9 Aplicativos para advogados que vão transformar seu escritório de advocacia
Prazos, audiências, manifestações, liminares, alvarás… serviços jurídicos se acumulam e intensificam rapidamente com o passar do tempo em um escritório de advocacia. Com isso, é comum buscar formas de agilizar, descomplicar e tornar o trabalho mais dinâmico. Aplicativos para advogados são uma solução. Eles permitem que você trabalhe com mais eficiência e mais foco, e proporcionam várias vantagens, tais como:
- otimizar o tempo e melhorar a produtividade;
- acompanhar o andamento dos processos;
- acessar à leis e jurisprudências correlatas, assim como padrões de decisões dos tribunais;
- envolver e potencializar a equipe, mesmo a distância;
- redução de custos, entre outros.
Mas como saber o que utilizar? Quais aplicativos são ideais para as suas necessidades, para facilitar seu trabalho? É isso que você encontrará aqui: uma lista com 9 aplicativos gratuitos para auxiliar escritórios de advocacia com gestão, produtividade e processos.
Continue conosco que explicaremos os 9 e algumas vantagens de adotar essas ferramentas tecnológicas no seu escritório.
9 Aplicativos para Advogados e escritórios de advocacia que todos deveriam conhecer
1. Asana
O Asana é uma ferramenta de gestão de projetos, trabalhos e pessoas, com interface intuitiva e extremamente adaptável às necessidades do usuário. Na ferramenta, você pode agendar serviços e atribuir a diferentes membros da equipe, designar datas, acompanhar a confecção por parte dos responsáveis e muito mais. A versão gratuita já oferece muita usabilidade e vale a pena conferir.
2. Trello
O Trello é uma ferramenta bem conhecida que pode ser utilizada para organizar o fluxo de trabalho e listar as atividades da sua rotina, gerenciar a equipe ou trabalhar individualmente.
A ferramenta é bem intuitiva e funciona como um quadro de atividades, aplicando a metodologia Kanban. Você visualiza suas tarefas em forma de cartões individuais que integram quadros (boards) verticais, que são altamente editáveis e customizáveis. Além disso, a ferramenta permite integração com diversas outras ferramentas, como Google Calendário, Documentos Google e outros. Também é possível definir responsáveis distintos para tarefas e prazos para cada uma.
3.DocuSign
Bem intuitivo e prático, o DocuSign permite a assinatura eletrônica de documentos a partir de qualquer dispositivo: seja seu celular, tablet, computador. Para isso, você deve abrir um documento em PDF, assinar e enviar.
Você pode ainda, importar ou armazenar documentos de diversos serviços em nuvem, como Google Drive ou Dropbox.
Existe ainda uma versão mais avançada, com a possibilidade de selecionar pessoas específicas que devem assinar os documentos, estabelecendo critérios de hierarquia, por exemplo.
4. Dropbox
O Dropbox é um ambiente virtual para armazenamento e compartilhamento de arquivos tradicionais, em nuvem.
Esta ferramenta auxilia na organização do trabalho e pode ser acessada por browser ou pelo desktop. Além disso, é disponibilizado uma pasta pública onde o acesso à equipe pode ser compartilhado, facilitando a sincronização do trabalho.
A ferramenta é gratuito até 2Gb de espaço, e possui mais 3 tipos de planos com valores a partir de US$9,99/mês.
5. Feedly
O Feedly é um leitor de notícias RSS de sites, youtube e blogs de notícias que tornam a navegação mais rápida, a partir de cards que facilitam a leitura. Com ele, é possível organizar os cards por categorias ou temas que possui mais afinidade.
O feedly é uma ótima opção para se atualizar enquanto aguarda a próxima audiência ou o próximo voo. Apesar de ser gratuito, existem mais 3 opções de planos pagos, com a inclusão de diversas ferramentas.
6. Legal Cloud
Quem nunca dormiu mal tentando lembrar qual o prazo correto de um importante processo? Pode ser por isso, que a Legal Cloud é um dos aplicativos para advogados gratuitos mais utilizados.
Para utilizar a calculadora jurídica, o advogado deve inserir a data da publicação e escolher a contagem de prazos a partir dos diversos códigos disponíveis, como: Código de Processo Penal, CLT, JEC, ou o Novo Código de Processo Civil (CPC) por exemplo. Após selecionar o Tribunal que correrá a ação, a calculadora dará a data final do seu prazo.
Assim como outros aplicativos, além da versão grátis, é possível adquirir um plano mensal com mais funcionalidades.
7. Foxit Reader
Já converteu uma petição em PDF, encontrou um erro básico e sentiu frustração por ter que voltar na versão word, arrumar, e converter em PDF novamente? O Foxit Reader resolve esse problema.
A ferramenta é um leitor de PDF gratuito bem parecido com o Adobe, mas com muito mais funcionalidades. Por ele, você pode grifar e fazer comentários no arquivo PDF, bem como fazer marcas estilo post it, copiar e colar trechos, assinar o documento, escrever nele e muito mais. Assim, frases omissas podem ser incluídas pelo próprio programa, não havendo necessidade de voltar ao editor de texto (mas não é uma boa opção para redigir uma peça inteira, ok?).
8. Google Drive
Outra ferramenta de armazenamento de arquivos em nuvem, o Google Drive é famoso pela facilidade de uso e integração com a maioria dos bons aplicativos de produtividade e gestão existentes. Nele, você pode armazenar todos os documentos de seu escritório, e há a opção de edição colaborativa de petições, planilhas e outros.
9. Notorium Play
Esse não é bem um aplicativo, mas é um bom recurso para advogados e mistura conceitos de entretenimento, educação e acessibilidade. A Notorium Play é, de forma resumida, uma netflix jurídica, com um rico catálogo de documentários e palestras jurídicas. Ele possui um período gratuito que já permite conferir bons itens do catálogo.
Se o que você precisa no momento é um software gratuito para auxiliar na automação de documentos, organização ou produtividade de seu escritório, certamente um dos 9 da lista resolverá suas necessidades. Mas lembre-se que todos eles necessitam atualização e alimentação de informações de forma individual e manual, o que pode tomar muito tempo e esforço de escritórios em expansão.
Caso suas demandas sejam muitas e não seja mais viável adotar apenas um aplicativo gratuito, considere a adoção de um software jurídico que atenda a todas as suas necessidades em um só lugar, como um verdadeiro pocket office. Aplicativos para advogados são excelentes, mas nem sempre são suficientes para permitir o crescimento potencial de sua carreira.
Se interessou? Confira esse post ensinando como escolher o melhor software jurídico para seu escritório de advocacia. Não nos limitamos a empurrar um software para seu consumo, mas acreditamos que essa escolha é sua e deve ser feita com os instrumentos certos para a tomada de decisão.