Compliance nas empresas: o que é e qual a importância?

As práticas de compliance nas empresas são desenvolvidas em organizações dos mais diversos nichos e segmentos de mercado. Essa lógica também é válida para os escritórios de advocacia. 

Por meio dessa prática, os estabelecimentos vão poder seguir as leis vigentes e aplicar as normas pertinentes, garantindo a continuidade do estabelecimento.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo vamos destacar o que é o compliance, qual a importância dessa prática e como aplicá-la. Acompanhe a seguir.

O que é o compliance nas empresas?

Essa terminologia vem do inglês e refere-se ao verbo “to comply”. Traduzindo para o nosso idioma significa esta de acordo com a regra. Nesse contexto, o compliance se relaciona com a conduta da empresa e a adequação com as normas de regulamentação e as leis.

Pode-se dizer, portanto, que esse conceito abrange políticas, controles e regras que uma empresa precisa se adequar para que ela esteja em conformidade com as normas jurídicas.

Qual a importância dessa prática?

Diante do que destacamos anteriormente, podemos dizer que as práticas do compliance são fundamentais para garantir a continuidade dos negócios.

Isso porque, esse conceito possibilita que a sua empresa siga as leis vigentes, evitando possíveis sanções ou multas que poderiam dificultar a continuidade da sua atividade empresarial.

Como aplicar o compliance no seu escritório?

Por meio de diferentes práticas, torna-se possível aplicar o compliance nos escritórios de advocacia. Primeiramente, é importante conhecer a sua empresa e implementar uma cultura organizacional ética. Também é fundamental conhecer as leis vigentes para que o seu escritório possa seguir as normas.

Não se esqueça também de monitorar os processos para que seja possível conhecer a realidade organizacional, facilitando as práticas de compliance.

Esse conceito se configura como pilar fundamental para a construção de um ambiente empresarial ético, transparente e sustentável. Por meio da adesão às leis, normas e regulamentações, as empresas garantem não apenas a sua legitimidade perante os órgãos fiscalizadores, mas também conquistam a confiança de clientes e parceiros.

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