Inteligência Artificial na advocacia: o que você precisa saber

Inteligência Artificial é um tema, assunto e ferramenta que virou tendência em crescimento em todas as áreas. Você provavelmente já ouviu falar da Alexa, ou da Siri, ou mesmo do primeiro robô advogado, não é? Essas são apenas algumas entre várias funcionalidades e aplicações existentes atualmente. Hoje, abordaremos o conceito e impactos da inteligência artificial na advocacia.

Por que falar sobre Inteligência Artificial na advocacia?

Não vamos, aqui, focar muito nos riscos da Inteligência Artificial ou mesmo nas implicações da possível substituição dos profissionais humanos por tecnologias robotizadas. O foco desse conteúdo é mostrar a você o que é Inteligência Artificial, focando no ponto de vista jurídico, e as vantagens de utilizar e aceitar esse avanço tecnológico na advocacia.

Sente interesse pelo tema? Continue conosco nesse conteúdo.

Então, para o auxílio do advogado nestas atividades há a inteligência artificial. Podendo trazer mais tempo para o profissional dedicar-se a outras funções, as quais podem gerar ainda mais benefícios para o escritório de advocacia.

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial é, em síntese, a utilização de sistemas tecnológicos que aprendem com a experiência compartilhada entre as tecnologias e com humanos e evoluem a partir desse aprendizado.

A inteligência artificial atua de modo semelhante ao sistema do corpo humano, mas enquanto seres humanos evoluem cronologicamente, de forma um pouco mais linear, a tecnologia cresce em velocidade exponencial. Quanto mais utilizados, aprimorados, incentivados, mais inteligentes os sistemas se tornam.

Esses sistemas são marcados por sua capacidade de aprendizagem, perceber padrões, e sobretudo de raciocínio. Trazendo para a sua realidade, para o universo de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, isso se traduz na aplicação e evolução de mecanismos, ferramentas e softwares que facilitam a atuação do advogado.

Exemplos práticos de utilização da inteligência artificial são a automação de documentos jurídicos e a adoção de softwares jurídicos, como a XJus, que atua com a automação processual.

Impactos e Benefícios de aplicar sistemas de Inteligência Artificial no Direito

Vantagens da utilização de Inteligência Artificial na Advocacia - imagem de um cadeado envolto em círculos tecnológicos azuis

É importante compreender que a IA vem para o mercado com alto potencial de auxiliar o profissional do Direito. Afirmações no sentido de que ela vai substituir o advogado entram no campo da especulação e não cabem em nossa análise.

Aliás, mesmo o Robô Advogado — ROSS — contratado pela primeira vez em 2017 por um escritório de advocacia atuou de forma complementar, auxiliando o contratante, e não substituindo os advogados.

Escritórios de advocacia e advogados se veem hoje em uma encruzilhada composta por um alto volume de tarefas administrativas e não-jurídicas e pela necessidade de captação de mais clientes e encantamento dos clientes existentes para manter o escritório funcionando. O tempo hábil para realizar todas as obrigações, no entanto, não existe, ou não é suficiente.

Quantas vezes você já deixou de encontrar um amigo em uma sexta-feira, ou deixou de passar tempo com sua família, porque o serviço era demasiado e o tempo era curto?

Sistemas de inteligência artificial permitem que você resolva, ou ao menos diminua, problemas de falta de tempo e excesso de serviços.

Como?

Sistemas com mecanismos de inteligência artificial mais simples podem auxiliar escritórios de advocacia na gestão básica de clientes, documentos e outros serviços administrativos.

Outros benefícios trazidos pela implementação de um sistema de inteligência artificial no seu dia-a-dia na advocacia são:

  • Jurimetria;
  • Simplificação de atividades repetitivas como arquivamento de documentos, acompanhamento de processos e prazos, etc;
  • Diminuição da necessidade de realizar tarefas administrativas, deixando mais tempo livre para você focar no que realmente importa: a advocacia.
  • Foque nas atividades que demandam efetivamente esforço humano, e deixe as atividades simples para os sistemas.

Além disso, o grande ponto chave que transforma o exercício profissional do advogado diz respeito à assertividade nas tomadas de decisão com o auxílio da IA. É nisso, inclusive, que a XJus trabalha, trazendo um software jurídico com tecnologia de ponta e com algoritmos e inteligência artificial elaborados e inovadores que permitem a você dar um passo à frente na gestão de seu escritório de advocacia.

O que você pensa sobre o desenvolvimento da tecnologia na velocidade em que está ocorrendo e sobre a implementação de sistemas de Inteligência Artificial no meio jurídico? Acha que seu escritório já usufrui dos benefícios oferecidos?

Se ainda tem dúvidas, confira esse conteúdo que ensina como escolher o melhor software jurídico para seu escritório de advocacia: aqui, você verá tudo o que um bom sistema tecnológico pode oferecer para melhorar a sua qualidade de trabalho e de vida.

Receba conteúdos perfeitos para o crescimento e gestão do seu escritório de advocacia — uma vez ao mês.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail - não fazemos spam.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.