financeiro: a gestão das finanças é outro elemento importante. Por isso, é fundamental conhecer as receitas e despesas para que você possa organizar o orçamento empresarial da melhor forma;
- definição dos sócios: após estabelecer as prioridades sobre o uso dos recursos financeiros, chega-se o momento de definir quem vão ser os sócios e as atribuições de cada um. Essa prática vai proporcionar mais organização e coordenação nas ações desenvolvidas, contribuindo para o crescimento organizacional.
As empresas familiares contam com características específicas. Muitas delas apresentam valores compartilhados e visão de longo prazo.
É importante reconhecer que, como qualquer modelo de negócio, as empresas familiares enfrentam desafios e exigem planejamento estratégico, profissionalização e adaptabilidade. A comunicação clara, a governança corporativa sólida e a gestão de conflitos de forma eficaz são pilares para o sucesso duradouro.
Este conteúdo no qual informamos o que é e como funciona a empresa familiar foi útil para você? Compartilhe o post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.