Direito e tecnologia são temas que estão cada vez mais relacionados entre si.

Direito e tecnologia: qual a relação e como utilizar ao seu favor?

Sabe qual é a relação entre direito e tecnologia e como utilizá-la em favor do crescimento do seu escritório de advocacia? Realmente esse questionamento é bastante pertinente e isso se deve a diferentes motivos.

Primeiramente, muitos profissionais do segmento jurídico não conhecem profundamente a relação entre os dois temas e não sabem como utilizar as ferramentas tecnológicas em prol do crescimento da organização.

Além disso, sabemos que as ferramentas tecnológicas estão presentes nas mais diversas atividades da nossa sociedade e essa lógica também se aplica ao segmento jurídico. As novas plataformas apresentam diversos benefícios e devem ser cada vez mais utilizadas nas atividades jurídicas.

Imagino que você deva estar bastante interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos detalhadamente a relação entre direito e tecnologia e destacaremos como os profissionais do segmento jurídico poderão se beneficiar disso. Continue com a gente.

Qual a relação entre direito e tecnologia? 

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e isso também se aplica ao direito. Os escritórios são cada vez mais dependentes das ferramentas tecnológicas, pois elas proporcionam diversos benefícios. 

Vale destacar que a maneira pela qual esse relacionamento ocorre é mutável, pois as transformações tecnológicas acontecem em uma velocidade cada vez mais acelerada e a sociedade se modifica também. Nesse contexto, o direito se adapta a essas modificações no ambiente social e tecnológico.

Inicialmente, por exemplo, a internet era vista como um local sem lei. Nesse contexto, era possível adotar qualquer conduta sem receio de sofrer punições. No entanto, isso tem sido combatido pelo direito por meio da criação de leis para investigar e punir quem usa a internet para cometer crimes ou atos ilegais.

Quais as ferramentas tecnológicas utilizadas na área jurídica? 

Diferentes plataformas tecnológicas já são utilizadas no segmento jurídico. Nesse contexto, muitos advogados podem se beneficiar, de diferentes formas, das funcionalidades proporcionadas por essas ferramentas. Entre as principais plataformas estão:

  • Cloud computing: também conhecido como computação em nuvem, a ferramenta ajuda os escritórios a armazenarem documentos. Por meio dessa tecnologia, torna-se possível guardar arquivos de maneira automática. Além disso, é possível assegurar segurança e praticidade. Essa última questão ocorre porque não é preciso destinar amplos espaços físicos para guardar os documentos;
  • plataformas jurídicas: por meio delas foi possível a implementação de processos judiciais eletrônicos. Desse modo, profissionais de todo o país poderão acessar sites relacionados ao Judiciários e usar os processos de maneira prática e ágil. Com isso, não há a necessidade de deslocamentos e apresentação de documentos impressos;
  • sistemas de gestão: os softwares de gestão proporcionam informações relevantes em relação a diferentes segmentos dos negócios, inclusive os escritórios de advocacia. Desse modo, os gestores terão uma visão abrangente do negócio e, consequentemente, tomarão decisões seguras em relação ao futuro da empresa.

Como os profissionais do segmento jurídico poderão se beneficiar disso? 

Exploramos anteriormente a relação entre direito e tecnologia e ela tem se tornado cada vez mais presente. Agora, que você entende mais sobre o tema, vamos destacar como os profissionais do segmento jurídico poderão se beneficiar dessa questão.

Realmente são diversos os benefícios proporcionados para os escritórios de advocacia e também aos profissionais da área jurídica. Entre os principais aspectos positivos estão a otimização da produtividade, a diminuição de erros e a tomada de melhores decisões. Destacaremos sobre essas questões abaixo.

Otimização da produtividade

O primeiro aspecto positivo proporcionado pela relação entre direito e tecnologia é a otimização da produtividade. Isso acontece porque as ferramentas tecnológicas automatizam diversos processos. Entre eles estão o acompanhamento de prazos processuais, o armazenamento de diversos documentos etc. 

Desse modo, há a redução do tempo destinado à realização de tarefas burocráticas, pois elas passarão a ser realizadas de maneira automática pelas novas ferramentas. 

Com isso, você conseguirá realizar mais tarefas, em menos tempo e de maneira mais eficiente. Essas questões, somadas, contribuem para melhorar a produtividade dos escritórios. Além disso, o profissional do ramo jurídico poderá dedicar-se na realização de atividades estratégicas e que contribuam para o crescimento do negócio como um todo.

Redução de erros

Outro benefício proporcionado pela relação entre direito e tecnologia é a diminuição do número de erros. Essa questão acontece porque os recursos tecnológicos automatizam a realização de diversos procedimentos.

Desse modo, há a diminuição de procedimentos manuais, como a conferência de documentos, e há a automação dessas tarefas, o que assegura mais efetividade e contribui para diminuir os erros. Com isso, há também a redução do retrabalho, o que ajudará o seu escritório a ser mais produtivo e evitar gastos desnecessários.

Melhores decisões

Existem funcionalidades tecnológicas, como os sistemas de gestão e as plataformas jurídicas, que fornecem um amplo número de dados sobre diferentes setores de um negócio. Essa realidade também se aplica ao segmento jurídico.

Com uma ampla quantidade de informações, os gestores terão uma visão global sobre as necessidades de diferentes departamentos de um escritório de advocacia. Com isso, eles tendem a ter mais segurança no momento de tomar decisões importantes em relação ao futuro do empreendimento. Entre elas estão a definição do momento ideal para abrir novas filiais, investir no desenvolvimento de novos serviços do escritório etc. 

Direito e tecnologia são temas cada vez mais interligados. Por esse motivo, é muito importante estar atento em relação às novas tecnologias, pois elas são capazes de proporcionar diversos aspectos positivos para o seu escritório de advocacia. Nesse contexto, portanto, é fundamental compreender os benefícios e fazer o uso das ferramentas tecnológicas de modo a favorecer o crescimento da sua empresa no mercado.

Este conteúdo na qual destacamos a relação entre direito e tecnologia foi útil para você? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.

Receba conteúdos perfeitos para o crescimento e gestão do seu escritório de advocacia — uma vez ao mês.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail - não fazemos spam.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.