Petição inicial: o que é e qual a sua importância?

A petição inicial é um dos principais documentos elaborados pelos advogados e ela é fundamental para o decorrer do processo. Isso porque, por meio do pedido torna-se possível ter o conhecimento de um determinado processo e saber como ele vai acontecer.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo destacaremos o que é a petição inicial e qual a sua importância. Além disso, vamos fornecer dicas que vão te ajudar a produzir boas peças. Continue com a gente para saber mais.

O que é a petição inicial?

Trata-se da peça que marca o início de um processo jurídico na área cível e apresenta a demanda ao juiz. Nesse ato processual há a menção dos elementos da ação: as partes interessadas e o pedido específico.

Como produzir boas peças?

Destacamos anteriormente que a petição marca o início de um processo. Caso ela seja bem elaborada, aumentam-se as chances de o seu cliente obter sucesso na causa. Por esse motivo, na sequência do conteúdo vamos fornecer dicas que vão te auxiliar na produção de boas peças.

Ser objetivo

Primeiramente, para produzir uma boa petição inicial é importante ser objetivo, claro e coerente. Também é importante ser direto ao ponto. Ambas as questões, somadas, vão facilitar o entendimento da peça por parte do juiz, agilizando o processo.

Qualificar as partes envolvidas

Não se esqueça de qualificar as partes envolvidas. Desse modo, deve-se colocar as partes que estão envolvidas na ação: o autor e o réu. 

Destacar os fundamentos jurídicos do pedido

Não se esqueça de destacar o fato, as especificações do caso e os fundamentos jurídicos. Nesse momento coloca o direito que busca requerer. Também é uma boa prática ter atenção em relação à redação da petição e dividi-la em subtópicos para facilitar a leitura.

Informar as provas

As provas são uma das partes mais importantes do processo. Quanto mais evidentes e quanto maior o número de provas, maiores serão as chances de você obter sucesso na sua petição e no julgamento do seu cliente.

Por esse motivo, é fundamental inserir as provas ou mesmo prever os tipos pelas quais pretende produzir no decorrer do processo. 

Caso esteja em dúvida, indique todas as provas cabíveis para o caso. Desse modo, será possível esclarecer os fatos ocorridos.

A petição inicial é um dos documentos mais elaborados pelos profissionais do segmento jurídico. Por isso, é fundamental ter o conhecimento das melhores práticas para que seja possível elaborar uma peça, aumentando as chances de sucesso.

Este conteúdo no qual destacamos sobre o que é a petição inicial foi útil para você? Compartilhe este post aos amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.

Receba conteúdos perfeitos para o crescimento e gestão do seu escritório de advocacia — uma vez ao mês.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail - não fazemos spam.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.