Advogado especialista em Direito Imobiliário: como se destacar nessa área?
Você sabe o que faz o advogado especialista em Direito Imobiliário? Essa pergunta é bastante relevante, pois essa área tem apresentado uma ampla expansão no segmento jurídico. Desse modo, os profissionais especializados neste segmento contam com uma área abrangente de atuação e podem aproveitar diversas oportunidades.
Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é o Direito Imobiliário, quais são as funções exercidas pelo advogado especialista na área e forneceremos dicas que vão te ajudar a se destacar nesse importante segmento jurídico. Boa leitura.
O que é o Direito Imobiliário?
Antes de destacarmos sobre as funções exercidas pelo advogado especialista em Direito Imobiliário é importante conhecer o conceito desse segmento jurídico. Trata-se de uma área do direito privado que se responsabiliza por fazer a regulação das relações de direitos relacionados à propriedade de bens imóveis.
Desse modo, podemos dizer que o direito imobiliário se relaciona com várias transações envolvendo os imóveis. Entre elas estão compra e venda, doação, rescisão de contrato, locação etc.
Quais são as funções do advogado especialista em Direito Imobiliário?
O Direito Imobiliário é uma área bastante abrangente e tem apresentado expansão. Desse modo, é muito importante entender as principais áreas de atuação para que o advogado possa se destacar na área.
O profissional do segmento jurídico pode ser útil em diversas situações. Entre alguns exemplos estão na locação, registro de imóveis relações condominiais e as negociações de compra e venda de imóvel. Destacaremos logo abaixo como o advogado especialista em Direito Imobiliário pode ser útil nessas situações.
Locação
Uma das principais áreas de atuação do advogado especialista em Direito Imobiliário é em locação de imóveis. Nesse contexto, o profissional deve ter conhecimento sobre o Direito Contratual para ajudar o locatário e o locador em diferentes situações.
O advogado vai ter atribuições que se relacionam com a redação do contrato. Ele deve ser elaborado de maneira clara e objetiva para proporcionar um bom entendimento das partes envolvidas na negociação.
Além disso, o profissional também pode atuar em eventuais aplicações das cláusulas previstas no contrato. Entre elas estão possíveis danos no imóvel, problemas estruturais na casa ou apartamento, cobrança, ações de despejo etc.
Registro de imóveis
Alguns imóveis não apresentam o devido registro. Quando isso acontece, a compra pode ser mais arriscada. Nesse contexto, o profissional é do segmento jurídico é bastante útil, pois ele pode ajudar na regularização da posse do imóvel.
Regularização de imóveis em inventários e divórcios
Imóveis que estão em inventário e em divórcio precisam ser regularizados. Nesse momento, o advogado pode fornecer assessoria para ajudar na regularização e na divisão correta do bem.
Relações condominiais
Nesse momento, o profissional do segmento jurídico atua com o objetivo de assegurar que os regulamentos internos e as convenções estejam conforme a lei. Além disso, o advogado especialista em Direito Imobiliário pode prestar consultoria em reuniões condominiais para garantir a execução correta do regimento.
Distrato imobiliário
O distrato imobiliário faz referência a situações pelas quais a pessoa comprou imóvel na planta, no entanto, aspectos externos o impedem de manter a compra. Nesse caso, é necessária a revisão contratual com o intuito de analisar a possibilidade de desistência ou mesmo a devolução dos valores acordados.
Compra e venda de imóvel
Trata-se de um dos principais exemplos de atuação do advogado especialista em Direito Imobiliário. Nesse momento, o profissional do ramo jurídico pode atuar de diferentes maneiras e entre as principais estão:
- análise da documentação do imóvel;
- registro do imóvel;
- suporte aos vendedores e compradores;
- análise contratual;
- escritura de compra e venda;
- promessa de compra e venda.
Como se destacar no Direito Imobiliário?
Primeiramente, o profissional deve ter uma visão abrangente do Direito. Isso porque, as questões imobiliárias se relacionam com diferentes áreas jurídicas. Entre elas estão o Direito do Consumidor, Direito Civil. Direito Contratual etc. Ao ter conhecimento sobre diferentes segmentos jurídicos, o advogado vai ajudar o cliente a fazer valer os direitos legais.
Fazer cursos de especialização em Direito Imobiliário também é uma ótima ideia. Por meio desta prática, torna-se possível ter um profundo conhecimento sobre essa área jurídica, ficar por dentro sobre as últimas tendências da área e também acompanhar o mercado. Todos esses conhecimentos, somados, vão ajudar o advogado a gerar mais valor e fornecer o melhor suporte ao cliente.
Vale destacar ainda que a especialização em Direito Imobiliário vai te ajudar a se tornar um profissional reconhecido na área. Isso porque, você tem de gerar mais valor aos clientes e, com isso, mais pessoas vão lembrar positivamente do seu trabalho e poderão indicá-lo para futuras oportunidades nesse segmento.
Como é possível perceber, o advogado especialista em Direito Imobiliário pode exercer diferentes funções e, consequentemente, é capaz de gerar valor ao cliente. Desse modo, procuramos apresentar essa área a você para te ajudar a se dar bem nesse segmento que se tornar um profissional diferenciado no mercado.
Este post no qual destacamos o que faz o advogado especialista em Direito Imobiliário foi útil? Siga a nossa página no Facebook e receba mais conteúdos relevantes sobre essa relevante área jurídica.