Honorários advocatícios: o que são e quais os principais tipos?
Os honorários advocatícios são a justa remuneração que o advogado recebe pela sua expertise e dedicação na defesa dos seus interesses. Mais do que um pagamento, representam o reconhecimento do valor do profissional que se coloca ao seu lado em momentos desafiadores, buscando soluções eficazes e personalizadas para cada caso.
Neste post, desvendaremos os principais tipos de honorários, para que você possa escolher a opção mais adequada às suas necessidades e construir uma relação de confiança com o seu advogado.
O que são os honorários advocatícios?
Os honorários advocatícios fazem referência à remuneração obtida pelos advogados inscritos prestação dos serviços. Vale destacar que os valores são estabelecidos na tabela de honorários da OAB de cada estado.
Quais são os tipos?
Contratuais
Também conhecidos como honorários convencionais, eles fazem referência aos honorários acordados entre os advogados e clientes antes do início do processo.
Sucumbenciais
São pagos pela parte que perde o processo ao advogado que vence o processo. Essa prática tem como objetivo desincentivar a litigância supérflua, visando incentivar a solução pacífica dos conflitos por parte das pessoas.
Assistenciais
Eles são devidos ao sindicato que custeia a assistência advocatícia aos trabalhadores e isso ocorre nos processos trabalhistas.
Como cobrar os honorários de forma eficiente?
Conhecer os custos do escritório
Primeiramente, para estabelecer estratégias eficientes para cobrar os honorários é fundamental conhecer os custos do escritório. Isso inclui, por exemplo, as despesas com tecnologia, com estrutura física, colaboradores etc.
Os custos operacionais devem ser levados em consideração no momento de definir o valor dos honorários. Não se esqueça também de definir margem de lucro, pois ela vai ajudar a garantir a continuidade do empreendimento.
Conversar com o cliente
Ao conversas com o cliente, torna-se possível compreender as demandas do caso, a complexidade do trabalho e a definir uma atuação mais adequada.
Gestão eficiente do estabelecimento
Os escritórios que estão atentos aos processos de gestão conhecem a realidade organizacional. Ao compreender sobre o ambiente interno, será possível entender sobre a estrutura da empresa e entender a estrutura de custos, definindo valores adequados para os honorários.
Os honorários advocatícios são um investimento na sua segurança jurídica das pessoas, na defesa dos direitos e na busca por soluções eficazes para os problemas.
Gostou deste post no qual destacamos sobre como cobrar os honorários advocatícios? Siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos relevantes sobre o tema. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.