Assinatura eletrônica: o que é e qual a sua importância?
Em um cenário marcado pela expansão de novas tecnologias, muitas ferramentas e procedimentos têm se modernizado. Nesse contexto, uma das principais novidades é a assinatura eletrônica. Essa solução tem modernizado e transformado o setor jurídico.
Vamos conhecer, juntos, sobre o que se trata essa solução? Continue com a gente para entender o que é a assinatura eletrônica, qual a importância dessa ferramenta e em quais situações ela pode ser utilizada nos escritórios de advocacia.
O que é a assinatura eletrônica?
Ela funciona de maneira semelhante em relação à assinatura física. A principal diferença é que, no meio eletrônico, a assinatura é aplicada em documentos feitos sob o formato digital. Dessa maneira, torna-se possível autenticar o documento sem precisar da assinatura manual feita em papel.
Na maioria das vezes, utiliza a criptografia com o objetivo de identificar a pessoa que está assinando e fazer a validação da identidade, garantindo a integridade do documento.
Qual a importância dessa ferramenta?
Primeiramente, trata-se de uma das formas mais práticas para autenticar um documento. Dessa maneira, será possível conferir a autoria no arquivo que tramita no ambiente virtual.
Além disso, como a assinatura eletrônica geralmente é criptografada, ela garante a segurança da informação. Isso porque, essa metodologia garante a autenticidade e a integridade do documento.
Vale destacar ainda que a assinatura eletrônica tem a mesma validade jurídica em relação àquela feita fisicamente, dispensando a utilização do papel e contribuindo para a redução de custos.
Quais situações a assinatura eletrônica pode ser utilizada?
Com a evolução das ferramentas tecnológicas, a assinatura eletrônica pode ser utilizada nas mais diversas situações e contribui para proporcionar agilidade nas empresas, incluindo os escritórios de advocacia.
Entre algumas situações em que a metodologia pode ser utilizada estão:
- formalização de contratos no setor imobiliário;
- fechamento de negócios com instituições financeiras;
- assinar contratos em instituições de ensino;
- assinar contratos de trabalho, especialmente para empresas que adotam o home office.
Destacamos neste conteúdo que a assinatura eletrônica é uma ferramenta que pode ser utilizada nas mais diversas situações. Por esse motivo, procuramos apresentar as principais propriedades dessa funcionalidade para que você possa utilizar da melhor forma possível no seu cotidiano profissional, favorecendo o crescimento do escritório de advocacia.
Gostou deste conteúdo no qual destacamos o que é e qual a relevância da assinatura eletrônica? Compartilhe o post aos seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.