13 Livros de Gestão e Finanças para Advogados

13 Livros de Gestão e Finanças para Advogados

Com rotinas cada vez mais corridas e exaustivas na advocacia, encontrar tempo para leitura de um bom livro no dia a dia tornou-se um desafio e, ao mesmo tempo, uma prática terapêutica. O hábito da leitura merece ser parte essencial das nossas vidas, especialmente quando se quer, além de criar uma boa rotina literária, absorver cada vez mais conhecimentos e potencializar o crescimento pessoal e profissional.

Falando em crescimento nos negócios, um tópico chave é o de gestão financeira. Pensando nisso, é possível listar grandes nomes e profissionais de sucesso que alavancaram suas carreiras e investimentos. Hoje, eles compartilham conosco suas histórias e métodos de gestão.

Se você está em busca de excelentes livros e também quer saber como alavancar seu empreendimento, temos dicas imperdíveis. São livros que ensinarão a lidar com o mercado, superar desafios também enfrentados por outros empreendedores e encontrar soluções para seus investimentos. Confira abaixo:

1. Pai Rico, Pai Pobre — Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki dedicou 20 anos da vida dele para entender o segredo das pessoas de sucesso, investigando como homens e mulheres muito ricos fizeram de seus empreendimentos uma fonte grandiosa de renda. 

O livro não apresenta uma fórmula para enriquecer, mas traz ensinamentos enriquecedores de educação financeira e sua importância. Se você busca tranquilidade e prosperidade financeira, definitivamente deve acrescentar esse livro à sua lista de leitura.

2. Entendendo Michael Porter: o guia essencial da competição e estratégia — Joan Magretta

Este livro ajudará você a identificar uma boa ou má estratégia a partir dos princípios e fundamentos estudados por Michael Porter, o maior especialista mundial de competitividade e estratégia. Além disso, a escrita simplificada permite uma compreensão rápida e aplicação eficaz dos ensinamentos em seus próprios empreendimentos.

03. Princípios da Administração Financeira — Lawrence Gitman

Trata-se de um manual instrutivo, que engloba diversos temas fundamentais como:  princípios básicos da administração de empresas, guia para investimentos, contabilidade e até taxas cambiais.

O exemplar é bastante completo e de grande valia para qualquer momento econômico mundial. É um guia seguro para consultas técnicas.

04. A Meta — Eliyahu Goldratt

Um pouco diferente dos demais, escrito em forma de romance, o livro A Meta traz princípios e teorias administrativas, passando pelo funcionamento de uma empresa, problemas internos e externos e chegando em como solucioná-los.

Os resultados alcançados pelo romance de Goldratt podem ser aplicados em diversos segmentos de gestão, e a forma diferente de abordagem pode ser uma oportunidade de descansar a mente enquanto absorve conhecimentos de gestão.

05. Saia da Crise — W. Edwards Deming

A partir de uma teoria baseada nos seus 14 pontos de uma gestão de qualidade, o autor instrui gestores e empreendedores a utilizarem um planejamento eficiente para seus empreendimentos.

De acordo com Deming, não ter um planejamento estratégico resultará em perda de resultados para uma empresa, só assim será viável alcançar o lucro, os dividendos e aumento da oferta.

06.  A Estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante W Chan Kim

O best seller remarca uma diferente forma de estratégia organizacional. 

É a partir dos 15 movimentos do oceano azul, o autor traduz uma ideia de superação das dificuldades impostas pelo mercado e métodos de como atravessar as oposições no meio da maré e como tirar aproveito da situação para o seu negócio.

07. Os Axiomas de Zurique Max Gunther

Na Suíça, local dos grandes bancos e investimentos, o autor conta qual o segredo dos grandes investidores e como fazem para reduzir os riscos e elevar seus lucros.

É através de 28 axiomas (verdades inquestionáveis) que Gunther auxilia os grandes profissionais a não cometerem erros na administração dos seus negócios.

08. Gigantes da Estratégia Michael A. Cusumano, David B. Yoffie

A partir dos maiores nomes da tecnologia, o autor conta as estratégias secretas utilizadas por Steve Jobs e Bill Gates, por exemplo.

Interessante ressaltar que as estratégias se aplicam tanto para grandes negócios quanto para aqueles que estão em fase inicial.

09. Faça Acontecer Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar Sheryl Sandberg

Um livro extremamente inspirador! Sheryl (o braço direito de Mark Zukerberg– criador do Facebook), uma lista de 50 grandes mulheres fascinantes e grandes administradoras e investidoras investigam o porquê de a carreira feminina ainda se encontrar em estagnação.

Sandberg oferece respostas para o problema contemporâneo relacionado à carreira das mulheres e ainda expõe dicas para que o sexo feminino consiga se fazer presente de forma igualitária nos negócios.

10. O Homem Mais Rico da Babilônia George S. Clason

O best-seller é escrito a partir de relatos e pesquisas dos povos antigos sobre logística e sucesso financeiro.

O autor explana os segredos da antiga sociedade da Babilônia e é a partir de então que o exemplar se transforma em um guia prático da administração.

11. Os Segredos da Mente Milionária T Harv Eker

Líder de vendas no mundo, o autor dá dicas de como fazer o dinheiro, ficar mais próximo dos seus negócios e explana táticas para formar seu raciocínio e cultura financeira.

Eker expõe de forma esclarecedora e prática qual o segredo das pessoas de sucesso e como fazer para se tornar uma delas.

“Se você quer conhecer as causas do sucesso, leia esse livro “

12. Criatividade S.A Ed Catmull

Inspirado em grandes sucessos da Disney ( Toy Story e Monstros S.A), o livro expõe de maneira divertida como ser criativo e fazer a diferença para alavancar seus negócios.

Catmull relata os segredos da PIXAR e dos grandes filmes campeões de bilheteria e que fazem sucesso no mercado até hoje.

13. O Mito do Empreendedor Michael Gerber

Uma obra de administração financeira e sucesso de vendas. O escritor expõe maneiras de gerir seu negócio, aumentar sua produtividade e realizar a gestão de colaboradores de forma conseguir que eles se empenhem para o sucesso da empresa.

Gerber traz dicas práticas de comportamento, atos e ações de um gestor para transformar o enredo atual de uma empresa e como preparar para as dificuldades impostas pelo mercado.

Agora que você já tem uma lista de livros de gestão financeira, poderá criar o hábito de leitura diária a fim de estar à frente do mercado e garantir um bem estar imensurável para o seu intelecto. Basta dar início à temporada de leituras, aprofundar seus conhecimentos e perceber os resultados frente aos seus negócios.

Gostou da nossa lista? Deixe aqui seu comentário e cite seus livros favoritos de gestão financeira que ficaram de fora.

Se você quiser saber mais sobre Gestão e Finanças, não deixe de ler nosso artigos:

  1. Tudo sobre Gestão de Escritórios de Advocacia
  2. Gestão Financeira de Escritório de Advocacia: o passo a passo completo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.