Tendências do Direito: o que são e qual a importância delas?

A área jurídica tem passado por profundas transformações nos últimos anos. Muitas delas estão relacionadas às mudanças proporcionadas pelas ferramentas tecnológicas. Nesse contexto, é muito importante estar por dentro das tendências do Direito para você estar bem antenado sobre a sua área e, consequentemente, esteja atualizado.

Dessa maneira, podemos dizer que os advogados e demais profissionais do segmento jurídico que estejam antenados em relação ao tema vão gerar mais valor no mercado.

Esse mesmo raciocínio é válido no âmbito empresarial. Os escritórios de advocacia vão gerar mais valor aos clientes e o departamento jurídico vão aprimorar os processos jurídicos internos relacionados às empresas.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo destacaremos quais são as tendências do Direito, informaremos sobre a relevância de estar antenado sobre o tema e explicaremos sobre as principais tendências da área. Continue com a gente para saber mais.

O que são as tendências do Direito?

Não há muitos segredos em relação a esse tema. As tendências do Direito fazem referência às atividades que vão estar aquecidas nos próximos anos no segmento jurídico.

Muitas das tendências do Direito estão relacionadas com a implementação das tecnologias jurídicas, o crescimento de áreas do Direito Digital e a expansão das áreas de compliance.

Qual a importância de estar antenado sobre o assunto?

Por diferentes motivos é fundamental estar antenado em relação às tendências relacionadas ao Direito. Primeiramente, você vai estar atualizado sobre as necessidades do segmento jurídico. Além disso, torna-se possível estar mais bem preparado para enfrentar os desafios mercadológicos.

Quem está antenado sobre as tendências do Direito também vai ser capaz de gerar mais valor no mercado. Nesse contexto, os profissionais que se atentam em relação ao tema vão ser capazes de fornecer melhor suporte ao cliente e otimizar a prestação dos serviços no escritório de advocacia.

Vale destacar ainda que ao se atentar sobre as tendências mercadológicas, você vai ter mais conhecimentos sobre o mercado jurídico e ainda vai se aperfeiçoar profissionalmente, contribuindo para o seu crescimento no mercado.

Por outro lado, quem não se atualiza e fica na zona de conforto, pode perder espaço no mercado e ficar defasado. Essa questão ganha ainda mais relevância no cenário atual de expansão das novas tecnologias no segmento jurídico.

Quais são as principais tendências da área?

Destacamos anteriormente em relação à importância de estar antenado sobre o futuro do mercado jurídico. Quem está atento a esse tema, vai estar atualizado sobre o funcionamento do mercado.

Nesse momento é comum surgir a seguinte dúvida: quais são as principais tendências do Direito? O conhecimento desse tema vai te ajudar a direcionar os esforços e se atualizar conforme as demandas mercadológicas, favorecendo o seu crescimento profissional.

Há um grande conjunto de tendências relacionadas ao Direito e muitas delas estão relacionadas com a implementação e crescimento de novas ferramentas tecnológicas, o surgimento de novas áreas jurídicas e a expansão de novos serviços jurídicos. Abordaremos sobre essas questões com mais detalhes logo abaixo.

Crescimento das lawtechs

Uma das principais tendências do Direito é a expansão das lawtechs. Elas fazem referência às empresas que desenvolvem um amplo conjunto de produtos e ferramentas tecnológicas para a área jurídica. Entre alguns exemplos estão a jurimetria, os softwares de gestão, a extração de informações públicas etc.

Compliance

O compliance faz referência ao conjunto de práticas utilizadas com o objetivo de cumprir normas, políticas e diretrizes visando assegurar o cumprimento das leis nos processos empresariais.

Legal design

O Legal Design faz referência a uma abordagem que se inspira no Design Thinking e visa buscar soluções estratégicas e inovadoras voltadas ao contexto jurídico. Essa prática volta-se ao ser humano, contribuindo para entregar mais valor.

Essa tendência tem apresentado franco crescimento no ramo jurídico. Isso porque, ela é bastante útil no desenvolvimento de peças para facilitar a compreensão de clientes e juízes.

Advocacia remota

Em um cenário de expansão das novas tecnologias, a advocacia remota tem ganhado cada vez mais espaço. Isso se intensificou no cenário pandêmico no qual mais pessoas tiveram que seguir regras de isolamento social para evitar a disseminação da Covid-19.

Essa questão favoreceu a expansão da implementação de novas ferramentas tecnológicas. Com isso, a advocacia remota é uma das principais tendências do Direito e ela expande as possibilidades de atuação do profissional do segmento jurídico.

Trata-se, portanto, de mais um canal no qual os advogados vão prestar suporte ao cliente e fornecer atendimento humanizado para cada pessoa. Além disso, não há a barreira geográfica, ampliando a sua capacidade de conquistar novos clientes no seu escritório de advocacia.

Jurimetria

De maneira resumida, a jurimetria faz referência à aplicação da estatística aplicada ao segmento jurídico. Essa prática é utilizada juntamente com os sistemas jurídicos em um modelo de buscar prever resultados.

Por meio dessa prática, os escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos das empresas vão fazer análises mais precisas e, consequentemente, vão tomar decisões melhores, contribuindo para o crescimento organizacional.

Segurança dos dados

A segurança das informações é um tema cada vez mais crescente no meio virtual e essa realidade também se aplica na área jurídica. As legislações sobre o tema têm ganhado espaço e entre elas está a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). As normas são recentes, pois a internet é recente no Brasil.

Sobre esse tema é importante destacar ainda que novos problemas surgiram com a internet. Entre eles estão os crimes digitais, o aumento das fake news, invasão de privacidade, crimes financeiros etc. Nesse contexto, aumentou-se a necessidade de desenvolver legislações no contexto digital.

O desenvolvimento de normas ajuda a melhorar o controle maior em relação ao uso das redes e uma das principais leis foi justamente a LGPD.

Direito digital

Em um ambiente no qual é marcado pela expansão das ferramentas tecnológicas no nosso cotidiano é natural que o Direito Digital ganhe destaque. Há um amplo conjunto de regulamentações normalizadoras nessa área, como o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que entrou em vigor em 2020.

Esse segmento visa evitar a prática de condutas lesivas no ambiente on-line e também responsabilizar o autor pelos danos gerados. Dessa maneira, o Direito Digital tende a ganhar espaço. Os profissionais do ramo jurídico que se especializarem na área vão se destacar no mercado e ampliar o número de clientes.

A área digital também é relevante aos profissionais que se especializam em outros segmentos jurídicos, devido ao caráter interdisciplinar do Direito.

Por isso, é importante estar atento a esse segmento e se atualizar sobre as tendências da área. Desse modo, torna-se possível estar antenado das demandas e tendências do Direito.

Direito ambiental

Esse segmento foi criado com o objetivo de prevenir danos ambientais e ajudar na promoção do desenvolvimento sustentável. Trata-se de um segmento jurídico que tem apresentado alta demanda, pois aborda temas muito importantes na nossa sociedade.

A área tem apresentado demanda crescente no setor público e privado e o crescimento desse segmento é uma das principais tendências da área jurídica. Outras áreas emergentes correlatas tendem a ganhar ascensão. Entre elas estão o setor energético, biodireito etc.

Marketing jurídico

Outra tendência crescente do Direito é a expansão do marketing jurídico. Essa prática faz referência às estratégias utilizadas para o fortalecimento da imagem dos escritórios de advocacia e dos profissionais do segmento jurídico.

Essa tática tem como objetivo divulgar de maneira efetiva os serviços prestados. Entre alguns locais em que são desenvolvidas as estratégias estão os sites, as redes sociais etc.

Em ambos os ambientes, os profissionais do ramo jurídico vão ter a oportunidade de produzir conteúdos valiosos aos clientes, esclarecer as dúvidas, prestar um bom suporte e ganhar credibilidade no mercado. Essas questões, somadas, vão contribuir para os escritórios de advocacia conquistar mais clientes e crescer no mercado.

Integração entre as áreas jurídicas

Destacamos anteriormente que sobre o caráter interdisciplinar entre as áreas jurídicas. Essa questão tende a se intensificar nos próximos anos. Novas áreas estão surgindo ou se expandindo, como o direito digital, e elas vão se integrar com segmentos tradicionais do direito, como o Civil, Penal etc.

Integração entre Direito e tecnologia

Destacamos também que as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Esse raciocínio também é válido para as atividades relacionadas ao segmento jurídico.

Podemos dizer, portanto, que a integração entre o Direito e a tecnologia é uma das principais tendências desse universo. Os softwares de gestão, os sistemas jurídicos e outros programas informatizados vão estar presentes nas atividades jurídicas e irão automatizar um amplo conjunto de processos, contribuindo para otimizar a produtividade nos escritórios de advocacia e nos departamentos jurídicos.

Análise das métricas

Em um contexto no qual temos acesso a um amplo volume de dados, a análise das métricas é uma tendência crescente no ambiente empresarial e essa realidade também é válida para o segmento jurídico.

Isso acontece porque a análise das métricas ajuda os gestores a conhecerem a realidade dos escritórios, a entenderem as necessidades organizacionais e a tomarem decisões assertivas. Ambas as questões, somadas.

Automação da gestão com o software jurídico

Outra importante tendência é a automação da gestão dos escritórios e dos departamentos jurídicos com o software jurídico. Isso porque, essa ferramenta elimina tarefas burocráticas e automatiza um amplo conjunto de atividades organizacionais.

Como é possível perceber, há um amplo conjunto de tendências do Direito que estão sendo implementadas em diferentes ambientes jurídicos. Entre eles estão os escritórios de advocacia e departamento jurídico das organizações. Ao estar antenado sobre essas questões você vai gerar mais valor e se destacar no mercado.

Por esses motivos, procuramos apresentar a você as principais tendências visando te ajudar a implementá-las de maneira otimizada no seu cotidiano profissional e ajudar no seu desenvolvimento no mercado.

Este conteúdo no qual apresentamos sobre as tendências do Direito foi útil para você? Compartilhe o conteúdo para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.

Receba conteúdos perfeitos para o crescimento e gestão do seu escritório de advocacia — uma vez ao mês.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail - não fazemos spam.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.