Escritorio de advocacia digital

Escritório digital: O que é esse novo modelo de advocacia?

O escritório digital é um modelo de escritório de advocacia disruptivo e exponencial, que coloca você à frente dos tempos e inserido em uma forma de advocacia mais rápida, prática e comunicativa. Quer saber mais? Explicamos melhor neste texto.


Muito se fala que a advocacia deve acompanhar os novos modelos de negócios existentes na sociedade. Afinal, é essencial estar por dentro das evoluções acompanhadas por seus clientes, saber os melhores modelos de gestão jurídica e acompanhar de perto a evolução do Direito como um todo.

Na era digital, a adoção de um escritório digital é uma opção viável e prática que permite maior mobilidade e contato com clientes.

O escritório de advocacia digital é uma tendência que vislumbra ainda mais crescimento profissional, em razão de suas ótimas oportunidades.

O escritório digital é disruptivo e exponencial, permitindo acompanhar a velocidade pedida pelo mundo virtual, entregando o melhor serviço com um bom relacionamento com o cliente e em um tempo reduzido.

Se você quer saber mais como funciona esse modelo de escritório de advocacia, continue conosco neste artigo.

Como funciona um escritório de advocacia digital

Em um escritório digital tudo ocorre no ambiente virtual. Essa é a máxima que deve acompanhá-lo.

Os processos ocorrem no ambiente digital, desde a prospecção e o fechamento do contrato com o cliente até a gestão financeira e o relacionamento com os advogados parceiros. Assim todas as informações ficam centralizadas e oferecem maior segurança e acessibilidade para você e para seu cliente.

Uma boa gestão de seu escritório de advocacia é um fator determinante para o seu sucesso, sobretudo quando estamos nos referindo ao escritório digital. Um bom gerenciamento traz consigo diversos benefícios como a agilidade no serviço e por consequência maior satisfação do cliente, que é o principal objetivo do negócio. 

Vantagens de um escritório digital 

Como você já compreendeu o que é e como funciona um escritório digital, agora separamos algumas das vantagens desse novo modelo de advocacia para que você compreenda como isso pode ser uma possibilidade de crescimento da sua advocacia.

1. Todos os arquivos e informações concentrados em um só lugar

Em um escritório digital todos documentos são concentrados em um só lugar (normalmente armazenados em nuvem). Assim você pode ter acesso à todas as informações que precisa de qualquer lugar que você estiver, basta um computador ou dispositivo móvel.

Para isso, é fundamental que seu escritório já adote alguma prática de automação de documentos jurídicos — extremamente útil inclusive para escritórios físicos. Auxiliando e trazendo mais praticidade para a vida do advogado, evitando o trabalho repetitivo.

2. Possibilidade de trabalhar em qualquer lugar

Para a atuação em um escritório digital você pode optar pelas possibilidades de um espaço de coworking ou até mesmo o Home Office. Nesse sentido você terá a liberdade de escolher a opção que melhor se adequa a sua situação atual.

3. Redução de custos e despesas

O escritório digital permite que você e seus sócios trabalhem de qualquer lugar do mundo. Por isso, dispensa a necessidade de gastos com espaços físicos, equipamentos e outras despesas exclusivas de um escritório físico.

Mas, Selmo, eu preciso de um espaço próprio para atender meus clientes!

Para responder a essa indagação, vamos à próxima vantagem.

4. Comunicação com seu cliente é feita de forma mais rápida e confortável

Seu cliente não precisa mais se deslocar até você para que vocês se comuniquem. Seu potencial cliente também não precisa visitar seu escritório para procurar seus serviços. Você pode atender clientes e potenciais clientes digitalmente, utilizando de inúmeras ferramentas que permitem esse contato.

Seu cliente não precisa mais enfrentar trânsito para se comunicar com você, o que representa inclusive uma redução de custos e maior conforto para ambas as partes.

Na eventualidade de precisar realizar reuniões presenciais, você pode optar por utilizar um

ou por adaptar um ambiente em seu home office que permita a realização desse encontro.

Além disso, você pode conquistar clientes de qualquer lugar do Brasil. E por que não dizer do mundo? Isso só depende de você.

Em breve, a XJus lançará um e-book para te ajudar a profissionalizar a gestão do seu escritório de advocacia. Assine a nossa Newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.