Planilha do fluxo de caixa na advocacia: como otimizá-la no seu escritório?
Você sabe montar a planilha do fluxo de caixa na advocacia e como otimizá-la no seu negócio de maneira otimizada?
O conhecimento desse tema é fundamental, pois vai ajudar o seu escritório a ter o entendimento dos recursos financeiros que entram e saem das empresas. Com isso, torna-se possível otimizar a gestão das finanças do seu empreendimento.
Sabemos que o gerenciamento dos recursos financeiros é fundamental, pois ajuda a sua empresa a aproveitar os recursos disponíveis em prol do alcance dos objetivos, otimizando a lucratividade dos negócios.
Você também vai saber estabelecer prioridades no momento de fazer investimentos de maneira assertiva.
Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é o fluxo de caixa, abordaremos sobre a importância de conhecer os recursos que entram e saem da empresa.
Além disso, iremos fornecer dicas que vão ajudar a nossa persona a montar o fluxo de caixa com eficiência e eficácia. Boa leitura.
O que é o fluxo de caixa?
O fluxo de caixa faz referência ao dinheiro que circula no caixa da empresa. Desse modo, podemos dizer que o entendimento esse conceito vai ajudar os empresários a terem conhecimento dos recursos financeiros que entram e saem do escritório todos os meses.
Qual a importância de conhecer os recursos que entram e saem no escritório?
As empresas que se debruçam em entender sobre a situação do fluxo de caixa conseguem ter uma melhor compreensão sobre a situação financeira do escritório de advocacia.
Ao conhecer sobre essa métrica financeira torna-se possível estabelecer prioridades em relação aos gastos, evitar desperdícios e fazer investimentos de maneira assertiva e segura, contribuindo para o crescimento do negócio.
Podemos dizer, portanto, que ao conhecer os recursos que entram e saem da organização torna-se possível fazer o seu escritório ser mais lucrativo e a melhorar a sustentabilidade financeira.
Como montar a planilha do fluxo de caixa na advocacia?
A montagem da planilha do fluxo de caixa na advocacia é uma tarefa simples e fundamental para otimizar o controle financeiro. Vamos abordar abaixo sobre os principais passos para te ajudar a montar a planilha de forma eficiente.
Montar o cabeçalho
O primeiro passo para montar a planilha é a montagem do cabeçalho. Nesse momento é necessário cadastrar informações básicas das contas. Entre elas estão o saldo anterior, saldo atual, saldo do dia, valor das receitas e despesas etc.
Conhecer as fontes de receitas e despesas
O conhecimento de todas as fontes de receitas e despesas é fundamental na elaboração da planilha do fluxo de caixa.
Ao entender sobre essas questões torna-se possível elaborar a planilha do fluxo de caixa de forma detalhada, o que vai te ajudar a conhecer melhor sobre a realidade financeira do seu escritório de advocacia.
Colocar os saldos das contas
Não se esqueça de colocar os saldos de todas as contas. O preenchimento detalhado dos saldos vai te ajudar a ter o conhecimento preciso sobre a situação financeira do seu negócio e também do fluxo de caixa.
Quais são os principais erros no fluxo de caixa?
Sabemos que o fluxo de caixa é muito importante para as empresas. No entanto, alguns erros são cometidos e eles podem comprometer a situação financeira dos negócios. É importante conhecer essas questões para evitar essas situações.
Misturar recursos pessoais com os da empresa
Trata-se de um erro bastante frequente, especialmente por empresas de pequeno porte. Isso porque, muitos indivíduos confundem as contas pessoais com as empresariais.
Para evitar esse erro é fundamental definir um valor fixo para o pró-labore e fazer o cadastro no planejamento mensal do fluxo de caixa.
Pode parecer um mero detalhe, mas a mistura das contas pode gerar grandes prejuízos para as empresas, pois a recuperação dessas perdas pode ser um trabalho árduo, podendo demorar muito tempo.
Gastos sem planejamento
A realização de gastos sem planejamento compromete não só o fluxo de caixa, mas de todo o setor financeiro das empresas.
Por isso, é muito importante estabelecer um orçamento mensal, pois essa prática vai te ajudar definir prioridades e aproveitar melhor os recursos financeiros.
Ainda utilizar controle manual
Em um cenário em que contamos com um amplo conjunto de ferramentas tecnológicas fazer o controle manual do fluxo de caixa é um dos principais erros cometidos nos escritórios de advocacia.
Isso acontece por diferentes motivos. Primeiramente, há maior número de erros devido ao fato de as atividades serem executadas manualmente.
Além disso, vai ser necessário mais tempo para cumprir as tarefas, o que compromete a produtividade do escritório.
Como é possível perceber, a montagem da planilha do fluxo de caixa na advocacia é fundamental. Por meio dessa prática torna-se possível ter o conhecimento dos recursos que entram e saem dos negócios. Você também vai ser capaz de otimizar a gestão dos recursos financeiros do seu empreendimento.
Por esses motivos, procuramos te fornecer dicas que vão te ajudar a montar a planilha de caixa na advocacia para ajudar no crescimento do seu negócio e otimizar a sustentabilidade financeira na sua empresa.
Este conteúdo no qual fornecemos dicas sobre como otimizar a planilha do fluxo de caixa na advocacia foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos sobre o tema em primeira mão. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.