6 principais tendências de 2023 para os escritórios de advocacia
O ano novo está começando e nesse período é bastante comum que os profissionais do segmento jurídico busquem entender quais vão ser as transformações no mercado.
Nesse contexto, é fundamental compreender as tendências de 2023 para os escritórios de advocacia, pois você ficará antenado sobre as novidades da sua área de atuação. Dessa maneira, será possível implementar esses diferenciais, contribuindo para o crescimento do seu estabelecimento no mercado.
Imagino que você esteja interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo destacaremos sobre as principais tendências de 2023 para os escritórios de advocacia. Continue com a gente para saber mais sobre o tema.
1. Expansão do Direito Digital
Em um cenário marcado pela expansão das novas tecnologias, a expansão do Direito Digital é uma das principais tendências de 2023 para os escritórios de advocacia.
Esse segmento jurídico vai se encarregar pela antecipação de problemas no digital e prevenir de demandas judiciais. Entre algumas áreas que vão ganhar espaço estão a segurança da informação, consultoria, compliance etc.
Além disso, é importante destacar que o Direito Digital é abrangente e abrange pessoas físicas e jurídicas. O segmento se relaciona com outras áreas do Direito, como o Civil, Tributário, Penal, entre outros.
2. Legal design
Trata-se da aplicação das técnicas de design para as produções jurídicas. Essa prática é muito útil no contexto dos escritórios de advocacia, pois facilita a leitura das peças jurídicas. Desse modo, torna-se possível garantir mais eficiência e agilidade nos processos.
3. Segurança de dados
Por conta das crescentes preocupações relacionadas à privacidade, a segurança de dados É uma tendência crescente no universo jurídico. Isso porque, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas devem garantir o sigilo das informações de caráter sensível.
Os escritórios que se atentarem essa prática vão conquistar credibilidade no mercado e irão aumentar a base de clientes, contribuindo para o crescimento da empresa no mercado.
4. Expansão do marketing jurídico
Em um mercado cada vez mais concorrido é bastante comum que o marketing jurídico ganhe cada vez mais espaço. Por meio dessa prática, os escritórios de advocacia vão poder divulgar os serviços prestados e também vão ganhar credibilidade no mercado.
Atualmente, os canais para se fazerem a divulgação se expandiram. Os escritórios poderão utilizar as redes sociais, os sites e os blogs para produzirem conteúdos valiosos para os clientes. Com isso, mais pessoas terão uma imagem positiva em relação ao escritório, podendo voltar ao recomendá-lo aos amigos.
5. Compliance
O compliance é outra tendência marcante para os escritórios de advocacia, pois ajudam as empresas a estarem em conformidade com as leis vigentes, evitando demandas judiciais.
Dessa maneira, podemos dizer que a prática ajuda os escritórios de advocacia a diminuírem custos e a serem mais eficientes nas atividades cotidianas. Essa questão acontece porque o compliance tem uma abordagem preventiva e consultiva.
6. Crescimento das lawtechs
As lawtechs são empresas com base tecnológica e desenvolvem soluções visando otimizar a rotina dos profissionais do segmento jurídico e também melhorar a forma de atuação do Judiciário.
No cenário de expansão das novas ferramentas tecnológicas, as empresas desse segmento tendem a se expandir, pois vão proporcionar soluções que vão ajudar os escritórios de advocacia a serem mais produtivos, aproveitarem melhor os recursos financeiros e tomar decisões assertivas.
Como é possível perceber, o mercado jurídico passa por muitas transformações. Muitas dessas questões se relacionam com as mudanças tecnológicas no nosso cotidiano. Por esse motivo, é fundamental ter o conhecimento das tendências de 2023 para os escritórios de advocacia, pois isso vai te ajudar o seu estabelecimento a se destacar no mercado.
Nesse contexto, apresentamos para você as principais tendências para que você esteja melhor preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e, assim, possa ser mais valorizado na sua área de atuação.
Está interessado em saber mais sobre como implementar as principais tendências de 2023 para os escritórios de advocacia? Siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos relevantes sobre o tema. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.