Compliance nas empresas: o que é e qual a importância?
As práticas de compliance nas empresas são desenvolvidas em organizações dos mais diversos nichos e segmentos de mercado. Essa lógica também é válida para os escritórios de advocacia.
Por meio dessa prática, os estabelecimentos vão poder seguir as leis vigentes e aplicar as normas pertinentes, garantindo a continuidade do estabelecimento.
Pensando na importância desse tema, neste conteúdo vamos destacar o que é o compliance, qual a importância dessa prática e como aplicá-la. Acompanhe a seguir.
O que é o compliance nas empresas?
Essa terminologia vem do inglês e refere-se ao verbo “to comply”. Traduzindo para o nosso idioma significa esta de acordo com a regra. Nesse contexto, o compliance se relaciona com a conduta da empresa e a adequação com as normas de regulamentação e as leis.
Pode-se dizer, portanto, que esse conceito abrange políticas, controles e regras que uma empresa precisa se adequar para que ela esteja em conformidade com as normas jurídicas.
Qual a importância dessa prática?
Diante do que destacamos anteriormente, podemos dizer que as práticas do compliance são fundamentais para garantir a continuidade dos negócios.
Isso porque, esse conceito possibilita que a sua empresa siga as leis vigentes, evitando possíveis sanções ou multas que poderiam dificultar a continuidade da sua atividade empresarial.
Como aplicar o compliance no seu escritório?
Por meio de diferentes práticas, torna-se possível aplicar o compliance nos escritórios de advocacia. Primeiramente, é importante conhecer a sua empresa e implementar uma cultura organizacional ética. Também é fundamental conhecer as leis vigentes para que o seu escritório possa seguir as normas.
Não se esqueça também de monitorar os processos para que seja possível conhecer a realidade organizacional, facilitando as práticas de compliance.
Esse conceito se configura como pilar fundamental para a construção de um ambiente empresarial ético, transparente e sustentável. Por meio da adesão às leis, normas e regulamentações, as empresas garantem não apenas a sua legitimidade perante os órgãos fiscalizadores, mas também conquistam a confiança de clientes e parceiros.
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