O que faz um advogado especialista em direito imobiliário?
Você sabe quais são as principais atribuições de um advogado especialista em direito imobiliário? Essa é a pergunta é bastante relevante, pois esse segmento do universo jurídico tem ganhado notoriedade. Nesse contexto, o entendimento sobre as principais funções exercidas pelo advogado especialista na área vai te ajudar a fornecer o melhor suporte possível ao cliente e, consequentemente, tornar-se referência no mercado.
Pensando na importância desse tema, neste conteúdo abordaremos o que é o direito imobiliário, explicaremos sobre a importância do profissional especializado na área e destacaremos sobre as principais atribuições exercidas pelo advogado especialista em direito imobiliário. Continue com a gente.
O que é o direito imobiliário?
O direito imobiliário faz referência a uma área do direito privado que tem como objetivo fazer a regulamentação de diferentes aspectos referentes aos imóveis. Entre eles estão condomínio, compra e venda de imóveis, aluguel, usucapião, financiamento da casa própria etc.
Qual a importância do profissional especializado na área?
Primeiramente, o profissional especializado em direito imobiliário vai fornecer orientações para os seus clientes nas transações envolvendo imóveis. Esse caráter consultivo vai ajudar as pessoas a tomarem melhores decisões envolvendo esses ativos.
Além disso, a atuação de um profissional especializado em direito imobiliário é fundamental para assegurar que os negócios jurídicos ocorram de acordo com as leis vigentes. Desse modo, torna-se possível evitar futuras dores de cabeça, pois o profissional da área tem amplo conhecimento da legislação pertinente.
Quais as principais atribuições exercidas pelo advogado especialista em direito imobiliário?
O advogado especialista em direito imobiliário pode ajudar os clientes de diversas formas, pois ele apresenta diferentes atribuições. Entre elas estão a elaboração de contratos, a locação, o registro e a compra de imóveis. Destacaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.
Elaboração de contratos de compra e venda
A elaboração de contratos de compra e venda é um dos principais exemplos de atuação por parte do profissional especialista em direito imobiliário. Nesse contexto, o advogado pode fazer análise de todas as documentações pertinentes ao imóvel, verificar os registros etc.
Além disso, ele pode prestar suporte às pessoas interessadas em comprar ou vender um imóvel, analisar contratos de financiamento imobiliário, fazer a escritura de compra e venda, entre outras possibilidades.
Locação
O aluguel de imóveis é uma das principais negociações envolvendo o direito imobiliário. O profissional especialista na área pode prestar assessoria jurídica para o locatário e o locador.
Registro de imóveis
Existem diversos imóveis que estão com os registros irregulares, o que contribui para diminuição da segurança do comprador. Nesse momento, o advogado pode atuar com o objetivo de regularizar os registros e a titularidade do bem.
Aquisição de imóveis
As operações envolvendo a venda e a aquisição de imóveis é uma das áreas mais conhecidas de atuação por parte do advogado imobiliário. Ele pode fornecer suporte na operação de compra e venda de imóveis, também pode analisar a documentação e fazer as promessas de compra e venda. Vale destacar ainda que o suporte pode ser feito para o comprador e também ao vendedor.
O advogado especialista em direito imobiliário ainda é capaz de fornecer orientações sobre análise de financiamentos, escrituras, entre outras possibilidades pertinentes a esse ramo do universo jurídico.
Distrato imobiliário
Por diferentes razões, as pessoas podem desistir da compra de um imóvel. Nesse momento faz-se necessário o distrato imobiliário. Quando essa questão ocorre é necessário contar com o auxílio de um advogado, pois ele analisa as cláusulas relativas às desistências e eventuais devoluções de valores.
Relações condominiais
O profissional do segmento jurídico pode prestar consultoria em diferentes relações condominiais. O advogado pode redigir ou modificar as convenções e regulamentos dos condomínios. Ele também é capaz de defender os interesses dos condôminos.
Qual o salário médio de um advogado especialista na área?
De acordo com o site Vagas.com, o salário médio de um profissional especialista em Direito imobiliário é de R$ 4.771,00 no Brasil. Ainda segundo o site, o advogado imobiliário começa sua carreira ganhando R$ 3.621,00 mensais. Vale destacar que para exercer essa função é necessário ser graduado em Direito e ter sido aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Diante dos dados apresentados, podemos dizer que o direito imobiliário é uma área que está em bastante expansão e o profissional especializado no segmento tende a ser valorizado no mercado. Vale muito a pena estar por dentro em relação às últimas tendências do setor
Como é possível perceber, o advogado especialista em direito imobiliário é um profissional bastante requisitado. Essa área tem apresentado um importante crescimento no universo jurídico e a tendência deve continuar nos próximos anos. Por isso, vale muito a pena entender sobre as principais funções exercidas para se tornar um profissional eficiente e reconhecido no mercado.
Você está com alguma dúvida sobre o que faz um advogado especialista em direito imobiliário? Deixe o seu comentário no post. Não perca essa oportunidade de esclarecer as suas dúvidas sobre o tema. Estamos dispostos a te ajudar!