O que muda com a LGPD?
Você sabe o que muda com a LGPD? Essa é uma dúvida bastante presente por parte de empresas dos mais variados segmentos e cortes de mercado, incluindo os escritórios de advocacia. Além disso, o departamento jurídico das organizações também lida com questões relacionadas a essa nova regulamentação.
A LGPD trata de questões relacionadas à segurança da informação, privacidade e proteção de dados. Ela traz novas diretrizes nas quais as empresas devem se atentar para garantir o caráter sigiloso de alguns dados.
Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo vamos destacar sobre o que é a essa nova lei, informaremos quais são as questões que modificam com essa legislação e forneceremos dicas que vão te ajudar a se adaptar ao novo cenário. Acompanhe a seguir.
O que é a LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor desde agosto de 2020 e a visa assegurar transparência e segurança das empresas no tratamento de informações das pessoas.
A nova norma determina que as empresas devem obter a autorização explícita das pessoas para poderem utilizar os dados, especialmente os de caráter sigiloso.
Além disso, as informações devem ser utilizadas para fins específicos e legítimos, ou seja, os dados não podem ser usados de qualquer maneira.
Qual a importância da norma?
A LGPD estabelece diretrizes para o tratamento de dados. Dessa maneira, os negócios que não seguirem a norma estão sujeitos às penalidades da legislação, como multas.
Sobre esse tema é importante ressaltarmos que os escritórios que agem consoante a Lei Geral de Proteção de Dados transmitem mais credibilidade e confiança por parte das clientes, o que favorece o fechamento de vendas.
O que muda com a LGPD?
Primeiramente, as empresas devem adotar uma política de organização dos dados. Por meio dessa prática torna-se possível gerenciá-los e classificá-los. Essa questão ganha mais importância no caso de dados sensíveis, como informações sigilosas de clientes.
Além disso, os negócios devem estabelecer critérios de governança e práticas de segurança para evitar com que os dados sejam vazados, otimizando a segurança das informações.
Diante desse cenário é fundamental que os colaboradores têm um conhecimento do tema e sejam treinados para seguir a nova legislação. Isso porque, esse aspecto vai ajudar o seu negócio a cumprir as medidas de segurança, coibindo incidentes de violação de dados.
Como se adaptar às novas regulamentações?
Destacamos anteriormente sobre a relevância da LGPD e as modificações previstas por essa norma. Para te ajudar nesse cenário vamos fornecer dicas que vão ajudar o seu escritório a se adaptar às novas regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados e utilizá-las em favor do crescimento da empresa.
Conhecer os dados
Sem dúvida, o conhecimento dos dados é fundamental para se adaptar às novas regulamentações. Nesse contexto é importante verificar as informações de caráter sigiloso e estabelecer diretrizes de segurança mais cautelosas. Entre algumas estratégias estão a regras de backups, o uso de criptografia etc.
Implementação de novas práticas de trabalho
A implementação de novas práticas de trabalho vai ajudar a melhorar a segurança da informação no seu cotidiano. Nesse contexto é importante buscar formas de melhorar o gerenciamento das informações e seguir procedimento simples, mas que ajudam a melhorar a segurança dos dados. Entre eles estão a utilização de senhas fortes, o uso de antivírus, firewall etc.
Utilização de software jurídico
O software jurídico é um grande aliado para o seu escritório de advocacia cumprir as diretrizes da LGPD. Isso acontece porque a ferramenta centraliza as informações, facilitando o tratamento dos dados.
Dessa maneira, você terá uma visão abrangente sobre tudo que acontece na empresa e poderá identificar facilmente os dados de caráter sigiloso e que merecem uma atenção especial.
Como é possível perceber, há diferentes questões que mudam com a LGPD. Procuramos apresentar esses aspectos e fornecer dicas para te ajudar a se adaptar às mudanças da melhor forma. Dessa maneira, torna-se possível cumprir as leis vigentes e garantir segurança jurídica nas operações do seu negócio.
Está com alguma dúvida sobre o que muda com a LGPD? Entre já em contato com a gente! Veja como o nosso sistema pode ajudar a sua empresa a estar conforme a LGPD e, consequentemente, adaptar-se às modificações da lei.