6 aplicativos para reuniões online incríveis para auxiliar na comunicação do seu escritório de advocacia
Reuniões online se tornaram parte do nosso cotidiano durante tempos de isolamento, principalmente com a tendência crescente de escritórios digitais. Por isso, conhecer as opções de aplicativos de reuniões online disponíveis é essencial para garantir que seu escritório esteja utilizando o melhor.
Sabendo que cada ferramenta tem suas peculiaridades e desafios, compilamos uma lista com 6 opções para você escolher o software para reuniões online que faz mais sentido para a realidade do seu escritório de advocacia.
Todas as plataformas indicadas foram testadas antes de serem listadas nesse conteúdo. Se interessou? Então continue conosco até o fim!
1. Zoom
O Zoom é um serviço focado em videoconferências fixado em nuvem, de forma que demanda pouca memória dos aparelhos e computadores em que é instalado. Permite a realização de reuniões, webinars, bem como a gravação para disponibilização posterior para download.
Na versão gratuita, possui as seguintes funcionalidades:
- reunião em vídeo, ou mesmo somente com áudio ligado, por até 40 minutos para até 100 pessoas;
- compartilhamento de tela;
- chat escrito com a opção de compartilhar arquivos;
- participantes podem reagir com emojis durante a reunião;
- chat privado entre participantes;
- funcionalidades de segurança: o administrador pode fechar a sala, desligar o vídeo ou o áudio de participantes.
2. Skype
O Skype permite reuniões em vídeo, e você pode criar grupos ilimitados de pessoas ao invés de criar uma sala de reuniões.
O Skype permite também uma lista de contatos com os quais você pode se comunicar de forma recorrente, bem como a criação de um link para disponibilização caso a pessoa (ou pessoas) com quem você vá se reunir não esteja na referida lista.
A ferramenta é gratuita, possui versão para celular e computador, e possui funcionalidade de chat escrito.
3. Google Meet
O Google Meet é a plataforma de videoconferências do Google.
Assim como Zoom e Skype, permite reuniões em vídeo e áudio, com duração indeterminada — pode ser pelo tempo que o anfitrião julgar necessário na versão paga, e duração de 60 minutos na versão gratuita. O bom é saber que em 2020 essa limitação de tempo não se aplicará, segundo o próprio google.
Possui versão para celular e versão para computador.
4. Whatsapp
O Whatsapp começou como um aplicativo de comunicação por texto e rapidamente substituiu o SMS e mesmo concorrentes como o Facebook Messenger. No entanto, para se manter à frente dos tempos, introduziu a funcionalidade de chamada em vídeo, mas com um limite de 8 pessoas por chamada.
Se o que você precisa é de uma comunicação escrita e rápida, o Whatsapp certamente é uma boa opção. No entanto, a funcionalidade de chamada em vídeo ainda deixa a desejar quanto à qualidade das ligações, mas pode suprir uma necessidade mais imediata e mais informal.
O whatsapp pode ser utilizado no celular ou computador para conversas por escrito. A opção de chamadas em vídeo só está disponível atualmente via celular.
5. Discord
O Discord é uma ferramenta um pouco “fora da caixa”, uma vez que foi criada tendo como público alvo gamers, mas é excelente para reuniões em áudio e conversas internas.
Pode ser usado no celular ou no computador. O Discord oferece um chat escrito, a possibilidade de criar salas distintas de conversas por escrito, por áudio e vídeo.
Embora seja excelente para conversas só em áudio, a plataforma ainda deixa a desejar na qualidade das chamadas em vídeo.
6. Slack
Para quem busca uma ferramenta de comunicação por escrito que seja rápida, intuitiva e com muitas funcionalidades que permitam uma conversa organizada entre toda uma equipe interna, o Slack é uma excelente opção.
Além disso, possui integração com outras ferramentas, como Zoom, Skype, Google Drive, Google Agendas e outras, permitindo concentrar várias funcionalidades de trabalho em um lugar só.
Se você testar e se adequar a uma das ferramentas, deixe um comentário abaixo nos contando sua experiência — isso certamente ajudará outros colegas de profissão.
Mas se os aplicativos não forem suficientes para otimizar a comunicação e organização interna do seu escritório, pode ser a hora de investir em uma tecnologia mais avançada e que se encaixe de melhor forma às suas demandas.
Acha que é o seu caso? Por que não considerar a adoção de um software jurídico? Se ainda não sabe como escolher um, confira esse conteúdo incrível que vai ajudar a escolher o software jurídico perfeito para seu escritório de advocacia!