Escritórios de advogados associados: o que são e como funcionam?

Os escritórios de advogados associados têm apresentado expansão no mercado jurídico. Essa questão acontece pelo fato de diversos profissionais do Direito se unirem e abrirem um estabelecimento. A parceria entre os advogados pode gerar inúmeros benefícios para os negócios da área jurídica.

Imagino que você esteja interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo abordaremos o que são os escritórios de advogados associados. Além disso, vamos fornecer dicas que vão te ajudar a montar um bom escritório de advogados associados. Continue com a gente.

O que são os escritórios de advogados associados?

Os escritórios com esse perfil contam com um conjunto de advogados associados. Eles atuam sem vínculo empregatício e participam dos lucros. Os modelos de contratação dos profissionais se parecem com a contratação de advogados autônomos, com menos despesas.

Como montar um bom escritório de advogados associados?

Os escritórios de advogados podem apresentar vantagens relevantes. Entre elas estão o fato de atenderem a mais áreas do Direito com agilidade e eficiência. Além disso, os profissionais do segmento jurídico vão ter a oportunidade de estabelecer parcerias.

No entanto, para colher esses aspectos positivos é fundamental saber como montar um bom escritório de advogados associados. Entre as melhores práticas estão conhecer bem os sócios, formalizar o estabelecimento, definir as áreas de atuação, compreender o mercado e contar com um software jurídico especializado. Abordaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.

Conhecer bem os sócios

O primeiro passo para montar um bom escritório de advogados associados é conhecer os sócios. Isso possibilita o melhor aproveitamento da parceria, pois torna-se possível saber as áreas de especialidade de cada profissional.

Além dessa questão é fundamental verificar a reputação e a experiência de cada profissional antes de entrar em um escritório de advogados associados.

Formalizar o escritório

Todos os advogados que atuam nos escritórios devem ser graduados em Direito e serem aprovados no exame da OAB (Ordem de Advogados do Brasil).

Nesse contexto, todos os profissionais do segmento jurídico devem ter OAB. Na sequência é necessário elaborar e fazer o registro do contrato social do escritório de advogados associados na OAB.

Definir as áreas de atuação

O Direito é bastante abrangente, pois há um amplo conjunto de segmentos. Dessa maneira, podemos dizer que a definição das áreas de atuação é um dos principais segredos para montar um bom escritório de advogados associados.

Isso porque, ao definir os segmentos de atuação, o seu escritório vai conseguir atuar de maneira eficiente e também vai ser capaz de fornecer bom suporte ao cliente. Além disso, os profissionais vão estar mais bem preparados para enfrentar os desafios do mercado.

Agora, você deve estar se perguntando: como saber quais são as melhores áreas de atuação para se investir no escritório? Primeiramente, veja os interesses do público e quais são as áreas mais demandas na sua região. 

Verifique também as áreas de atuação dos advogados que fazem parte do escritório. Ao conhecer sobre essa questão torna-se possível aproveitar melhor o trabalho de cada profissional e, consequentemente, alcançar melhores resultados na sua empresa.

Conhecer o mercado

O conhecimento do mercado é fundamental para montar um escritório de advogados associados de sucesso. Por meio dessa prática torna-se possível Identificar quais são as áreas mais demandadas no mercado. 

Com isso, aumentam-se as chances do escritório destacar, pois ele será capaz de atender a demanda dos clientes e a gerar mais valor no mercado. 

Contar com um software jurídico especializado

Contar com software jurídico especializado é fundamental para o sucesso dos escritórios de advogados associados. Por meio dessa ferramenta torna-se possível automatizar uma série de atividades no cotidiano jurídico. Dessa maneira, a empresa vai ser capaz de executar mais tarefas em menos tempo, otimizando a produtividade.

Somada a essa questão, com a diminuição do número de tarefas manuais, os gestores vão ter mais tempo para se dedicar na realização de tarefas estratégicas e que possam contribuir para o crescimento organizacional.

Além disso, os gestores vão ter visão geral diferentes segmentos do negócio, vão ter mais conhecimento sobre as necessidades organizacionais, contribuindo para a tomada de decisão assertiva.

Como é possível perceber, os escritórios de advogados associados têm apresentado expansão no mercado. Nesse contexto, procuramos compartilhar dicas para te ajudar a montar um bom escritório e se dê bem nessa nova empreitada no mercado jurídico.Este post no qual destacamos o que são e como funcionam os escritórios de advogados de associados foi útil? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos relevantes sobre o tema. Estamos no Facebook, Instagram e no LinkedIn.

Receba conteúdos perfeitos para o crescimento e gestão do seu escritório de advocacia — uma vez ao mês.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail - não fazemos spam.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.