Advogado Home Office - Artigo publicado no Blog da XJus

Advogado Home Office: Benefícios e Desafios para escritórios de advocacia

O advogado home office é aquele que trabalha de forma remota, não limitando sua atividade ao escritório de advocacia. O profissional pode trabalhar em casa ou em espaços coworking. Essa é uma tendência em crescimento no mercado jurídico que pode beneficiar os escritórios de advocacia.

A advocacia foi fortemente impactada pela era digital e pelo avanço da tecnologia. Nos últimos anos, mudanças rápidas tiraram advogados da zona de conforto dos escritórios e demandaram inovação. 

As mudanças foram além de formas de exercer a profissão: agora, existem diferentes locais em que você pode trabalhar. Advogar no mesmo espaço físico que os sócios não é mais essencial para o sucesso, e o advogado home office é uma tendência em forte crescimento no mercado. 

Agora, com a pandemia, conseguir manter o escritório em funcionamento mesmo em Home Office deixou de ser uma opção. Mas você sabia que também não precisa ser uma dificuldade? É possível adaptar toda a sua equipe a uma rotina de trabalho remoto e até mesmo aumentar a produtividade. Acha difícil? Continue conosco que ensinaremos como!

Vantagens e benefícios do advogado home office para escritórios de advocacia.

Primeiramente, é fundamental deixar claro que o home office como vem sendo feito em período de isolamento não é o padrão e não demonstra os benefícios da prática do trabalho remoto.

Mesmo aqueles já adaptados a essa forma de trabalho estão encontrando dificuldades nesse momento tão delicado — mas você pode fazer com que a rotina seja mais fácil aplicando algumas dicas que daremos no decorrer do texto.

São algumas vantagens e benefícios do trabalho remoto:

  • flexibilidade da rotina: você pode estabelecer os seus horários de acordo com sua capacidade de concentração e energia;
  • menos tempo gasto no trânsito: afinal, você não precisa sair todo dia para ir ao escritório;
  • menos despesas com transporte;
  • vista-se como preferir;
  • possibilidade de menos distrações;
  • maior conforto e comodidade

Ainda não sente segurança na ideia de que os benefícios são muitos e as dificuldades podem ser superadas? Existem ferramentas e técnicas de produtividade que podem ajudar com isso — mas antes de falarmos delas, é importante você ficar por dentro dos principais erros cometidos por advogados na transição para o home office. 

4 principais erros cometidos na advocacia home office

1. Não planejar o dia

Home office não é sinal de falta de rotina, mas sim de uma rotina mais flexível. Não planejar seu dia pode comprometer a produtividade e fazer com que não cumpra os prazos e serviços importantes. Mantenha uma agenda e um planejamento diário.

2. Trabalhar na cama ou no quarto

Não trabalhe no mesmo ambiente em que você dorme: seu corpo e sua mente ficarão em constante conflito entre a vontade de relaxar causada pelo ambiente e a necessidade de continuar trabalhando, o que pode comprometer a qualidade do seu trabalho.

3. Usar pijama na hora de trabalhar

A tentação a ficar de pijama o dia inteiro pode ser grande quando se trabalha de casa, mas resista. Vestir-se para trabalhar pode ajudar seu cérebro a entender que o momento é de concentração e não de descanso. Você não precisa se vestir em roupas desconfortáveis, mas ao menos evite as mesmas roupas que usa para dormir.

4. Não definir um horário de término 

Cuidado para não trabalhar demais. Como você não precisa sair do local, pegar trânsito e ir para a casa, há o risco de perder a noção do tempo e trabalhar além do horário normal. Isso é comum na rotina de advogados, mas pode acabar causando síndrome de burnout; portanto, estabeleça uma jornada de trabalho.

Evite os problemas acima. Mas se por acaso algum deles aconteceu e você está enfrentando desafios, não se preocupe: existem soluções possíveis!

Dificuldades no trabalho home office: como superá-las?

O trabalho remoto pode ser mais confortável, mas exige disciplina e foco assim como o trabalho no escritório tradicional. Os desafios mais comuns apresentados por advogados no período de home office são:

  • produtividade reduzida; 
  • dificuldade de comunicação com a equipe do escritório;
  • dificuldade em gerir os prazos e processos longe do escritório.

Produtividade reduzida

Para não ter problemas com sua produtividade, monte um cronograma. Não confunda flexibilidade de horários com a desnecessidade de estabelecer uma rotina. Ajustar metas semanais e diárias também é uma boa forma de incentivar a produtividade. 

Defina um local de trabalho, evite trabalhar na cama ou mesmo no quarto: seu subconsciente pode associar o local com a ideia de descanso, diminuindo sua concentração. Opte por um ambiente limpo, organizado e silencioso.

Dificuldade de comunicação com a equipe do escritório

Muitos advogados se esquecem de que continuam tendo uma equipe quando passam ao trabalho remoto. Lembre-se de que você e seus colegas de trabalho precisam trabalhar juntos, então é necessário buscar maneiras de manter a comunicação rápida e eficiente. Alguns aplicativos que podem ajudar são:

  • Slack;
  • Whatsapp;
  • Telegram;
  • Skype;
  • Zoom;
  • Google Meet

Dificuldade em gerir os prazos e processos longe do escritório

Quando o trabalho é realizado no escritório de advocacia, hábitos envolvendo a gestão de processos são desenvolvidos, e mudar o local de trabalho pode impactar negativamente essa gestão, que é essencial para o trabalho do advogado.

Escritórios que já utilizam ferramentas tecnológicas como softwares jurídicos para gerir os prazos e processos saem na frente, mas caso seu escritório ainda não disponha de tais recursos, por que não avaliar a possibilidade de inovar?

A tecnologia está cada vez mais presente na advocacia, e pode facilitar muito a gestão de processos do seu escritório, deixando você e seus sócios mais independentes de tarefas administrativas. 

Algumas ferramentas que podem ajudar seu escritório:

  • Google Drive;
  • Asana;
  • Trello;
  • um bom Software Jurídico.

Agora você já sabe que todos os desafios do home office possuem solução, deixando espaço para que você e seu escritório usufruam dos benefícios.

Uma solução global para os desafios, que reune em um só lugar tudo o que o seu escritório de advocacia precisa e permite que você faça seu trabalho em casa, em espaços coworking ou onde preferir, é a contratação de um excelente software jurídico.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter mensal para receber dicas e informações riquíssimas sobre a advocacia.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.