DeepSeek: o que é e quais são os impactos no setor jurídico?

O DeepSeek é uma ferramenta nova de IA e que revolucionou o mundo da tecnologia. Em poucos meses, a plataforma chinesa já se tornou uma das mais relevantes novidades relacionadas ao universo tecnológico, apresentando rápido crescimento do número de usuários. Além disso, a ferramenta tem gerado diversos impactos em diversas áreas, incluindo no setor jurídico. 

Agora, você deve estar se perguntando: quais são os principais impactos dessa nova plataforma para o Direito? Neste conteúdo vamos informar sobre esses impactos e também vamos fornecer algumas dicas que vão te ajudar a estar bem preparado para utilizar essa nova funcionalidade de forma inteligente, seja você gestor ou profissional do ramo jurídico. Boa leitura.

O que é o DeepSeek?

O DeepSeek faz referência a uma ferramenta de Inteligência Artificial criada em 2023, na China. A plataforma tem crescido rapidamente e já se tornou uma das principais ferramentas de IA no mundo. Esse modelo de IA é projetado para lidar com grande volume de dados e responder perguntas, atuando como um chatbot virtual. 

Quais os principais impactos da ferramenta para o mercado jurídico?

O DeepSeek é uma nova plataforma de IA tem gerado diversos impactos no universo jurídico. Por isso, logo abaixo vamos explicar como essa ferramenta vai influenciar o cotidiano dos gestores e profissionais do Direito.

Expansão da IA generativa no Direito

A IA generativa está se expandindo e novas ferramentas têm surgido. O Deep Seek é uma dessas plataformas e tende a ganhar mais espaço em cada vez mais áreas, inclusive no Direito.

Nesse contexto, a Artificial Intelligence pode ser utilizada para auxiliar os profissionais do segmento jurídico a revisar contratos, a automatizar atividades, a agilizar a realização de diversas consultas, entre outras tarefas cotidianas.

Automação na produção de peças jurídicas

As novas ferramentas tecnológicas ajudam a reduzir a realização de tarefas manuais e automatizam um amplo conjunto de processos. Isso não é diferente em relação às plataformas de Inteligência Artificial.

O Deep Seek está enquadrado nesse contexto e a ferramenta chinesa é uma grande aliada para os gestores e os profissionais do ramo jurídico a serem mais produtivos.

Isso acontece porque a plataforma vai ajudar os tomadores de decisão a automatizarem a produção das peças jurídicas. Desse modo, será possível otimizar a produtividade e gerar mais valor no mercado.

Somada a essa questão, os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos organizacionais vão ter mais tempo para se dedicar em tarefas estratégicas e que realmente contribuam para o crescimento do setor.

Por esse motivo, podemos dizer que a IA é uma importante aliada para os escritórios e os departamentos jurídicos a desempenharem uma importância estratégica para as empresas. Ambos poderão desempenhar funções consultivas, auxiliando as organizações a evitar em litígios, contribuindo para a continuidade dos negócios. 

Análise da jurisprudência

O DeepSeek também pode ajudar os escritórios de advocacia a terem acesso às jurisprudências, agilizando o tempo de pesquisa. Com isso, os gestores e profissionais do setor jurídico vão ficar por dentro das novas tendências em diferentes áreas do Direito.

Essa questão facilita o entendimento de diferentes jurisprudências e ajuda o profissional da área a estar atualizado. Com isso, vai ser mais fácil orientar o cliente, prestar um bom suporte e oferecer um atendimento personalizado para diferentes situações do Direito.

Advocacia preventiva

As plataformas de Inteligência Artificial podem ajudar os profissionais do ramo jurídico a desenvolverem um trabalho preventivo. Desse modo, será possível evitar com que as empresas e os clientes entrem litígio.

Isso agiliza a resolução de conflitos entre as diferentes partes envolvidas. Somada a essa questão, os escritórios e os departamentos jurídicos vão gerar mais valor no mercado, pois vão ter um caráter consultivo e terão mais tempo para se dedicar a tarefas estratégicas. 

Quais são os riscos e os desafios da utilização de ferramentas de IA?

Por outro lado, há alguns desafios relacionados ao uso de plataformas de IA. O primeiro deles é a relevância de buscar políticas para proteção dos dados nas organizações, incluindo empresas do setor jurídico.

Além disso, questões relativas à propriedade intelectual podem ser outra importante desafio. Isso porque a IA a utiliza fontes prévias captadas na internet com o objetivo de gerar novos conteúdos. 

Como se preparar para esses novos desafios?

Nesse contexto de amplas transformações do universo tecnológico é fundamental buscar formas de se preparar para lidar com novos desafios. A segurança da informação e a capacitação quanto ao uso da Inteligência Artificial são dois dos pilares mais importantes para deixar a sua equipe mais bem preparada.

Revisão de contratos e políticas de IA

A revisão de contratos para se adaptar aos novos tempos e a atualização de políticas quanto ao uso da IA são fundamentais.  Nesse contexto é fundamental prever como essa ferramenta será utilizada. Além disso, é importante prever em quais situações a IA não pode ser usada para captar dados.

Essas questões, somadas, contribuem para melhorar a privacidade dos dados e ajudam as empresas do setor jurídico a gerarem mais valor e terem mais credibilidade no mercado.

Proteção de dados

A proteção dos dados, especialmente os de caráter sigiloso, é fundamental para se preparar para os novos desafios relacionados à expansão da Inteligência Artificial generativa. Diante desse cenário, as empresas que investem nessa questão evitam o vazamento de dados e garantem a segurança das informações. A boa notícia é que há diferentes ferramentas que podem ajudar nessa questão. 

Entre elas estão a utilização de antivírus, a criptografia dos dados, o uso de firewall, a utilização de senhas que não sejam óbvias (evitar, por exemplo, números sequenciais, datas de nascimento etc.).

Capacitação e treinamento do uso da IA

Por fim, mas não menos relevante, é fundamental se capacitar para utilizar a Inteligência Artificial. A realização de cursos de atualização, frequentar palestras e workshops sobre o tema, entre outros eventos relevantes relacionados ao tema.

Além disso, é muito relevante se conscientizar sobre o uso dessa nova plataforma tecnológica. Questões éticas também são relevantes e devemos se atentar em relação à proteção de dados (especialmente os de caráter sigiloso) e a segurança da informação.

Ao ter conhecimento sobre como funciona as plataformas de IA e também sobre as questões éticas, torna-se possível ter mais segurança para utilizar essa ferramenta com segurança e assertividade.

Sobre esse tópico é importante destacar que a XJus está atenta em relação a esse tema. Por esse motivo, o nosso sistema jurídico especializado já vem integrado ao ChatGPT, ajudando os operadores do Direito a serem mais produtivos e automatizando um amplo conjunto de tarefas.

Como é possível perceber, a tecnologia está em constante evolução, e o setor jurídico precisa acompanhar essas mudanças. Nesse contexto, o Deep Seek é muito útil, pois pode ajudar os gestores jurídicos a otimizarem processos, economizarem tempo e aprimorarem a tomada de decisões

Gostou deste conteúdo no qual abordamos sobre os principais impactos do Deep Seek no mercado jurídico? Compartilhe este post aos seus amigos e colegas de profissão e permita que mais pessoas tenham conhecimento sobre esse relevante tema.

Receba conteúdos perfeitos para o crescimento e gestão do seu escritório de advocacia — uma vez ao mês.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail - não fazemos spam.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.