Segmento jurídico: 5 profissões que estarão em alta em 2024

O mundo está em constante mudança, e o mercado de trabalho não é diferente. Novas tecnologias, tendências e desafios surgem a todo momento, exigindo que os profissionais se adaptem e se atualizem para permanecerem competitivos.

No segmento jurídico, não é diferente. As transformações tecnológicas, a globalização e a crescente complexidade dos negócios estão impulsionando a demanda por novos perfis profissionais. Por isso, é fundamental conhecer as profissões que estarão em alta.

Neste post, vamos apresentar as principais profissões que estarão em alta no Direito em 2024. Acompanhe a seguir.

Quais as profissões que estarão em alta em 2024?

1. Tributaristas

Os advogados tributários estão entre os profissionais mais demandados no mercado jurídico. Essa tendência tende a ganhar mais espaço por causa das mudanças que estão por vir no segmento tributário.

A Reforma Tributária está em tramitação no Congresso Nacional e deve alterar a estrutura de impostos no Brasil. A norma tem como objetivo unificar e simplificar a cobrança de tributos no nosso país.

Nesse cenário, os advogados tributários tendem a ser cada vez mais procurados pelas empresas para esclarecer eventuais dúvidas sobre a legislação tributária e ajudar as organizações a otimizarem o planejamento tributário. 

2. Compliance

Trata-se de outro segmento de destaque no Direito e ele atua focado na integridade corporativa. Essa área ajuda as organizações a seguirem padrões de conduta e normas para mitigar os riscos aos órgãos reguladores e agentes governamentais.

A procura por profissionais especializados nesse segmento é crescente, pois ajuda as empresas a desenvolverem processos conforme a lei e garantindo o crescimento organizacional.

3. Especialistas em contratos

Os contratos estão presentes nos mais diversos tipos de acordos e eles podem abranger diferentes áreas do Direito. Os advogados especialistas em contratos tendem a ser cada vez mais demandados, pois eles podem elaborar uma ampla gama de documentos.

Para ser bem-sucedido na área é fundamental conhecer sobre as características específicas de cada contrato e ter uma visão abrangente do segmento jurídico, pois os contratos têm uma natureza multidisciplinar. Nesse cenário, conhecimentos da área cível, administrativa, penal, tributária, digital, entre outras, podem ser muito úteis. 

4. Setor empresarial

Outra área com demanda crescente é a empresarial. O profissional especialista nesse segmento pode se responsabilizar, por exemplo, por abrir e fechar empresas, elaborar contratos ou estatutos, entrar com pedido de recuperação judicial, entre outras atribuições relevantes.

5. Direito digital

Apesar de ser uma área nova no Direito, o segmento digital está ganhando cada vez mais espaço. Essa tendência deve continuar em 2024 e isso se deve à expansão das novas tecnologias no nosso cotidiano.

O profissional especialista no Direito Digital pode exercer trabalhos relacionados ao universo consultivo, contencioso, criminal e compliance. Para ser bem-sucedido na área é fundamental ter o conhecimento de legislações específicas na área digital, como o Marco Civil da Internet e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Como é possível perceber, as profissões jurídicas que estão em alta em 2024 são aquelas que exigem conhecimento técnico, habilidades inovadoras e visão estratégica. Profissionais que se prepararem para essas mudanças terão mais chances de se destacar no mercado.

Está com alguma dúvida sobre as profissões que estarão em alta em 2024 no segmento jurídico? Deixe o seu comentário no conteúdo. Vamos esclarecer os seus questionamentos em relação ao tema.

Receba conteúdos perfeitos para o crescimento e gestão do seu escritório de advocacia — uma vez ao mês.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail - não fazemos spam.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.