Como abrir um escritório de advocacia: confira os 7 principais passos
Você sabe quais são os principais passos necessários para abrir um escritório de advocacia? Essa pergunta é bastante relevante, pois muitos profissionais do segmento jurídico desejam trabalhar de maneira independente e abrir um escritório é uma das melhores alternativas para alcançar esse objetivo.
Dessa maneira, caso esteja interessado em seguir na construção de uma carreira independente é fundamental ter o conhecimento dos principais passos necessários para abrir o escritório de advocacia, pois você vai ter mais segurança e assertividade para iniciar os trabalhos.
Pensando na importância desse tema, nesse conteúdo vamos fornecer dicas que vão te ajudar a abrir um escritório de advocacia de forma eficiente e destacaremos sobre a importância do planejamento diante desse cenário. Continue com a gente.
Quais os principais passos para abrir um escritório de advocacia?
O entendimento dos principais passos do escritório de advocacia vai te ajudar a começar a sua carreira como profissional independente de forma segura e assertiva. Pensando na importância desse tema, na sequência do conteúdo vamos informar sobre os procedimentos necessários para que você possa iniciar o seu escritório de maneira eficiente e eficaz.
1. Inscrever na OAB
O primeiro passo para abrir um escritório de advocacia é fazer a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Trata-se de um requisito obrigatório para atuar como advogado e esse mesmo raciocínio é válido para os profissionais do segmento jurídico interessados em abrir um escritório.
2. Fazer o registro da empresa na OAB
É uma boa ideia fazer o registro do escritório e a abertura do CNPJ na OAB. No entanto, é importante destacar que é possível começar atuando na advocacia como pessoa física e, posteriormente, realizar a transição para pessoa jurídica posteriormente.
3. Definir a área de atuação
O Direito é uma área bastante abrangente e conta com vários segmentos. Desse modo, é fundamental pensar sobre as áreas nas quais você vai focar.
Trata-se de uma das decisões mais importantes no início de sua trajetória profissional. Por isso é muito importante estar por dentro de todas as alternativas e verificar quais são os segmentos viáveis da advocacia para que você possa tomar a decisão de maneira assertiva.
4. Análise de mercado
A análise das condições mercadológicas de sua região é uma das etapas mais importantes sobre como abrir um escritório de advocacia. Por meio dessa prática torna-se possível escolher de maneira assertiva as melhores áreas para você atuar.
Por esse motivo é muito importante ter o conhecimento das áreas mais demandadas na sua região e dedicar-se aos segmentos nas quais o seu público precisa mais. Com isso, você vai se tornar um profissional mais requisitado e valorizado no mercado.
5. Escolher se vai trabalhar sozinho ou em sócios
Trata-se de uma das dicas mais importantes sobre como abrir um escritório de advocacia. Antes de começar as atividades é fundamental pensar se pretende atuar sozinho ou mesmo abrir uma sociedade.
Essa decisão é bastante importante no momento de iniciar o escritório, pois vai definir as estratégias a serem utilizadas e os investimentos necessários para o funcionamento do seu escritório de advocacia.
Caso decida atuar sozinho é uma ótima ideia abrir uma Sociedade Unipessoal de Advocacia. Caso deseja empreender em sociedade é importante conhecer o seu sócio e escolhê-lo bem. Também é fundamental que haja alinhamento e conexão entre os associados.
6. Cuidar das finanças
É fundamental ter conhecimento básico de finanças empresariais para não fechar todos os meses em dívidas. Por isso é importante estar atento em relação aos seguintes tópicos:
- acompanhamento dos indicadores do negócio;
- gestão de cancelamento de contratos e faturas;
- adiantamento e reembolsos de custas;
- atentar-se aos honorários de sucumbência e ganhos de causas.
7. Definir onde vai montar o escritório
Muitos profissionais do segmento jurídico preferem alugar imóveis ou salas que estão localizados próximos dos fóruns. No entanto, pelo fato de os processos estarem digitais não há a necessidade de estar perto dos fóruns.
Verifique também as empresas que atuam na região e esteja atento em relação à localização do escritório. Nesse contexto é bastante relevante avaliar como é o acesso à região, se há pontos de ônibus ou metrô próximos. Essas características facilitam o acesso ao local.
Qual a importância do planejamento?
O planejamento é fundamental para abrir um escritório de advocacia com efetividade. Por meio dessa prática torna-se possível alocar os recursos de modo a favorecer o alcance dos objetivos. Além disso, você estará melhor preparado para enfrentar as adversidades existentes no caminho.
O planejamento vai te ajudar a conhecer melhor sobre o mercado, a organizar as finanças e traçar estratégias eficientes que vão te ajudar a alcançar as suas metas, contribuindo para o crescimento do escritório no mercado.
Como é possível perceber, para abrir um escritório de advocacia de maneira segura e assertiva é importante seguir alguns passos. Em uma análise inicial, essas questões podem parecer burocráticas. No entanto, se considerarmos os benefícios de abrir o escritório e começar uma carreira independente vale muito a pena seguir as dicas que compartilhamos para você.
Este post no qual apresentamos os principais passos para abrir um escritório de advocacia foi útil? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.