Visual Law: o que é e como utilizá-lo para conquistar mais clientes
Você sabe o que é o Visual Law? De maneira resumida, podemos dizer que se trata de uma técnica de design utilizada com o objetivo de melhorar a imagem visual e, assim, tornar a comunicação jurídica mais acessível para o público em geral. Desse modo, podemos dizer que se trata de uma estratégia didática e que facilita o entendimento do juridiquês.
Imagino que esteja interessado em saber mais sobre esse assunto. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos detalhadamente o que é o Visual Law e forneceremos dicas que o ajudarão a implementar essa prática no seu escritório de advocacia. Continue com a gente.
O que é Legal Design?
Antes de explicarmos o que é o Visual Law, é necessário explicarmos o que é o Legal Design. Isso porque, o Visual Law é uma subdivisão do Legal Design.
O Legal Design refere-se à aplicação do Design Thinking no segmento jurídico. Nesse contexto, a abordagem é baseada em conceitos de design e também no aspecto humano. O objetivo disso tudo é resolver problemas do cliente de maneira inovadora e criativa.
Por meio da diversidade de recursos visuais, caso sejam bem utilizados, torna-se possível deixar uma mensagem jurídica mais clara e compreensível para as pessoas. Isso pode ser feito por meio do uso de imagens, gráficos, QR Codes, entre outros elementos visuais. Todas essas questões contribuem para deixar a mensagem mais acessível, o que ajuda a resolver os problemas dos clientes.
O que é o Visual Law?
Essa prática é uma subdivisão do conceito anterior e o Visual Law é conhecido pelo fato de utilizar diversos recursos visuais (infográficos, fluxogramas etc) com o objetivo de facilitar a compreensão das pessoas sobre temas relacionados ao Direito.
Esse procedimento tornou-se bastante difundido pelo fato de se contrapor a forma tradicional de se comunicar na área que é o texto jurídico (feito de maneira extensa, rebuscada e difícil de ser entendido para quem é leigo no assunto). Ao explicar conceitos com formatos mais dinâmicos, o Visual Law ajuda a obter um melhor entendimento da comunicação jurídica.
Desse modo, podemos dizer que a junção entre direito, design e tecnologia ajuda os escritórios a construírem soluções inovadoras, melhorarem a comunicação e prestarem um melhor serviço focando no ser humano.
Quais as vantagens de aplicar o Visual Law?
Um dos principais objetivos do Visual Law é ajudar as empresas e as pessoas na tomada de decisões. Isso é feito por meio de uma abordagem acessível a quem é leigo em relação às questões relacionadas ao universo jurídico. Além disso, é muito importante ressaltar que a prática ajuda a melhorar a comunicação com as pessoas e incentiva o desenvolvimento de inovações em curto e longo prazo.
Vale destacar também que há diversas vantagens em aplicar os preceitos do Visual Law. A primeira delas é a clareza nas mensagens. Desse modo, pessoas leigas conseguirão entendê-las e tomar decisões melhores.
Como implementar o Visual Law no seu escritório de advocacia?
Agora que já sabe o que é o Visual Law e entende as principais vantagens, é necessário saber como implementar esse conceito no seu escritório. Entre algumas práticas estão o fato de não se apegar a ferramentas específicas, conhecer o usuário do documento e focar no problema que deseja resolver. Abordaremos sobre essas questões na sequência do artigo.
Não se apegue a ferramentas específicas
Quando o profissional da advocacia se apega a ferramentas específicas, ele pode ter a sua criatividade limitada ao se comunicar com o público. O objetivo do Visual Law é explicar conceitos jurídicos de maneira didática.
Desse modo, não há uma ferramenta que vale para todos os casos, pois depende de cada situação. Portanto, quem acaba se apegando a um programa específico tende a se perder e a ficar distante do objetivo principal do Visual Law e, consequentemente, a comunicação com o cliente tende a ficar menos efetiva.
Conheça o usuário do documento
É muito importante que você conheça quem será o usuário do documento, ou seja, a quem será destinado. Desse modo, será possível estabelecer uma comunicação direcionada conforme as características de cada indivíduo.
Caso seja um juiz, por exemplo, vale a pena apostar em uma linguagem mais técnica e demonstrar domínio no tema. Por outro lado, se for um leigo em temas jurídicos, as práticas do Visual Law serão uma ótima medida para comunicar de forma mais efetiva com a pessoa.
Foque no problema que deseja resolver
É muito importante também focar no problema que você deseja resolver. Desse modo, você aproveitará melhor os recursos proporcionados pelo Visual Law para transmitir a mensagem de maneira mais simples, o que contribuirá para o seu escritório de advocacia conquistar mais clientes.
Portanto, ao focar no problema que deseja resolver será possível estabelecer uma comunicação mais simples e, consequentemente, facilitar o entendimento das questões por parte dos indivíduos. Com isso, você conseguirá orientar melhor as pessoas e empresas a tomarem melhores decisões.
Como você pode perceber, o Visual Law é fundamental para o crescimento dos escritórios de advocacia. Isso porque, por meio de recursos visuais é possível estabelecer uma relação de comunicação mais acessível ao cliente, facilitando a explicação de conceitos jurídicos. Desse modo, você tende a melhorar a experiência do consumidor, o que contribuirá para o seu escritório conquistar mais clientes e se destacar no mercado.
Este conteúdo na qual falamos o que é o Visual Law e como utilizá-lo para conquistar mais clientes foi útil para você? Compartilhe este post para seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.