Como melhorar a gestão jurídica em 2025?
A gestão jurídica é um dos principais segredos para os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos crescerem no mercado. Como o setor jurídico tem se transformado, é natural que as práticas de gestão jurídica em 2025 se atualizam também.
Diante desse cenário, é muito importante que os gestores estejam atentos a essas transformações e continuem atualizados sobre o panorama do setor. Por esse motivo, neste conteúdo vamos fornecer dicas que vão te ajudar a otimizar a gestão jurídica neste ano. Acompanhe a seguir.
O que é a gestão jurídica?
Esse conceito faz referência às práticas de gestão que são aplicadas as empresas do segmento jurídico. As práticas de gerenciamento podem ajudar a impulsionar os departamentos jurídicos e os escritórios de advocados de advocacia, sendo um relevante parceiro estratégico, pois os gestores vão utilizar ferramentas e práticas que possam gerar mais resultados.
A gestão jurídica tem como objetivo criar um ambiente produtivo e inovador, preparando as empresas para lidarem melhor com os riscos. Além disso, essa prática ajuda os gestores a tomarem decisões inteligentes, favorecendo o crescimento das organizações.
Qual a importância dessa prática?
A gestão jurídica é um conceito abrangente, pois abrange diversos pilares e entre eles estão:
- marketing jurídico;
- gerenciamento das finanças;
- gestão de pessoas;
- produção jurídica.
Essas questões, em conjunto, ajudam as organizações a alcançarem os objetivos com eficiência e eficácia. Além disso, será possível tomar decisões inteligentes, favorecendo o crescimento das empresas no mercado (incluindo os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos presentes em diferentes segmentos organizacionais).
Como aplicar as práticas de gestão jurídica?
A gestão jurídica moderna exige mais do que apenas conhecimento técnico em leis. Para alcançar a excelência, é fundamental aplicar práticas de gestão eficazes que otimizem o funcionamento dos departamentos jurídicos, escritórios de advocacia e empresas. Por isso, logo abaixo vamos fornecer algumas dicas que vão te ajudar a aplicar as práticas de gestão no seu cotidiano.
Mapear riscos e desafios
Primeiramente, é fundamental fazer o mapeamento dos riscos e desafios relacionados a gestão jurídica. Para isso é importante conhecer o ambiente interno e externo, as oportunidades e ameaças. Desse modo, será possível identificar lacunas e oportunidades de melhoria. Além disso, a sua empresa vai saber como mitigar eventuais ameaças no ambiente externo e também será mais fácil aproveitar as oportunidades.
Planejamento estratégico
Ao mapear os riscos de maneira inteligente, fica mais fácil desenvolver o planejamento estratégico. Nesse momento é importante definir os objetivos centrais dos projetos e estabelecer metas específicas e realistas.
Não se esqueça também de definir quais vão ser os métodos, ferramentas e técnicas utilizadas no projeto (se vai, por exemplo, utilizar alguma tecnologia, se vai utilizar algum método de trabalho etc.). Por fim, mas não menos importante, desenvolva plano de ação para colocar o que foi planejado em prática. Vale lembrar que o planejamento deve ser flexível e você deve atualizá-lo conforme as demandas da sua empresa.
Padronização dos processos
A padronização dos processos deixa as atividades mais ágeis. Muitas empresas do setor jurídico procuram utilizar uma plataforma única para centralizar as solicitações dos clientes, deixando o ambiente mais produtivo. Além disso, a automação de tarefas, o monitoramento e o estabelecimento de prazos para a realização das atividades, a geração de relatórios, somados, ajudam a deixar os trabalhos mais padronizados.
Definição de indicadores
Por fim, mas não menos relevante, a definição de indicadores é fundamental para que você possa ter o conhecimento da performance do departamento jurídico. Nesse contexto, há um amplo contexto de métricas que podem ser utilizadas e entre elas estão a quantidade de contratos, tempo dedicado por tarefa, Retorno sobre o Investimento (ROI), custo operacional etc.
Esses números, somados, vão auxiliar os gestores jurídicos a estabelecerem estratégias para revisarem o trabalho da equipe. Além disso, será possível ter acesso a informações confiáveis para a tomada de decisões, favorecendo o crescimento organizacional.
Como melhorar a gestão jurídica em 2025?
Há diferentes práticas que possam otimizar a gestão jurídica em 2025 e, consequentemente, tornar a área do Direito mais eficiente. Entre as principais questões que possam ajudar nesse contexto estão a automação de processos, a análise de dados e a presença das ferramentas tecnológicas. Vamos informar sobre essas questões, com mais detalhes, logo abaixo.
Automação de processos
Essa prática facilita o trabalho dos gestores jurídicos, pois eles vão ter acesso a um amplo volume de informações confiáveis, favorecendo a tomada de decisões assertivas. Além disso, será possível reduzir o número de tarefas manuais e burocráticas, garantindo agilidade no nosso cotidiano.
Análise de dados
Vivemos em um contexto onde há uma quantidade cada vez mais abundante de informações. Diante desse cenário, a análise de dados é uma prática que tende a ganhar espaço no mercado. O processo analítico é um importante aliado para os gestores terem acesso a informações detalhadas e, assim, possam tomar decisões seguras.
Humanização do atendimento
Sem dúvida, a humanização do atendimento é uma das principais práticas para tornar a gestão jurídica mais eficiente. Nesse momento, é fundamental estar disposto para esclarecer as dúvidas dos clientes e prestar o melhor suporte possível para as pessoas.
Além disso, procure ter um atendimento personalizado e atenda as demandas cada indivíduo. Essa simples prática vai ajudar o seu estabelecimento a ter uma imagem positiva no mercado e mais pessoas vão estar dispostas a indicar o seu estabelecimento aos amigos.
Com isso, os departamentos jurídicos e os escritórios de advocacia podem ter a oportunidade de conquistar mais clientes e ganharem espaço no mercado.
Presença da IA
Não é novidade para ninguém que a Inteligência Artificial está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Essa ferramenta é uma importante aliada para deixar os processos de gestão mais eficientes, pois reduz o número de atividades manuais, otimizando a produtividade.
Sistemas jurídicos especializados
Contar com sistemas jurídicos especializados, como o da XJus, ajuda os gestores a administrarem melhor a agenda, a cuidarem dos projetos, a verificar a produtividade dos colaboradores, a terem conhecimento da agenda e terem uma visão geral do negócio.
Dessa maneira, podemos dizer que essa ferramenta é uma das mais importantes para melhorar a gestão das empresas como todo. Essa plataforma automatiza uma série de atividades e ajuda a tornar o cotidiano dos gestores mais produtivos.
Em 2025, a gestão jurídica eficiente será sinônimo de adaptabilidade. As mudanças tecnológicas e as novas demandas do mercado exigirão que os profissionais do Direito estejam sempre atualizados e dispostos a inovar. Por esse motivo, abordamos sobre as principais tendências para que você fique atualizado sobre o tema.
Quer receber mais conteúdos como esse sobre gestão jurídica para ajudar o seu escritório de advocacia ou o departamento jurídico a serem mais eficientes? Siga-nos nas redes sociais receba mais poxas relevantes sobre o tema. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.