Advogado do futuro: quais são as principais tendências?

Você sabe quais são as principais tendências do advogado do futuro? O conhecimento dessas tendências para os próximos anos, por diferentes razões, é fundamental.

Primeiramente, ao estar antenado sobre o assunto, torna-se possível estar por dentro em relação às principais características mercadológicas futuras do segmento jurídico. Além disso, você terá mais capacidade para ajudar os clientes e tornar um profissional diferenciado no mercado.

Considerando essas questões, preparamos um guia completo sobre o tema. Neste conteúdo destacaremos a importância de ser um advogado do futuro e apresentaremos as principais características do novo profissional. Acompanhe a seguir.

O que é o advogado do futuro?

Antes de destacarmos sobre as principais tendências é necessário conceituarmos o que é o advogado do futuro para podermos ter uma melhor compreensão sobre o tema. Trata-se do profissional do segmento jurídico que está antenado em relação às próximas tendências mercadológicas da área jurídica.

Em geral, esse profissional se caracteriza por ter um amplo domínio das ferramentas tecnológicas, pelo conhecimento dos novos princípios do universo jurídico, pela capacitação continuada e também entendimento de novas áreas do Direito. 

Qual a importância de ser um advogado do futuro?

Em um mercado cada vez mais concorrido, ser um advogado no futuro é bastante relevante. Essa questão se deve a diferentes motivos.

O primeiro deles é que você ficará antenado em relação às principais características mercadológicas sobre o seguimento jurídico. Com isso, torna-se possível implementar essas novas práticas no escritório e gerar mais valor no mercado, ao fornecer um serviço diferenciado aos seus clientes. 

Outro aspecto positivo é que o advogado do futuro é um profissional bastante capacitado. Com isso, ele tende a ser reconhecido e mais valorizado no mercado jurídico.

Ao considerarmos todas essas questões mencionadas, podemos dizer que o advogado do futuro consegue proporcionar um melhor atendimento ao cliente. Com isso, as pessoas terão uma imagem positiva em relação ao seu escritório e poderão indicar aos amigos.

Quais são as tendências e características do advogado do futuro?

Destacamos anteriormente sobre a importância de ficar antenado sobre as futuras tendências do ramo jurídico. Também é fundamental ter a compreensão das principais características do advogado do futuro.

Entre as principais características do advogado do futuro estão a capacitação continuada, a prestação de serviços personalizados, a utilização da tecnologia, entendimento de diferentes princípios de cada área jurídica, desenvolvimento de competências digitais e a escolha de um segmento de mercado. 

Capacitação continuada 

A primeira característica do advogado do futuro faz referência à capacitação continuada. Essa questão é fundamental por diversas razões.

Primeiramente, o Direito se transforma constantemente e acompanha as mudanças da sociedade. Nesse contexto, é muito importante se capacitar para ficar por dentro as novas tendências ou mesmo das novas áreas do universo jurídico.

Outro benefício proporcionado pela capacitação continuada é que o profissional do segmento jurídico será capaz de fornecer um melhor atendimento e suporte ao cliente, pois ele estará melhor informado sobre os princípios de diferentes áreas do Direito. Com isso, o profissional conseguirá gerar mais valor no mercado.

A capacitação continuada ajuda os advogados a ficarem por dentro das novas jurisprudências, atualizações em diferentes legislações e novos princípios de diferentes segmentos do universo jurídico. 

Prestação de serviços personalizados

A personalização dos serviços é um dos principais diferenciais do advogado do futuro. Isso porque, ao personalizar os serviços, torna-se possível fornecer uma experiência personalizada e otimizada ao cliente.

Para isso ser possível, é necessário entender as necessidades, dores e objetivos das pessoas. Ao ter uma compreensão profunda dessas questões, o advogado conseguirá direcionar a sua comunicação, prestar um bom suporte e fornecer serviços que atendam aos interesses das pessoas.

Desse modo, mais clientes terão uma experiência e imagem positiva. Nesse cenário, ao prestar serviços personalizados, o seu escritório vai conseguir conquistar mais consumidores, aumentar o faturamento e otimizar os lucros.

Gestão de competências 

A gestão de carreira é um dos principais segredos de sucesso do advogado do futuro. Nesse contexto, o profissional do segmento precisa ter o conhecimento do cenário global do universo jurídico para poder compreender quais são as competências mais demandadas. Ao ter conhecimento disso, torna-se possível desenvolver vantagens competitivas e destacar-se no mercado. 

Para ter sucesso na gestão de carreira é necessário, entre outras coisas, saber gerenciar as competências. O primeiro grupo de habilidades é conhecido como soft skills. Ela faz referência às habilidades comportamentais. Entre as principais estão a capacidade para inovar, a criatividade, a oratória e a comunicação. 

O segundo grupo de habilidades é conhecido como hard skills. Ela faz referência às habilidades técnicas. Essas competências precisam passar por um contínuo processo de reciclagem e atualização.

Isso porque, novas leis, decisões, novas tendências e jurisprudências de diversas áreas do Direito costumam surgir com bastante frequência. Por esse motivo, o advogado do futuro deve estar antenado maneira contínua, pois o conhecimento de hoje pode ser considerado ultrapassado em pouco tempo no mercado.

Utilização da tecnologia

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes em diversas atividades do nosso cotidiano. Essa lógica não difere em relação ao universo jurídico.

As ferramentas tecnológicas proporcionam diversos benefícios. Entre eles estão a otimização da produtividade, a automação de diversas atividades, redução de tarefes manuais e a diminuição dos custos.

Podemos dizer, portanto, que essas plataformas são fundamentais e indispensáveis. Nesse contexto, o advogado do futuro deve ter domínio das novas tecnologias e saber como implementá-las da forma eficiente na rotina do escritório de advocacia.

Entendimento de diferentes princípios de cada área jurídica

O Direito é um campo bastante abrangente e conta com diversas áreas de atuação. Nesse contexto, o profissional da área tem múltiplas possibilidades de atuar no mercado.

Sabemos também que o campo jurídico se transforma conforme as demandas da sociedade e é bastante comum o desenvolvimento de novas áreas. Entre elas estão o crescimento do Direito Digital.

Diante de todo esse cenário, podemos dizer que uma das principais características do advogado do futuro é justamente a sua capacidade de entender diferentes princípios de cada área jurídica.

O entendimento dessas questões é fundamental. Isso porque, ao compreender os princípios de uma determinada área jurídica fica mais fácil o estudo desse segmento, o entendimento das leis e a sua aplicação em diferentes casos concretos. 

Desse modo, podemos dizer que o advogado que se dedica a entender os princípios está mais preparado para atuar em uma determinada área, principalmente se for um novo campo do universo jurídico. Com isso, ele vai proporcionar um melhor suporte e atendimento para as pessoas em geral.

Desenvolvimento de competências digitais

Em um cenário de expansão das novas tecnologias e de crescente utilização das novas plataformas nas mais diversas atividades do nosso cotidiano, inclusive no segmento jurídico, é bastante natural que o desenvolvimento de competências digitais seja uma das principais características presentes dos advogados do futuro.

Ao desenvolver a sua habilidade com a tecnologia, o profissional do segmento jurídico será mais produtivo em diversas atividades do cotidiano laboral, conseguirá atender mais clientes em menos tempo e vai prestar um atendimento mais eficiente às pessoas. 

Considerando todas essas questões, somadas, podemos dizer que o desenvolvimento de aptidões digitais proporciona que o advogado fique atualizado e possa gerar mais valor no mercado.

Agora, você deve estar se perguntando: quais são as principais ferramentas tecnológicas que o advogado do futuro precisa utilizar para assegurar mais eficiência em suas atividades? Não há muitos segredos em relação a esse tema, entre as principais funcionalidades essenciais para o profissional da área estão:

  • canais de atendimento ao cliente: pode ser, por exemplo, o What’s App, o Telegram, o e-mail etc. Lembrando que quanto mais canais, melhor, pois essa prática facilita o contato entre as pessoas e o seu escritório;
  • mídias sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram etc.) e blogs visando promover uma estratégia de marketing digital do escritório de advocacia;
  • sistemas de gestão especializados para escritórios do segmento jurídico;
  • serviços na nuvem para facilitar o armazenamento de arquivos. Também conhecido como Cloud Computing, a plataforma faz o backup automático de documentos. Desse modo, não é necessário destinar amplos espaços físicos para guardar os papéis, o que gera economia de custos. Além disso, não há o risco de perder as informações e você poderá contar com os dados sempre quando for necessário;
  • plataformas de pesquisa de decisões judiciais.

Escolha de um segmento mercadológico

O mercado jurídico está cada vez mais concorrido. De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil, existem mais de 1 milhão de advogados com registro na OAB em todo o país. 

Diante desse cenário é muito importante escolher um segmento de mercado na área jurídica e especializar. Por meio desta tática, você vai se tornar referência em um determinado campo de atuação.

Com isso, aumentam se as chances de você ser lembrado nos casos de futuras demandas da sua área de atuação. Ao focar em um segmento de mercado, portanto, torna-se possível atrair mais clientes para o seu escritório de advocacia.

Percepção das futuras oportunidades

O Direito está em constante transformação e novas oportunidades podem surgir a qualquer momento. Nesse cenário, um dos principais segredos do advogado no futuro é justamente a percepção e o aproveitamento das futuras oportunidades.

Por esse motivo, o profissional do segmento jurídico deve ser flexível em relação às oportunidades. Em diversas situações, o profissional vai estar diante de novas aplicações do meio jurídico e também conhecer novos segmentos mercadológicos. 

Um exemplo disso é o fato de áreas mais abrangentes como o Direito Administrativo e Penal se desdobrar em segmentos menores como o Direito do Consumidor e Crimes contra a Administração Pública. Também tem sido bastante comum o crescimento de novos segmentos de mercado no universo jurídico, como o Direito Digital e o Esportivo.

Como pode-se perceber, o mercado jurídico tem passado por uma constante transformação. Nesse contexto, é muito importante ficar antenado em relação às tendências do setor e também desenvolver as características do advogado do futuro. 

Desse modo, torna-se possível ser um profissional diferenciado na área jurídica, gerar mais valor ao cliente e ganhar a autoridade no seu segmento de atuação. Por esses motivos, preparamos um guia completo para deixá-lo bem antenado em relação a esse relevante tema.

Você gostou deste conteúdo em que destacamos quais são as principais tendências do advogado do futuro? Compartilhe este guia para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas fiquem antenadas em relação a esse importante assunto do segmento jurídico.

Receba conteúdos perfeitos para o crescimento e gestão do seu escritório de advocacia — uma vez ao mês.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail - não fazemos spam.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.