Como ser um advogado empreendedor de sucesso?
Você sabe como ser um advogado empreendedor de sucesso? Realmente essa pergunta não é fácil, ainda mais que o mercado advocatício está cada vez mais concorrido. Há diversos escritórios do setor no Brasil e nem sempre é fácil se destacar na área.
Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos detalhadamente o que é um advogado empreendedor, destacaremos sobre os motivos pelos quais se deve empreender na advocacia e informaremos quais são as habilidade-chave para um bom advogado empreendedor. Continue com a gente.
O que é um advogado empreendedor?
De maneira resumida podemos dizer que o advogado empreendedor é o profissional que tem o conhecimento técnico do mercado jurídico, está atento às tendências da área e pensa fora da caixa, ou seja, é criativo e desenvolve as suas competências multidisciplinares para ter sucesso.
Ser um advogado empreendedor não é simplesmente abrir um escritório. É necessário também pensar em como se diferenciar no mercado e oferecer valor aos clientes. Além disso, é muito importante pensar de maneira estratégica para que seja possível aproveitar, da melhor forma possível, as oportunidades do mercado.
Por que empreender na advocacia?
Por diversos motivos, empreender na advocacia é uma ótima ideia. Primeiramente, porque o Brasil enfrenta uma grave crise econômica que se agravou com a pandemia da COVID-19. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,1 milhões de brasileiros estão desempregados, o que equivale a 14,6% da população economicamente ativa (que tem idade para trabalhar).
Muitas pessoas escolhem cursar Direito pelo fato de diversos concursos públicos cobrarem a disciplina. A estabilidade é um sonho de vários brasileiros.
No entanto, a PEC da Reforma Administrativa muda as regras dos futuros servidores, pois restringe a estabilidade do serviço só para as carreiras típicas de Estado. Isso vale para âmbito federal, estadual e municipal. Desse modo, caso seja aprovada, haverá menos concursos e ficará mais difícil conquistar a estabilidade.
Em um cenário de crise de emprego e oportunidades, empreender na advocacia é uma ótima ideia. Isso porque, você terá a chance de mostrar o seu valor no mercado, agregar valor a mais pessoas e, consequentemente, se tornar um advogado de sucesso.
Quais são as habilidades-chave para um bom advogado empreendedor?
Um bom advogado empreendedor deve ter diversas habilidades para que tenha sucesso no mercado. Entre elas estão:
- técnica: o profissional deve ser competente no que faz e também saber oferecer serviços diferenciados aos clientes;
- administrativa: é necessário também ter conhecimentos de gestão para que seja possível administrar diferentes áreas do escritório, como a financeira, jurídica etc.;
- liderança: enquanto empreendedor, você será o líder de pessoas. Pode ser, por exemplo, de funcionários ou parceiros. Por esse motivo, a liderança é fundamental para saber motivar os indivíduos trabalharem em prol dos objetivos;
- criatividade: trata-se de uma habilidade fundamental, pois ela o ajudará a explorar nichos de mercado que ainda não são explorados e a enxergar novas oportunidades.
Ser um advogado empreendedor de sucesso é um grande desafio devido ao fato de o mercado estar cada vez mais concorrido. Por outro lado, quem consegue seguir os princípios do empreendedorismo aplicados ao mundo jurídico se destaca no mercado, torna mais conhecido, conquista mais clientes, negocia melhores honorários e tende a ter mais qualidade de vida.
Considerando os benefícios mencionados, vale muito a pena empreender na advocacia.
Agora que você já sabe como ser um advogado empreendedor de sucesso, veja neste post como otimizar a gestão no seu escritório de advocacia. Sem dúvida, esse conteúdo é fundamental, pois se você vai empreender, é muito importante saber administrar o seu escritório.