Quais são as 10 áreas do Direito para você seguir a sua carreira?
Você sabe quais são as melhores áreas do Direito para você seguir a sua carreira? Essa pergunta é bastante pertinente e isso se deve a diversas razões. Primeiramente, o Direito é bastante abrangente possibilita diversas possibilidades de atuação ao profissional. Além disso, em um universo de inúmeras alternativas nem sempre é fácil decidir qual é o melhor caminho a ser seguido.
Sabemos que o mercado jurídico está cada vez mais concorrido e competitivo. Nesse contexto é fundamental estabelecer um foco na sua carreira para que você se torne referência na sua área e, consequentemente, seja um advogado ou atue em um escritorio de advocacia bem reconhecido no mercado.
Pensando na relevância desse tema, preparamos um guia completo para você sobre esse assunto. Neste conteúdo destacaremos sobre a importância da especialização e também informaremos sobre algumas áreas do Direito pelas quais você pode seguir sua carreira e tornar-se um profissional diferenciado. Continue com a gente.
Qual a importância da especialização?
Essa é uma das dúvidas mais frequentes por parte dos profissionais do segmento jurídico. Em um mercado cada vez mais concorrido e competitivo, a especialização ganha cada vez mais importância.
Por meio dessa prática, você vai se tornar referência em uma determinada área de atuação e vai se diferenciar no mercado. Essa questão acontece porque o advogado que se especializa tem conhecimentos profundos em relação a determinados segmentos e, consequentemente, ele será mais valorizado.
Além disso, ao especializar, você tende a ser mais lembrado no mercado. Desse modo, sempre quando for necessário os serviços de um advogado na área pela qual está se especializando, aumenta-se a chances que você ser indicado para uma futura oportunidade.
A boa notícia é que existem várias áreas pelas quais é possível se especializar. Além disso, há vários cursos de pós-graduação ou mesmo extra curriculares que poderão ajudar a ampliar os seus conhecimentos em relação a uma determinada área, aumentar o seu networking (rede de contatos para fins profissionais) e ajudar a ficar por dentro em relação às novas tendências de um determinado segmento do universo jurídico.
Quais as áreas do Direito em que você pode especializar?
Destacamos anteriormente que existem diversos segmentos pelas quais você pode se especializar em Direito. Pensando na relevância desse tema, na sequência deste guia apresentaremos algumas áreas pelas quais é possível aprofundar os seus conhecimentos e destacaremos sobre o papel do advogado em cada segmento no universo jurídico
1.Direito Trabalhista
Esse segmento jurídico também é conhecido como Direito laboral ou Direito do trabalho. Ele visa fazer a regulação das relações trabalhistas entre patrões e funcionários. Podemos dizer, portanto, que se trata de uma área fundamental para assegurar a justiça social.
Por causa de sua importância, a área trabalhista é uma das áreas mais demandadas do universo jurídico. Isso porque, afeta diretamente os empregadores e os trabalhadores. Ambos os grupos formam toda a população ativa no país. Com isso, ao especializar-se nessa área, você vai gerar valor para muitas pessoas e será bastante requisitado no mercado.
Vale destacar que o advogado trabalhista pode trabalhar em favor de uma pessoa que se sentiu prejudicada por uma prática ilegal ou mesmo pode defender alguém que foi acionado na Justiça.
Sobre esse tema é importante mencionar que o profissional do segmento deve se basear nos princípios presentes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para defender os clientes, pois são essas normas que regulam o Direito Trabalhista no Brasil.
2. Direito Tributário
O advogado tributarista é fundamental para empresas dos mais variados segmentos e portes de mercado. Por esse motivo, ele tem um amplo campo de atuação e também costuma ser bastante valorizado.
Agora, você deve estar se perguntando: por que isso ocorre? O profissional da área atua com questões relacionadas ao pagamento de tributos. Ele pode auxiliar as empresas a fazer em um planejamento tributário e garantir a melhor forma possível de cumprir os compromissos fiscais.
Além desse aspecto preventivo, o tributarista pode acompanhar processos fiscais visando defender o patrimônio dos clientes, recuperar créditos perante o fisco (restituição do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, ressarcimento do Imposto sobre Produtos Industrializados etc.), entre outras possibilidades de atuação.
3. Direito Civil
Trata-se de uma das áreas mais abrangentes do Direito e ela abrange as diretrizes básicas das relações privadas entre os cidadãos. O advogado especialista nessa área defende os direitos civis dos clientes. Desse modo, quando uma pessoa é prejudicada em alguma transação (pode ser, por exemplo, em relação a uma herança), ela pode procurar a ajuda do profissional da área.
As normas pertinentes desse segmento jurídico estão previstas no Código Civil brasileiro ele assegura alguns direitos. Entre os principais estão os direitos da pessoa (envolve questões relacionadas à preservação da imagem e honra, maioridade etc.), das coisas (direitos de propriedade) e direitos da família (casamento, pensão, divórcio, entre outros).
4. Direito Penal
O Direito Penal se encarrega em cuidar dos crimes. Dessa forma, essa área do Direito se responsabiliza por fazer a regulação e aplicar eventuais penalidades às pessoas que não seguirem as leis vigentes. O principal objetivo essa ideia é garantir a paz social.
Existem dois grandes grupos de infrações penais. O primeiro deles são os crimes ou delitos e eles são considerados mais graves. Eles podem ser com intenção (dolosos) ou sem intenção (culposos). Entre alguns exemplos de delito estão o homicídio, o latrocínio etc.
Vale destacar que cada infração tem uma pena específica prevista no Código Penal. Dessa forma, quando a pessoa comete um crime, dependendo da situação, ela pode ser presa e/ou ter que arcar com o pagamento de multas. Apesar de existir várias penas previstas na lei, a pessoa pode ficar, no máximo, 30 anos em reclusão.
As contravenções penais, por sua vez, são mais brandas. Por esse motivo, a pena máxima aplicável é de 5 anos de prisão simples, podendo ser no regime aberto ou semiaberto. Entre alguns exemplos de infrações que se enquadram nessa categoria estão a direção perigosa e a prática do jogo do bicho.
Diante de tudo isso que foi escrito, podemos dizer que o Direito Penal é um segmento jurídico bastante abrangente. Isso porque, o profissional da área pode ter que lidar com crimes previdenciários, tributários, ambientais etc. Por esse motivo, o profissional da área deve ter uma visão abrangente em relação a outros segmentos do universo jurídico para que possa exercer um bom trabalho.
Em relação ao direito penal, é função do advogado fazer a defesa do seu cliente das acusações feitas. O delegado se encarrega em investigar e os promotores reúnem provas para que o juiz aplique a pena necessária.
5. Direito Previdenciário
Trata-se de outro segmento tradicional do Direito e ele tem um relevante caráter social, pois visa assegurar direitos básicos para as pessoas em relação à assistência social e também à Previdência.
O advogado previdenciário se responsabiliza por atender, fazer a fiscalização e o acompanhamento de todos os processos necessários para que seja possível garantir benefícios aos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ele também orienta o cliente sobre as melhores ações a serem tomadas com o objetivo de evitar o indeferimento das solicitações.
Além disso, o profissional da área pode atuar um segmento público como procurador do INSS. Nesse caso, deve-se buscar o equilíbrio econômico-financeiro da autarquia, defendê-la de fraudes e solicitações de aposentadoria que não cumpram os requisitos legais mínimos.
6. Direito Digital
As novas tecnologias têm transformado diversas relações da nossa sociedade e essa lógica também se aplica ao direito. Nesse contexto, surgiu a necessidade de novas regulamentações para a construção de uma sociedade “online”.
Apesar de ser uma das mais recentes áreas do universo jurídico, o Direito Digital tem se expandido bastante e é a uma das áreas pelas quais a demanda tende a expandir e o profissional da área deve ser cada vez mais requisitado.
Atualmente, sabemos que diversas atividades são feitas no ambiente virtual. Entre elas estão o namoro, negócios, a utilização das redes sociais etc. No entanto, isso pode gerar vários conflitos decorrentes do uso da internet, como a regulamentação das novas relações trabalhistas no ambiente digital, o roubo de dados, a privacidade na rede etc.
Desse modo, o advogado da área pode atuar com temas que se relacionam com o cibercrimes, as regulações das moedas digitais, propriedade intelectual, segurança da informação, entre outras.
Além de ter profundos conhecimentos em relação às regulamentações digitais, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o profissional do segmento deve ter sólidos conhecimentos de Tecnologia da Informação para que possa se dar bem na área.
7. Direito Empresarial
Qualquer organização, independentemente do seu porte ou segmento de mercado, necessita de auxílio jurídico. Nesse contexto, algumas empresas podem ter um departamento jurídico próprio e outras podem optar por terceirizar os serviços para um escritório de advocacia.
O advogado empresarial busca assegurar o bom funcionamento das empresas e melhorar a segurança jurídica, ao estar atento a fatores trabalhistas e tributários. Por esse motivo, o profissional do segmento deve ter sólidos conhecimentos em ambas as áreas do Direito para que possa fazer um bom trabalho no ramo empresarial.
O profissional do segmento também pode atuar nos processos de abertura de empresas, pode fazer contratos sociais e também inserir cláusulas de contrato conforme a necessidade de cada empreendimento.
Além disso, o advogado pode fazer mudanças contratuais conforme as necessidades da empresa. Muitas vezes, essas alterações podem ser necessárias quando há, por exemplo, mudança do tipo de empresa, afastamento de sócios, entre outras questões relevantes.
8. Direito Ambiental
O advogado desse segmento pode prestar consultoria para empresas visando informá-la se as atividades exercidas estão conforme as leis ambientais.
O profissional da área também estabelece contato entre empresa e os órgãos oficiais do meio ambiente. Desse modo, ele pode produzir laudos ambientais e pareceres técnicos com o objetivo de conseguir as licenças necessárias para que as empresas possam exercer as suas atividades.
9. Direito Desportivo
Essa área também é abrangente e possibilita várias possibilidades de atuação ao profissional do ramo jurídico. A primeira delas é a Justiça Desportiva. Ela conta com tribunais esportivos e eles julgam a conduta de atletas em situações violentas em um jogo. Os clubes podem ser julgados em caso de escalação irregular de jogadores e brigas entre torcedores nos estádios.
Em ambas as situações, o advogado esportivo atua visando defender os interesses dos clientes para eliminar ou reduzir a pena.
Vale destacar ainda que o profissional do setor pode atuar em questões trabalhistas aplicáveis ao desporto. Nesse cenário, o advogado deve ter profundo conhecimento em relação aos contratos firmados no esporte. Entre eles estão os contratos de imagem e o acordo de trabalho.
10. Direito Eleitoral
Apesar de as eleições no Brasil acontecerem a cada dois anos, o sistema eleitoral brasileiro altera de maneira contínua. Essa questão ocorre porque há várias etapas que antecedem os pleitos, seja em âmbito municipal, estadual ou mesmo federal.
Os advogados no seguimento podem ser requisitados em diversas fases eleitorais com objetivo de cuidar de questões relacionadas à candidaturas não aceitas, cassações, prestação de contas de diferentes campanhas ou mesmo algumas divergências entre candidatos ou partidos.
Por esse motivo, a atuação do profissional do segmento jurídico é muito importante para que tudo ocorra dentro das leis eleitorais antes, durante e após os dias de votação.
Como você pode perceber, o Direito é uma área bastante abrangente e possibilita diversas possibilidades de atuação. Por esse motivo, apresentamos para você alguns segmentos jurídicos para que você possa conhecê-los e assim escolher os melhores campos de atuação para sua carreira profissional e, consequentemente, ser referência e tornar-se reconhecido no mercado.
Este guia na qual destacamos as melhores áreas do direito para você a sua carreira foi o útil? Compartilhe este conteúdo para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.