O que é e qual a importância da auditoria jurídica?
Você sabe o que é a auditoria jurídica? Esse conceito tem sido cada vez mais utilizado nos escritórios de advocacia e nos departamentos jurídicos, pois possibilita uma revisão completa e eficiente dos procedimentos jurídicos das empresas. Essa questão vale para organizações dos mais variados segmentos e portes de mercado.
Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo destacaremos o que é e como funciona a auditoria jurídica, informaremos quem pode fazer esse procedimento e destacaremos os benefícios proporcionados por essa prática. Continue com a gente para saber mais.
O que é a auditoria jurídica?
A auditoria jurídica faz referência a um processo de pesquisa, análise e revisão dos processos internos, legais e empresariais de diversos departamentos organizacionais.
Por meio dessa prática, torna-se possível fazer o levantamento dos pontos vulneráveis de uma empresa e buscar maneiras eficientes de resolvê-los.
Quem pode fazer esse procedimento?
Empresas dos mais variados segmentos podem contar com os serviços de auditoria jurídica ou mesmo pode fazê-lo de maneira interna com o objetivo de manter o controle dos riscos dos negócios e levar transparência para as pessoas interessadas.
O serviço de advocacia jurídica deve ser feito por advogados e isso está previsto no artigo 3º do Estatuto da OAB. Nesse contexto é fundamental que os profissionais tenham uma visão sólida do Direito, especialmente do setor empresarial, civil, tributário, trabalhista e financeiro.
Quais os benefícios proporcionados por essa prática?
Há diversos aspectos positivos proporcionados pela auditoria jurídica para as empresas. Muitos desses benefícios estão relacionados com o cumprimento das leis, prevenção de falhas e o caráter preventivo. Abordaremos sobre essas questões logo abaixo.
Cumprimento das leis
O primeiro aspecto positivo proporcionado pela auditoria jurídica é o cumprimento das leis por parte das empresas. Desse modo, torna-se possível evitar demandas judiciais e desenvolver um caráter preventivo.
Identificação de melhorias
A auditoria jurídica observa processos internos, políticas empresariais e condutas morais são analisados. Além disso, essa prática visa melhorar o andamento dos processos judiciais e administrativos, processos financeiros, tributários, contábeis e recursos humanos.
Prevenção de gastos
Outro aspecto positivo proporcionado pela auditoria jurídica é que ela contribui para a redução de gastos nas empresas. Essa questão ocorre porque ao fazer a análise dos departamentos jurídicos, financeiros e outros, torna-se possível desenvolver estratégias que evitem novos processos judiciais.
Dessa maneira, as empresas vão evitar processos e, consequentemente, despesas com gastos e custas processuais.
Além disso, a auditoria jurídica possibilita a identificação de soluções fiscais financeiras para a correção de bases de cálculo para o pagamento de tributos e fazer o planejamento tributário.
Prevenção de falhas
A auditoria jurídica também faz o cruzamento das informações entre os diversos setores empresariais, ajudando na prevenção de falhas. Por meio dessa prática torna-se possível fazer o levantamento dos riscos e procedimentos que podem ser prejudiciais para a empresa.
Ajuda na tomada de decisões
A auditoria jurídica ajuda os gestores a desenvolverem um panorama geral da organização. Dessa maneira, torna-se possível desenvolver estratégias e melhorias. Além disso, os gestores serão capazes de executarem um plano de ação e prevenção, baseados em dados reais da empresa.
Como é possível perceber, a auditoria jurídica é fundamental, pois contribui para a diminuição de gastos, prevenção de riscos e ainda uma solucionadora de problemas para os gestores das organizações. Desse modo, procuramos apresentar esse conceito para te ajudar a implementar a prática da melhor prática possível na sua empresa.
Este conteúdo no qual fornecemos dicas sobre como implementar a auditoria jurídica na sua empresa foi útil para você? Compartilhe este conteúdo para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.