Empreender na advocacia: saiba como é possível com 6 dicas práticas
Você sabe como empreender na advocacia? Essa é uma duvida bastante comum entre os profissionais da área do Direito. Em um cenário atual de alto desemprego, muitas pessoas estão buscando o empreendedorismo como uma das alternativas para driblar a crise. Essa realidade não é diferente no ramo jurídico devido à alta concorrência no meio.
Pensando na importância desse tema, neste conteúdo forneceremos algumas dicas práticas que o ajudarão empreender na advocacia e obter sucesso no seu negócio. Continue com a gente.
- Elaborar um plano de negócio
O primeiro passo para empreender na advocacia é elaborar um plano de negócio. Por meio dessa prática, será possível potencializar os seus pontos fortes e aproveitar as oportunidades existentes. Além disso, será possível minimizar os pontos fracos e o impacto das ameaças.
Nesse momento é comum surgir a seguinte dúvida: o que é um plano de negócio? Refere-se a um documento de planejamento que analisa a viabilidade de uma empresa do ponto de vista mercadológico, estratégico, gestão financeira e questões técnicas.
Nesse contexto, analisam-se pontos específicos de diferentes departamentos como os de marketing, finanças, a área de atuação da companhia, entre outras questões relevantes.
O plano também ajuda a definir as áreas de atuação da empresa, quais são as metas e aonde se pretende chegar (seja em 5, 10 anos ou em outros prazos). O documento, portanto, é um direcionamento aos gestores e também é um dos principais fatores que contribuem para que os resultados sejam obtidos mais rapidamente.
Antes de empreender na advocacia não deixe de fazer esse planejamento. Primeiramente, o plano ajudará você a conhecer profundamente o mercado e a verificar os números relacionados a uma atividade específica. Esses dados serão fundamentais para orientá-los nas suas decisões.
2. Fazer pesquisa de mercado
Outro passo fundamental nesse contexto é a pesquisa de mercado. Isso porque por meio dessa prática você conhecerá as características do público e entenderá as demandas da área jurídica. Esses conhecimentos serão fundamentais para o desenvolvimento de táticas de marketing.
Ao conhecer detalhadamente as características do público, você poderá desenvolver uma comunicação direcionada para atender aos anseios das pessoas. Por esse motivo, é muito importante entender quais são as dores, as necessidades, os objetivos e os anseios para que seja possível conhecer o público.
3. Planejamento financeiro
Nem é preciso explicar muito sobre a importância desse tema para quem deseja empreender na advocacia. O departamento de finanças é fundamental para qualquer empresa, pois é necessário que ela seja lucrativa para que possa continuar funcionando.
Nesse contexto, o planejamento financeiro é muito útil. Por meio da definição de um orçamento empresarial será possível conhecer as fontes de receita e os gastos. Desse modo, você aproveitará melhor os recursos disponíveis e terá mais capital para a realização de investimentos que visem garantir o crescimento do seu escritório de advocacia no mercado.
4. Definir prioridades e um nicho de atuação
A definição de prioridades e de um nicho de atuação é fundamental para ser um advogado empreendedor de sucesso. Primeiramente, o estabelecimento de prioridades será fundamental para que você consiga direcionar os esforços e, assim, possa obter melhores resultados.
A definição do nicho de atuação é muito importante. Isso porque, por meio dessa prática será possível se especializar em um segmento. Desse modo, você tende a se tornar referência na área.
Nesse contexto, pode ser que, por exemplo, você seja especialista em Direito Previdenciário, um bom advogado tributarista, uma referência em Direito Civil ou de Família, em Direito Digital, entre outras tantas possibilidades existentes no seu universo.
5. Entender quais problemas que os seus serviços solucionam
O entendimento dos problemas que os serviços advocatícios solucionam é muito importante para empreender no setor. Nesse contexto é importante destacar que as normas jurídicas foram criadas para proporcionar uma melhor convivência em sociedade. O Direito também se responsabiliza na resolução de conflitos entre as pessoas. O Poder Judiciário define essas questões de maneira definitiva.
Nesse contexto, o advogado tem um papel fundamental para a Justiça. Vale profissional da área responsável por defender os interesses dos seus clientes. Essa lógica é válida para profissionais das mais diferentes áreas. Desse modo, podemos dizer que os serviços advocatícios são fundamentais para ajudar na defesa do cidadão na resolução dos mais diversos conflitos.
6. Padronização do serviço
A padronização do serviço advocatício é fundamental para garantir a qualidade na produção jurídica. Essa questão ganha ainda mais importância em grandes escritórios, pois cada advogado tem seu método de trabalho. Nesse contexto, a padronização ajuda a evitar problemas na qualidade da produção jurídica.
Diversas questões devem ser pensadas nesse momento. Quem será responsável por fazer o acompanhamento dos prazos processuais? Como vai ser o passo a passo para elaborar petições ou mesmo enviar pareceres? Qual vai ser o padrão de escrita e formatação dos documentos?
Esses aspectos são fundamentais para garantir a qualidade do serviço e reforçar a ideia de unidade do escritório no mercado. Agora, você deve estar se perguntando: como colocar essa ideia em prática? A metodologia 5W2H é uma das mais utilizadas para desenvolver um plano de ação e implementar processos. Trata-se de uma sigla em língua inglesa que apresenta o seguinte significado:
- When – quando será feito;
- Where – onde será feito;
- Who – quem vai fazer;
- Why – por que vai fazer algo;
- What – o que vai fazer;
- How – como será feito;
- How much – quanto vai custar.
Seguindo essa metodologia, você conseguirá implementar e padronizar os processos referentes ao seu escritório de advocacia de maneira rápida, segura e eficiente.
Empreender na advocacia é um grande desafio e ao mesmo tempo tem sido uma opção cada vez mais recorrente devido ao cenário atual da economia. Seguindo as dicas que apresentamos para você neste conteúdo será possível se diferenciar no mercado e conquistar mais autoridade no meio.
Agora, que já sabe como empreender na advocacia, confira este post e veja como otimizar a gestão no seu escritório. Desse modo, será possível alcançar melhores resultados na sua empresa.