O que você DEVE considerar no planejamento anual do seu escritório de advocacia para 2021!
O período de férias forenses é ideal para organizar as pendências do escritório e começar o ano seguinte sem preocupações, não é? Um bom planejamento anual pode ser a chave para o sucesso em 2021!
Um bom planejamento do próximo ano do seu escritório de advocacia permitirá que você e sua equipe foquem mais energias nas tarefas que realmente importam, perdendo menos tempo e esforços com atividades de gestão. Sem dúvida, isso trará resultados positivos para o seu trabalho.
Pensando na importância desse tema, neste post forneceremos algumas dicas que o ajudarão a fazer o planejamento anual do seu escritório de advocacia visando 2021. Aproveite uma parte do recesso forense para se organizar!
Boa leitura!
1. Planejamento estratégico
Trata-se de um dos passos mais importantes, pois nesse momento define-se as melhores estratégias a serem adotadas visando o alcance dos objetivos. Uma ótima metodologia que poderá ajudar nisso é a análise SWOT.
Por meio dessa metodologia, identificam-se as forças internas (seus pontos fortes e os aspectos de melhoria) e os fatores externos (questões políticas, econômicas, sociais, tecnológicas etc) que possam contribuir ou não para o alcance dos objetivos.
O principal benefício dessa prática é que você conseguirá aproveitar melhor os seus pontos fortes e tende a identificar melhor as oportunidades existentes no ambiente, o que favorece o alcance dos objetivos. Além disso, será possível tomar ações que visam mitigar os efeitos das ameaças e trabalhar os pontos fracos para que você seja um profissional cada vez melhor.
2. Planejamento financeiro
Outro passo importante no planejamento anual é a organização das finanças. Essa questão não tem como ser diferente, pois se trata de uma questão de sobrevivência. Isso vale para qualquer negócio, inclusive aos escritórios de advocacia.
Nesse contexto, é fundamental contabilizar os gastos do escritório. Desse modo, será possível conhecer a realidade financeira do seu negócio, o que ajudará a tomar melhores decisões sobre os investimentos a serem feitos e também evitará com que o seu empreendimento fique endividado.
Também é importante conhecer detalhadamente as suas fontes de receitas, pois elas também são fundamentais para conhecer a situação atual do seu negócio e, consequentemente, verificar se ele é lucrativo.
3. Planejamento de marketing
Em uma análise inicial, esse tema pode parecer um pouco estranho, pois o Estatuto da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) impõe algumas limitações à publicidade dos serviços advocatícios.
No entanto, se considerarmos a enorme concorrência na área, o investimento em marketing é um dos principais fatores que contribuirão para o seu escritório aumentar a visibilidade, se conectar com o público e, consequentemente, destacar no mercado.
Nesse contexto, uma ótima ideia é apostar na produção de conteúdos relevantes no seu site e blog. Não é necessário fazer artigos divulgando diretamente o seu escritório, pois isso fere o Estatuto da OAB, mas é possível produzir conteúdos, por exemplo, sobre atualidades no mundo jurídico, como a Lei de Proteção de Dados, desde que elas sejam úteis ao seu público.
Aproveite para utilizar as estratégias de SEO para que as publicações estejam bem posicionadas nos mecanismos de busca e, assim, elas tenham um alcance maior. Aposte também nas redes sociais, pois trata-se de um dos melhores canais nas quais você poderá tirar as dúvidas dos clientes e atendê-lo.
4. Gestão do tempo
O gerenciamento do tempo é outro passo fundamental para você otimizar o planejamento anual do seu escritório de advocacia para 2021. Por esse motivo, é muito importante planejar como serão os seus dias, semanas e meses de trabalho. Desse modo, será possível ser mais produtivo nos trabalhos.
Vale destacar também que quando gerenciamos o tempo, há a otimização de produtividade e também melhora a qualidade de vida. Com isso, você fará tudo o que o trabalho exige e terá tempo para passar com a família e os amigos.
O planejamento anual é fundamental para a expansão dos escritórios de advocacia. Isso porque, por meio dessa prática, os profissionais tendem a identificar melhor as oportunidades existentes no ambiente. Desse modo, fica mais fácil trabalhar de maneira estratégica e de forma a garantir o crescimento do negócio. Considerando os benefícios, vale muito a pena investir nessa prática.
Esse conteúdo foi útil para você? Assine já a nossa newsletter e receba outros conteúdos incríveis sobre o assunto em primeira mão, no seu e-mail.