Nova NFSe: o que é e como emitir a nota no novo sistema?
Desde o começo de setembro, os MEIs são obrigados a emitir a nova NFS-e (Nota Fiscal de Serviços) pelo sistema disponibilizado pela Receita Federal. Essa ferramenta é centralizada e modificou a forma pela qual os microempreendedores permitem a nota para comprovar os serviços aos clientes.
Pensando na importância desse tema, neste post informaremos como fazer o cadastro e explicaremos como emitir a nota utilizando o novo sistema. Continue com a gente para saber mais.
O que é a nova NFS-e?
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) faz referência a um documento digital que é gerado e armazenado no sistema disponibilizado pela Receita Federal. Essa documentação possibilita o registro das operações de prestação de serviços.
Como fazer o cadastro?
Primeiramente, para fazer o cadastro é necessário acessar o site www.nfse.gov.br/EmissorNacional. Nesse acesso, você vai fazer o cadastro das atividades exercidas irá informar os dados relacionados ao seu MEI. O login pode ser feito de três maneiras, são elas:
- usuário e senha por meio do cadastramento;
- utilização do certificado digital;
- conta gov.br.
Na sequência chega-se o momento de adicionar um e-mail e telefone para contato. Ambas as informações serão exibidas em cada nota que você for emitir. Esses dados podem ser inseridos na opção de configurações disponibilizada no sistema.
Como emitir a nota no sistema?
O primeiro passo para emitir a nota é clicar no ícone que representa uma nota fiscal e está localizada no canto superior direito da página inicial no portal. Na sequência, pode-se optar pela emissão completa ou pela simplificada. Vale destacar que no modo simplificado só é possível emitir nota do serviços que já foram cadastrados como favoritos.
No momento da emissão não se esqueça de colocar dados básicos como o CNPJ do seu negócio e da empresa tomadora de serviços. Também informe o valor a ser pago pelo serviço. Após preencher todos os dados só é preciso clicar em emitir NFS-e no canto direito inferior da página para lançar e salvar o documento.
Destacamos neste conteúdo que a NFS-e está sendo emitida em um novo sistema e explicamos para você como emitir o documento para ajudá-lo a fazer o procedimento da melhor forma possível, garantindo a regularidade das empresas.
Está com alguma dúvida sobre como emitir a nova NFS-e? Deixe o seu comentário no post. Estamos dispostos a esclarecer as suas dúvidas sobre o tema.