Como fazer um escritório de advocacia crescer: 7 dicas para você começar a aplicar agora.

Se você já começou seu escritório de advocacia, possui clientes, e agora não sabe como fazer um escritório de advocacia crescer de forma constante, é hora de investir nas dicas práticas que trouxemos para você. Ensinaremos a importância de uma boa gestão de escritórios, de um planejamento estratégico e muito mais. Continue conosco.

Manter um escritório de advocacia em constante crescimento é um desafio. Não basta captar alguns clientes, é preciso saber como mantê-los, como atrair novos, dar conta de acompanhar volumes maiores de prazos e processos, isso sem acabar com uma rotina exaustiva.

Você precisa conseguir identificar quando sua evolução está desacelerando e como mantê-la para não parar. Entendemos que isso não é algo fácil, mas há técnicas e dicas que podem ajudar a garantir que seu escritório jurídico não pare de caminhar. Separamos as 7 que consideramos essenciais, confira!

1. Faça um bom planejamento estratégico

Trace as metas e objetivos de seu escritório de advocacia  a curto, médio e longo prazo. O planejamento estratégico garante que seu escritório saiba qual caminho seguir e saiba identificar quando algo está errado e deve ser melhorado. 

Fazendo um planejamento estratégico com base em objetivos e metas, ficará mais fácil o estudo de pontos fracos e fortes do escritório com o decorrer do tempo. Só não se esqueça de reanalisá-lo periodicamente para garantir que ainda faz sentido para seu escritório. 

2. Seja um bom profissional 

Essa dica pode parecer óbvia, mas merece ser ressaltada. O advogado trabalha em duas frentes: de um lado, você lida com servidores públicos, juízes e outros advogados e profissionais do direito; de outro, com o cliente. É essencial manter uma conduta profissional com ambos. 

Na prática, isso pressupõe atitudes simples:

  • atenção aos detalhes;
  • atenção e cuidado com as necessidades do seu cliente;
  • um bom atendimento ao cliente;
  • peças bem redigidas e fundamentadas;
  • alinhar de forma clara as expectativas do cliente: não prometa o que não será possível cumprir.

3. Tenha um bom modelo de gestão

Uma boa gestão é essencial para o funcionamento do seu escritório. Com isso o trabalho fluirá da melhor maneira, garantindo melhores resultados e maior satisfação do cliente. 

Um bom modelo de gestão de escritório de advocacia é aquele que trabalha bem a comunicação interna, a gestão dos processos, financeira, do tempo e produtividade da equipe, e dos objetivos e metas do escritório. 

4. Invista em Marketing e Publicidade

Trabalhe a imagem de seu escritório de advocacia para que seja reconhecido como referência na área em que atua. Ser visto e ser encontrado é essencial para que os clientes cheguem — e queiram chegar — até você.

Não concentre os esforços apenas na publicidade tradicional: investir em marketing, especialmente no ambiente digital, é extremamente relevante atualmente:  há uma ampla variedade de formas de captar e atrair clientes. 

Então, pesquise onde está o seu público alvo e direcione seu conteúdo para aquela plataforma.

Além disso, a entrega de valor é fundamental nesse processo. Não basta estar presente, você precisa estar presente no ambiente digital como uma referência, por isso entregue um conteúdo de valor, algo que possua relevância para o seu futuro cliente.

5. Faça networking

Parcerias são importantes na advocacia, mas parcerias certas são fundamentais. Portanto busque escritórios parceiros, empresas, ou qualquer outro tipo de associação que faça sentido para o seu escritório.

Escritórios parceiros, por exemplo, são uma excelente oportunidade naquele momento em que você irá precisar dizer não a um trabalho, mas não quer dizer não ao cliente. Essa é uma troca benéfica para os dois lados, por isso procure minuciosamente com quem você irá fechar uma parceria.

Compareça em eventos e esteja presente no meio em que você atua. Faça contatos não apenas com foco no cliente, mas em outros profissionais da sua área. 

6. Busque inovar sempre que possível

O mundo está em uma constante mudança. Um escritório capaz de acompanhá-las, de inovar e se reinventar, aumenta as chances de crescer e superar quaisquer adversidades. 

A inovação pode acontecer no modelo de gestão que você irá adotar para o seu escritório, que inclusive pode influenciar em todas as demais áreas, ou pode ser aplicada nas áreas de atuação que estão presentes no portfólio do seu escritório. O importante é se manter à frente dos tempos.

7. Adote um software jurídico

O crescimento do escritório de advocacia traz naturalmente um maior volume de processos e prazos, mais clientes, mais ações, e mais obrigações. Com o tempo, acompanhar tudo de forma manual fica inviável e tomará um tempo valioso de membros de seu escritório.

Um excelente software jurídico pode ajudar a reduzir esse tempo, fazendo um bom controle e gestão dos serviços de seu escritório para você. É isso que o software da XJus faz. 

Agora você já sabe como fazer seu escritório de advocacia crescer e continuar crescendo. Coloque as dicas em prática e, no caso da última, se ainda tiver dúvidas, confira aqui como escolher o melhor software para seu escritório.

Receba conteúdos perfeitos para o crescimento e gestão do seu escritório de advocacia — uma vez ao mês.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail - não fazemos spam.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.