O que os melhores escritórios de advocacia têm a ensinar?
Se você fechar os olhos e pensar na sua carreira nos próximos 10 anos, onde você se vê chegando? Você quer mais sucesso profissional, mais clientes, mais estabilidade e mais qualidade de vida? Os melhores escritórios de advocacia têm muito a ensinar sobre como chegar lá.
Aqui, uma ressalva: não é o objetivo desse texto elencar quais escritórios são melhores do que outros. O propósito é trazer informações baseadas em estudos das práticas profissionais adotadas por excelentes escritórios de advocacia que podem auxiliar você a ser um profissional melhor.
O que eles fazem? Quais as práticas de gestão adotadas? São escritórios necessariamente grandes, ou modelos enxutos também chegaram lá?
Lembramos, ainda, que não existe uma fórmula mágica ou fixa: tudo deve ser adaptado à sua realidade.
Estamos falando dos escritórios de advocacia que alcançaram estabilidade financeira, uma boa carteira de clientes – com clientes renomados – sendo reconhecidos em suas áreas de atuação como os melhores, ou ao menos como excelentes.
Confira, abaixo, o que grandes escritórios de advocacia tem e o que você pode aprender com eles:
1. Adote um excelente modelo de gestão
Uma gestão qualificada de um escritório de advocacia é determinante para o seu sucesso. Os melhores escritórios de advocacia são aqueles que possuem um bom investimento nos seus modelos de gestão, desde o âmbito pessoal de cada advogado com a gestão de tempo, até a gestão de processos do escritório.
2. Seja capaz de se manter em constante inovação e evolução
Sabemos que a advocacia pode ser uma profissão um pouco conservadora,e está tudo bem nisso. Você pode adotar um padrão comportamental mais conservador na sua atuação e obter sucesso. Por outro lado, seu escritório de advocacia deve estar disposto a se adaptar às evoluções da sociedade como um todo.
Esteja disposto a inovar, a aprender com novas tecnologias, a absorver novos conhecimentos — mesmo que não vá aplicá-los. Um bom escritório de advocacia está por dentro das tendências tecnológicas, e os melhores escritórios já se adaptaram à realidade da Advocacia 4.0.
3. Tenha capacidade de planejamento e adoção de boas práticas de produtividade
Existe uma crença de que excelentes escritórios — e grandes negócios em geral — adotam aquele ditado popular do “trabalhe enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham”.
A verdade é que a única coisa que você vai experimentar fazendo isso é uma insatisfação pessoal com seu trabalho e sua vida, além de correr um sério risco de sofrer da síndrome de burnout. Trabalhar muito e trabalhar gerando muitos resultados são coisas diferentes, e excelentes escritórios de advocacia sabem disso.
Não foque em trabalhar demais. Invista em um bom planejamento estratégico e em boas práticas de gestão do seu tempo e de produtividade.
4. Saiba liderar sua equipe.
Os modelos de liderança chegaram para melhorar a antiga forma de chefia verticalizada no trabalho. Aprenda ser líder, a delegar e gerenciar sua equipe da melhor forma para extrair um serviço de melhor qualidade em menos tempo e com menos estresse.
5. Invista em boas práticas de marketing jurídico
No modelo de advocacia que vivemos, na era digital, é imprescindível que o advogado esteja presente também dentro do ambiente virtual. Você pode adotar um modelo de escritório digital, optar por continuar com o escritório físico e apenas automatizar seus documentos e práticas jurídicas, ou integrar a tecnologia de outra forma na sua profissão.
Mas mais do que isso, aproveite as funcionalidades que a tecnologia oferece no quesito de captação de clientes. O Marketing Jurídico, em especial o Inbound Marketing, é uma ferramenta excelente que permite que seu escritório seja visto pelos clientes certos, na hora certa, e sem infringir o Código de Ética da OAB.
Não existe uma fórmula mágica ou uma receita que você deve seguir à risca. As dicas acima são apenas recomendações que você pode adaptar ao seu escritório, extraindo o mais interessante e acrescentando pontos que façam sentido para você. Mas nunca deixe de aprender e estudar formas de melhorar, e mais do que isso: aplique. Mais do que aprender a teoria, coloque em prática e colha os resultados.
Se quiser começar agora mesmo, confira esse guia de gestão de escritórios de advocacia para aplicar, desde cedo, a dica número 1!