6 benefícios do software jurídico para o escritório de advocacia
Sabe quais são os principais benefícios proporcionados pelo software jurídico para o escritório de advocacia? Essa é uma dúvida bastante presente por parte dos gestores e dos profissionais do segmento jurídico. O questionamento é bastante pertinente, pois ao conhecer esses aspectos positivos torna-se possível aproveitar a ferramenta em prol do crescimento organizacional.
Pensando na relevância desse tema, neste post informamos o que é o software jurídico e apresentamos os principais benefícios proporcionados pela ferramenta. Continue com a gente para saber mais.
O que é o software jurídico?
O software jurídico faz referência a um sistema informatizado que organiza e automatiza um amplo conjunto de atividades do cotidiano do profissional do Direito. Dessa maneira, podemos dizer que as funcionalidades presentes são úteis para o cotidiano dos trabalhos feitos nos escritórios de advocacia e no departamento jurídico das empresas.
Com isso, o software jurídico conta com um amplo conjunto de funcionalidades que são úteis para os mais variados profissionais. Entre eles estão os advogados autônomos, sócios de um escritório, profissionais do departamento jurídico de uma companhia etc.
Quais são os benefícios proporcionados?
O software jurídico proporciona diversos aspectos positivos para as empresas e também para os escritórios de advocacia. Muitos desses benefícios estão relacionados com a otimização da gestão, a facilidade de uso cotidiano e a segurança das informações. Abordaremos sobre essas questões logo abaixo.
1.Otimiza a gestão do escritório
O primeiro aspecto positivo proporcionado pelo software jurídico é a otimização do gerenciamento do escritório. Essa questão acontece porque o próprio sistema conta com um amplo conjunto de funcionalidades que vão ajudar os gestores a terem uma visão geral do funcionamento do escritório de advocacia.
Por meio dessa ferramenta torna-se possível ter o conhecimento dos processos em andamento no escritório, da situação financeira, da performance de diferentes segmentos empresariais etc.
Desse modo, torna-se possível ter uma visão geral do negócio, contribuindo para a tomada de decisões seguras e assertivas. Entre elas estão, por exemplo, o momento ideal para fazer investimentos de expansão, a disponibilização de novos serviços, a contratação de novos profissionais do segmento jurídico etc.
2. Melhorias na gestão dos processos
Os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos das empresas lidam com um amplo conjunto de processos. Nesse contexto é muito importante contar com uma ferramenta especializada para otimizar a gestão.
Nesse contexto, o software jurídico é bastante benéfico. Isso porque, o sistema facilita a visualização dos processos e otimiza o trabalho dos gestores e profissionais de acompanhá-los, ficando bem informado sobre cada processo em andamento.
3. Melhora o controle de prazos
Ao contar com o software jurídico, você vai melhorar o controle dos prazos de um amplo volume de processos. Dessa maneira, evita-se atrasos e prejuízos aos clientes.
O controle de prazos também é útil na gestão financeira empresarial. No próprio sistema, você vai ter o conhecimento das contas a pagar e o vencimento de cada compromisso, quitando as contas no prazo combinado e evitando a incidência de juros ou multas.
4. Facilidade de uso
O software jurídico apresenta a vantagem de ser intuitivo. Dessa forma, a curva de aprendizado é otimizada. Com isso, em pouco tempo os gestores e profissionais do Direito vão saber utilizar as funcionalidades da plataforma, otimizando a produtividade dos trabalhos.
5. Otimização da produtividade
O sistema jurídico automatiza um amplo conjunto de tarefas pertinentes aos escritórios de advocacia e aos departamentos jurídicos das organizações. Desse modo, há a diminuição de tarefas manuais e burocráticas. Quando essa questão ocorre, os profissionais vão poder focar os esforços na realização de atividades estratégicas e que favorecem o crescimento do negócio.
A ferramenta tecnológica ainda vai ajudar os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos das empresas a executarem mais tarefas em menos tempo, e de maneira efetiva.
6. Segurança dos dados
A segurança das informações é um dos principais aspectos positivos proporcionados pelo software jurídico. Essa questão acontece por diferentes motivos.
Primeiramente, ao contar com o sistema torna-se possível ter acesso aos dados relevantes do seu negócio e de maneira centralizada. Essa questão facilita a consulta das informações relacionadas ao escritório.
Além disso, o software jurídico apresenta a vantagem de ter o controle de acesso às informações. Essa questão é feita por meio da criação de perfis customizáveis. Com isso, somente as pessoas interessadas é que vão ter o conhecimento dos dados, garantindo a confidencialidade e sigilo.
Se ainda houver dúvidas sobre acertos e erros na contratação e utilização de software jurídico, você precisa assistir a este podcast:
O software jurídico tem vários benefícios e eles são fundamentais para otimizar a produtividade do escritório de advocacia e do departamento jurídico das empresas. Por esse motivo, procuramos apresentar o sistema e os aspectos positivos para que você possa utilizar a ferramenta de forma a otimizar os seus trabalhos no cotidiano profissional.
Está com alguma dúvida sobre os principais benefícios proporcionados pelo software jurídico para o escritório de advocacia? Entre já em contato com a gente! Estamos dispostos a te ajudar a aproveitar essa ferramenta da melhor forma possível. Não perca essa grande oportunidade!