Graduação em Direito: como funciona o curso e quais as possibilidades de atuação na área jurídica?
O ano letivo está para começar e muitos estudantes devem começar a sua jornada pelo sonho do ensino superior. A graduação em Direito é uma das mais tradicionais e procuradas no Brasil. Isso se deve, em parte, à formação abrangente e a ampla gama de possibilidades de atuação que o profissional da área jurídica pode ter.
Pensando na importância desse tema, neste post, vamos falar sobre como funciona o curso de Direito e quais são as possibilidades de atuação na área jurídica. Acompanhe a seguir.
Como funciona o curso?
A graduação em Direito tem 5 anos e proporciona uma formação abrangente. Nos semestres iniciais, o aluno entrará em contato com disciplinas basilares e que o ajudarão a desenvolver uma base sólida. Entre alguns conteúdos ministrados estão Filosofia do Direito, Direito Constitucional, parte geral do Direito Civil etc.
Nos períodos subsequentes, a pessoa terá a oportunidade de entrar em contato com diferentes especialidades jurídicas. Entre elas estão o segmento tributário, trabalhista, penal, processual, administrativo etc.
Ao final do curso, o estudante terá o diploma de bacharelado em Direito. Após o fim da graduação, para poder atuar como advogado, o profissional do segmento jurídico terá que ser aprovado pelo exame da Ordem de Advogados do Brasil (OAB).
Quais são as possibilidades de atuação?
Com a graduação em Direito e a aprovação no exame da OAB, o profissional do segmento jurídico pode atuar nas seguintes áreas:
- advocacia: ele poderá atuar defendendo os interesses dos clientes em juízo ou fora dele. Nesse contexto, há profissionais especializados na área tributária, cível, penal, trabalhista, processual, entre outras possibilidades;
- setor público: o indivíduo poderá, se aprovado em concurso público, atuar no serviço público como juiz, promotor de justiça, defensor público, delegado de polícia etc;
- consultoria jurídica: nesse caso, o profissional do Direito vai prestar assessoria jurídica para as empresas e órgãos públicos, esclarecendo as dúvidas e ajudando as entidades a evitarem conflitos.
Quais são as disciplinas da graduação?
As disciplinas do curso podem variar conforme a grade curricular de cada universidade. No entanto, há algumas disciplinas em comum e entre elas estão:
- Filosofia do Direito;
- Sociologia do Direito;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- parte geral do Direito Civil
- Direito Processual Civil;
- Direito Processual Penal;
- Direito Penal;
- Direito Tributário;
- Direito Empresarial;
- Direito Previdenciário;
- Direito do Trabalho;
- Direitos Humanos;
- Direito Internacional.
Como se destacar na área jurídica?
Primeiramente, aproveite o período da universidade para desenvolver a sua formação teórica e participar de atividades práticas. Entre elas estão um estágio em um escritório de advocacia, uma vaga jurídica em uma empresa, seminários nas universidades etc.
Também é bastante válido fazer especializações ou pós-graduações para ajudar você se especializarem no segmento do Direito. Desenvolva também uma boa rede de contatos, pois ela ajudará você a conseguir melhores trabalhos no futuro.
Por fim, mas não menos relevante, procure estar atualizado em relação às tendências jurídicas. É bastante válido frequentar palestras, ler artigos, livros etc.
O curso de Direito é uma graduação que oferece uma ampla gama de possibilidades de atuação. O profissional da área jurídica pode atuar em diversas áreas, tanto no setor público quanto no privado, e pode contribuir para a resolução de conflitos e para a garantia dos direitos dos cidadãos.
Para o profissional que deseja atuar na área jurídica, é importante ter um bom conhecimento das leis e da legislação, além de habilidades de comunicação, argumentação e resolução de problemas. É também importante estar atualizado sobre as mudanças na legislação e na jurisprudência.
Está com alguma dúvida sobre como funciona o curso de Direito? Deixe o seu comentário conosco! Estamos dispostos a ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre o tema.