Marketing Jurídico: domine técnicas éticas de captação de clientes com esse manual completo!
Em uma análise inicial, o marketing jurídico pode parecer um tema distante ou mesmo uma tarefa não considerada essencial para os advogados. No entanto, essa prática é fundamental para a captação de clientes.
Desse modo, podemos considerar que as táticas desenvolvidas nesse universo são fundamentais para o crescimento do escritório de advocacia. Isso porque, elas são muito importantes na atração e captação de novos clientes.
Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos o que é o marketing jurídico, o que é marketing de conteúdo, qual o significado de inbound marketing, destacaremos sobre os pilares de uma boa estratégia e forneceremos dicas que o ajudarão a iniciar as suas táticas nesse universo. Boa leitura.
O que é marketing jurídico?
Trata-se de uma técnica utilizada com o objetivo de divulgar e fortalecer a imagem de advogados sem ferir o Código de Ética da OAB. Esse método é bastante eficaz para conquistar novos clientes, construir uma imagem positiva no mercado e, consequentemente, se destacar na advocacia.
É muito importante destacar que para obter sucesso com o marketing jurídico é necessário ter planejamento e estratégia. Isso porque, os resultados serão mais efetivos, caso as ações estejam alinhadas aos objetivos do escritório.
Em uma análise inicial, essas práticas podem até parecer abrangentes e trabalhosas. No entanto, elas vão te ajudar a conquistar mais clientes, a conseguir melhores honorários, a ser mais competitivo no mercado e a alcançar as metas estabelecidas para o escritório de advocacia.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma técnica extremamente válida para a atração de clientes. Trata-se de uma estratégia de marketing que tem como objetivo engajar o público-alvo e aumentar a rede de clientes por meio da produção de conteúdo relevante e valioso para as pessoas.
Desse modo, por meio dessa prática torna-se possível gerar valor no mercado, o que contribui para o seu escritório ter uma imagem positiva e também conquistar mais negócios.
Para que você obtenha mais sucesso com a estratégia, é necessário focar no desejo e nos interesses das pessoas, ou seja, produzir um conteúdo útil ao público. Dessa forma, o bom conteúdo não é focado em vender, mas sim gerar valor. Pode ser, por exemplo, ensinar algo, tirar alguma dúvida ou resolver um determinado problema.
Seguindo esses princípios, será possível passar a mensagem certa e no momento adequado ao público. Com isso, aumentam-se as chances de as pessoas compartilharem, o que contribui para a sua organização gerar uma imagem positiva no mercado.
O que é inbound marketing/marketing de atração?
O Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração. Trata-se de um conjunto de estratégias baseadas na criação de conteúdos direcionados a um público-alvo específico com o objetivo de comunicar com o potencial de cliente, gerando um relacionamento duradouro.
Vale destacar que no marketing de atração, os clientes vêm até o seu escritório, pois são atraídos pela mensagem do seu negócio. A partir desse momento fica mais fácil apresentar as suas soluções e, consequentemente, o seu escritório tende a fechar melhores negócios
Por esse motivo, podemos considerar a produção de conteúdos nos blogs e redes sociais como ótimas ações no Inbound Marketing, pois ambos, se bem trabalhados, ajudam no desenvolvimento de uma imagem positiva do seu escritório.
Quais são os pilares de uma boa estratégia de marketing para advogados?
O conhecimento dos pilares de uma boa estratégia de marketing para advogados é fundamental para se obter ótimos resultados nessa prática. Pensando nisso, na sequência do conteúdo destacaremos sobre essas questões.
Blog
Trata-se de um dos pilares mais importantes do marketing jurídico. Isso porque, por meio de um blog, você terá a possibilidade de produzir conteúdos relevantes para o seu público e, assim, gerar mais valor no mercado e atrair mais clientes.
Aproveite esse ambiente para produzir blogposts seguindo as táticas SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca). Desse modo, a sua publicação tende a ser mais encontrada nos mecanismos de busca, como o Google.
É importante destacar também que por meio de um blog, o seu escritório tornará mais conhecido no mercado e trata de uma excelente maneira de gerar valor às pessoas. Por esses motivos, podemos dizer que se trata de uma página fundamental para o marketing jurídico.
Redes sociais
As redes sociais também são um ambiente no qual você pode produzir conteúdos valiosos e também esclarecer as dúvidas das pessoas. Além disso, trata-se de um canal no qual você pode fornecer suporte direto ao cliente, ajudando a resolver os problemas dele.
Podemos considerar as redes sociais como um pilar do marketing jurídico porque cada vez mais pessoas estão presentes nesse ambiente. Muitas delas buscam por informações em relação a produtos ou serviços, e essa realidade também se aplica aos escritórios de advocacia. É uma outra ótima oportunidade, portanto, para se tornar mais conhecido no ramo.
E-mail marketing
O e-mail marketing é um pilar do marketing jurídico que vai ajudar o seu escritório a construir um relacionamento duradouro com os seus clientes ou leads. Por meio desse canal, você pode compartilhar os seus conteúdos em primeira mão e, assim, gerar mais valor no mercado.
É importante ressaltar, porém, que não se deve pegar e-mails sem a autorização das pessoas. Nesse contexto, o desenvolvimento de landing pages ou formulários é uma boa estratégia.
Na maioria das vezes, aproveita-se um conteúdo valioso no blog para inserir um formulário ou uma página de captura. Nesse local, a pessoa coloca o seu nome, e-mail e telefone, e você já poderá enviar os e-mails para as pessoas.
O que é branding?
O branding refere-se à gestão de estratégias de marca com o objetivo de desenvolver uma imagem positiva nas pessoas em relação a um determinado produto ou um serviço.
As marcas devem ter táticas planejadas, estruturadas e geridas para alcançarem bons resultados. Dessa forma, será possível ter mais visibilidade, aumentar relevância no mercado e fazer com que a marca ganhe autoridade e credibilidade no mercado.
Como começar uma estratégia de marketing enxuta?
Saber como iniciar uma estratégia de marketing é fundamental. Essa questão é ainda mais relevante para os escritórios de pequeno porte ou que estão iniciando as atividades pelo fato de não contar com muitos recursos. Pensando nisso, na sequência do post apresentaremos alguns passos simples que o ajudarão nessa empreitada.
Pesquisa de mercado
O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de marketing enxuta é a pesquisa de mercado. Por meio dela, você conhecerá as características do público e entenderá as demandas do ramo jurídico. Esses conhecimentos serão fundamentais para o desenvolvimento de táticas de marketing.
Conhecimento do público
O conhecimento das características do público o ajudará a desenvolver uma comunicação direcionada a atender aos anseios dos clientes. Por esse motivo, é muito importante entender quais são as dores, as necessidades, os objetivos e os anseios para que seja possível conhecer o público.
Produção de conteúdo
Após fazer uma boa pesquisa de mercado e também conhecer as características do público, você terá conhecimentos fundamentais para a produção de conteúdos relevantes para as pessoas.
Esse é um dos passos mais importantes do marketing jurídico, pois por meio dessa estratégia será possível esclarecer as dúvidas, resolver os problemas das pessoas e ser relevante. Os blogs e as redes sociais são ótimos canais para o desenvolvimento de conteúdos relevantes.
O marketing jurídico é um dos principais segredos dos escritórios de advocacia de sucesso. Isso porque, quem consegue aplicar as técnicas de maneira adequada consegue atrair e captar mais clientes. Desse modo, se considerarmos os benefícios da estratégia, vale muito a pena implementar essa prática no seu negócio.
Agora, que já sabe como o marketing jurídico o auxiliará a captar clientes seguindo o Código de Ética da OAB, confira neste post as dicas que separamos para você que o ajudarão a aperfeiçoar a gestão de clientes. Essa questão também é fundamental, pois não basta saber captar. É necessário também saber gerir os clientes da melhor forma.