Técnico em Serviços Jurídicos e graduação em Direito: quais as diferenças?
Quais são as diferenças entre o curso técnico de Serviços Jurídicos e a graduação em Direito? Essa pergunta é bastante pertinente, pois essas áreas são bastante relacionadas.
Muitas pessoas, especialmente as mais jovens pelo fato de iniciarem a definir os seus rumos profissionais e terem pouca experiência no assunto, têm dúvidas em relação ao tema. Por esse motivo, é necessário entender ambas as áreas e as características pertinentes para que seja possível tomar uma decisão assertiva.
Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos detalhadamente sobre as diferenças entre as duas áreas, informaremos como funciona ambos os cursos e destacaremos sobre a área de atuação. Continue com a gente.
O que é um curso técnico?
Antes de explorarmos as diferenças necessário entender sobre as características gerais sobre os cursos para que seja possível um melhor entendimento sobre o assunto.
O curso técnico faz referência a um curso de nível médio que visa capacitar a pessoa com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades. Geralmente, apresenta entre 1 e 2 anos de duração e assegurar as pessoas a possibilidade de acesso imediato ao mercado de trabalho. Além disso, ajuda os profissionais a se requalificarem ou reinserirem no mercado.
O que é uma graduação?
A graduação, por sua vez, costuma apresentar uma carga teórica maior e tem como objetivo de deixar o profissional mais qualificado. Além disso, esse curso costuma ser mais valorizado no mercado de trabalho em relação ao tecnólogo. Por outro lado, um curso de graduação costuma durar entre 4 e 6 anos e geralmente é mais caro do que um curso técnico.
Quais as diferenças entre o técnico em Serviços Jurídicos e a graduação em Direito?
O curso técnico em Serviços Jurídicos tem como objetivo formar profissionais capacitados para exercer funções de suporte administrativo no âmbito jurídico. Na maioria das vezes, têm 2 anos de duração.
A graduação em Direito, por sua vez, dura 5 anos e apresenta uma carga teórica mas abrangente se comparado com o curso técnico em Serviços Jurídicos. O leque de atuação também é mais amplo, pois a pessoa pode atuar como advogado nas mais diversas áreas do Direito ou mesmo exercer uma função jurídica na esfera pública.
Como funciona o curso técnico em Serviços Jurídicos?
Como destacamos anteriormente, o curso técnico em Serviços Jurídicos tem 2 anos de duração e tem como objetivo ajudar os profissionais a terem um rápido acesso ao mercado de trabalho e também se requalificarem de forma rápida e eficiente.
Durante o curso, o aluno terá uma visão geral e abrangente sobre os principais tópicos jurídicos como o Direito Constitucional, Administrativo, Digital, Empresarial, Civil, Tributário e Penal. Além disso, também terá noções básicas de Português, Inglês e Informática. Todas dessas disciplinas ajudarão o profissional a ser capacitado para fornecer suporte no âmbito jurídico.
Como funciona a graduação em Direito?
A graduação em Direito costuma apresentar 5 anos de duração e tem uma carga teórica mais reflexiva. Nos primeiros anos, o aluno vai entrar em contato com disciplinas de caráter mais teórico como a Sociologia, a Filosofia, Economia, Teoria do Estado etc.
Depois, com o decorrer do curso, o aluno entrará em contato com disciplinas mais aliadas à prática e que o ajudarão a se tornar um ótimo profissional. Entre elas estão o Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito Penal, Direito Tributário, Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Internacional, entre outros.
Após terminar a graduação, a pessoa precisa fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para certificar os seus conhecimentos. Caso seja aprovada, ela vai conseguir o registro e poderá atuar com advogado e outras possibilidades no segmento jurídico.
Qual a área de atuação do profissional de Serviços Jurídicos?
O técnico em Serviços Jurídicos está apto para atuar na execução de serviços de apoio técnico administrativo e também no suporte de escritórios de advocacia.
Desse modo, o técnico em Serviços Jurídicos Está aflito para auxiliar o profissional jurídico responsável no cumprimento de diversas determinações judiciais e legais.
Além disso, ele poderá ajudar na execução de atividades de auditoria jurídica, fazer o arquivamento de processos e documentos técnicos, prestar atendimento ao público em geral e zelar pela integridade dos documentos físicos, com o objetivo de preservar o caráter sigiloso e os interesses das partes envolvidas.
Qual a área de atuação do profissional graduado em Direito?
O profissional graduado em Direito tem uma área abrangente de atuação. Além disso, trata-se de um segmento valorizado no mercado.
Quem é graduado em Direito e tem o registro na OAB poderá ser advogado e consultor jurídico nas mais diversas áreas jurídicas. Além disso, o indivíduo terá a oportunidade de atuar em diversas funções públicas como no caso dos Promotores de Justiça, Juízes, Defensores Públicos etc.
Como é possível perceber, o curso técnico em Serviços Jurídicos e a graduação em Direito apresentam características diferentes e, consequentemente, o profissional em áreas distintas de atuação. Por esse motivo, é muito importante conhecer sobre ambas as áreas para que você possa tomar uma decisão assertiva e assegure um bom futuro profissional.
Gostou deste conteúdo na qual exploramos as principais diferenças entre o curso técnico em Serviços Jurídicos e a graduação em Direito? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permite que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.