Advogado criminalista: o que faz e qual o salário médio do profissional da área?

Sabemos que o Direito é uma área bastante abrangente. Por esse motivo, o profissional do ramo jurídico tem várias possibilidades de atuação. Nesse cenário, uma das formas pelas quais o profissional pode atuar é sendo um advogado criminalista. 

Para se destacar nesse segmento é fundamental ter o conhecimento da área e buscar-se atualizar de maneira periódica. Dessa forma, você vai ter acesso a melhores oportunidades e também vai se destacar na área.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo informaremos o que faz e como atua o advogado criminalista. Além disso, destacaremos sobre a importância desse profissional para o Direito e o salário médio de um advogado criminalista. Boa leitura.

O que é o Direito Penal?

Antes de abordamos sobre o que faz um advogado criminalista é importante ter conhecimento em relação ao objeto de estudo do direito penal para que seja possível uma melhor compreensão do tema.

O Direito Penal é uma área jurídica e se dedica em cuidados delitos e crimes cometidos pelos cidadãos. Desse modo, o segmento se encarrega em regular e aplicar as penalidades para as pessoas que infringem as leis vigentes. Isso é feito para assegurar a paz social. 

Existem dois tipos de infrações penais: crimes (mais graves) e contravenções penais (menos grave e alguns exemplos de infrações estão direção perigosa e o jogo do bicho). Sobre a primeira modalidade de infração penal há dois tipos de crimes: os culposos (sem intenção) e os dolosos (com intenção).

Diante os conceitos abordados relacionados ao Direito Penal, podemos dizer que essa área é bastante abrangente. Isso porque, o advogado pode lidar com várias causas. Entre elas estão crimes tributários, sequestros, roubo etc. 

Nesse contexto, o advogado atua defendendo o seu cliente diante das acusações. O delegado se encarrega por investigar os crimes e os promotores reúnem provas para que o juiz aplique a pena.

O que faz um advogado criminalista?

Os advogados criminalistas atuam nas ações penais. Na maioria das vezes, o profissional da área desenvolve o trabalho de advogado de defesa. Dessa maneira, o advogado defende os interesses dos clientes conforme as leis vigentes.

Nesse contexto, o profissional do segmento jurídico atua com o objetivo de reduzir penalidades ou obter melhores condições para os clientes perante as acusações feitas em âmbito judicial.

Como atua o profissional da área?

Como destacamos anteriormente, o advogado da área criminalista atua defendendo os clientes perante as acusações feitas no meio judicial. Ele busca obter a inocência ou mesmo a diminuição da pena do cliente.

Qual a importância desse profissional para o Direito?

O advogado criminalista é fundamental para o Direito. Trata-se de mais um profissional que vai ajudar a garantir a justiça nos tribunais, pois ele atua defendendo os clientes das acusações feitas no âmbito judicial.

Qual o perfil do advogado criminalista?

O entendimento do perfil do advogado criminalista vai te ajudar a identificar as características necessárias para se dar bem nesse importante segmento jurídico. Por isso, na sequência do conteúdo abordaremos sobre essas questões para te ajudar a iniciar a jornada nessa importante área do Direito. 

Comunicação e argumentação

Comunicar e argumentar-se bem são habilidades fundamentais para os advogados se essa questão não difere em relação à área criminalista. Nesse contexto, o profissional da área deve saber falar de maneira adequada conforme o ambiente em que está inserido e dominar as regras gramaticais.

Também é fundamental desenvolver argumentos sólidos e eles podem ser obtidos por meio de provas. Elas devem ser demonstradas de maneira clara e lógica para uma melhor compreensão. 

Gosto pelos estudos

O advogado criminalista deve-se manter constantemente atualizado sobre as tendências da área. Nesse contexto é fundamental ter conhecimentos sobre criminalística, técnicas investigativas e outras áreas correlatas do direito como o segmento Digital, Ambiental etc.

Persistência

Trata-se de uma característica fundamental para o profissional jurídico e essa lógica é válida ao advogado criminalista. 

Qual o salário médio de um advogado criminalista?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois ela depende de vários fatores. O salário de um criminalista pode variar conforme a área de atuação (se exerce, por exemplo, a profissão de forma independente ou se é funcionário de um escritório), a experiência do profissional, a qualificação profissional etc.

Os advogados criminalistas que atuam de maneira independente tem a sua remuneração determinada por meio da quantidade de clientes e processos nas quais eles estão envolvidos. De acordo com site Vagas.com, a média salarial de um advogado criminalista no Brasil é de R$ 3.516,00 por mês.

Como é possível perceber o advogado criminalista é um profissional bastante de demandado no mercado de trabalho. Trata-se de uma das áreas mais valorizadas no segmento jurídico. Por esse motivo, procuramos apresentar as principais características do advogado criminalista para que você possa destacar nessa área.

Gostou deste conteúdo no qual destacamos sobre o que faz e qual o salário médio do profissional da área? Siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos relevantes sobre o tema. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Receba conteúdos perfeitos para o crescimento e gestão do seu escritório de advocacia — uma vez ao mês.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail - não fazemos spam.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.