4 Dicas para otimizar a prospecção de clientes na advocacia
Você sabe como otimizar a prospecção de clientes na advocacia? Sem dúvida, prospectar clientes é um dos principais desafios enfrentados por empresas de diferentes portes e segmentos. Essa realidade não é diferente em relação aos escritórios de advocacia.
Isso porque, os clientes possibilitam que as organizações tenham receita, sejam lucrativas e, consequentemente, possam continuar as suas atividades. Além disso, será possível fazer investimentos com a intenção de garantir a expansão do empreendimento.
Desse modo, podemos dizer que quanto mais ampla for a sua cartela de clientes, maior tende a ser a sua autoridade no mercado e, consequentemente, maiores serão as chances de o seu escritório ser lembrado.
Imagino que você esteja interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo destacaremos o que é a prospecção e forneceremos dicas que o ajudarão a prospectar mais clientes na advocacia. Acompanhe a seguir.
O que é a prospecção de clientes?
Trata-se do ato de captar clientes. No entanto, o aspecto social da advocacia impede que o objetivo exclusivo e maior seja o lucro, pois o Código de Ética e Disciplina da OAB estabelece algumas restrições.
Nesse contexto, o artigo 7º do Código de Ética e Disciplina da OAB. Esse dispositivo prevê que:
“É vedado o oferecimento de serviços profissionais que impliquem, direta ou indiretamente, inculcação ou captação de clientela.”
No entanto, isso não deve limitar o trabalho dos profissionais do ramo jurídico. Eles devem estar cientes do seu valor de buscar assegurar direitos para as pessoas. Desse modo, o profissional vai lutar pela realização da justiça e proteger os indivíduos de arbitrariedades. Com isso, o advogado tende a conseguir uma imagem positiva no mercado e, consequentemente, conquistar mais clientes.
Dessa forma, o advogado deve focar a sua energia e os seus esforços em fazer um bom trabalho e fornecer um melhor suporte possível para cada pessoa atendida ou que precisar dos serviços jurídicos.
Como otimizar a prospecção de clientes na advocacia?
Existem diversas estratégias que o ajudarão a otimizar a prospecção de clientes na advocacia. Entre elas estão o investimento em marketing jurídico, no atendimento ao cliente, procurar se diferenciar da concorrência e a motivação da equipe. Destacaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.
- Investimento em Marketing Jurídico
Destacamos que advocacia apresenta algumas restrições em relação à prospecção de clientes. No entanto, isso não significa que você não possa ter uma estratégia de marketing para o seu escritório.
Nesse contexto, o Inbound Marketing é uma ótima pedida. Essa estratégia também é conhecida como marketing de atração e é focado na educação no seu cliente. Uma prática bastante comum nesse contexto é o uso do marketing de conteúdo. Os escritórios produzem conteúdos inéditos sobre diversas áreas no direito ao mesmo sobre os alguns segmentos jurídicos.
Os conteúdos podem ser feitos no blog, redes sociais, youtube etc. Desse modo, podemos dizer que há diversas possibilidades de conteúdos que podem ser produzidos e que ajudarão seu escritório a se tornar mais conhecido no mercado.
A grande vantagem dessa estratégia é que você não induz o cliente a contratar. No entanto, o nome do seu escritório fica marcado e gravado na cabeça do cliente quando falar sobre um determinado assunto. Com isso, aumentam-se a chances de você ampliar a sua base de clientes.
2. Investimento no atendimento ao cliente
O atendimento deve ser o seu grande foco no escritório. Isso porque, um consumidor satisfeito pode retornar na sua empresa ou mesmo recomendá-la aos amigos, aumentando ainda mais a sua base de clientes.
Nesse contexto, é fundamental investir em ferramentas que auxiliam a otimizar o atendimento. Entre elas estão os softwares jurídicos. Por meio deles, é possível automatizar diversas tarefas como a consulta rápida de processos jurídicos, de documentos etc. Desse modo, você terá mais tempo para se dedicar ao atendimento ao cliente e fornecer um suporte diferenciado para cada pessoa.
O atendimento a uma das questões mais importantes e vale muito a pena você investir nessa prática. Isso porque, se a pessoa for bem atendida ela tende a ter uma imagem positiva do seu negócio. Com isso, o seu escritório de advocacia tem destacado no mercado e conquistar mais clientes.
3. Procure se diferenciar da concorrência
Sabemos que o mercado jurídico está cada vez mais concorrido. Por esse motivo, é fundamental procurar se diferenciar da concorrência, pois há mais de 1 milhão de advogados no Brasil.
Nesse contexto vale a pena investir na ampliação da rede de relacionamentos para conseguir parceiros estratégicos e, consequentemente, captar mais clientes na advocacia.
Também vale muito a pena investir em branding para a prospecção de clientes. A partir do momento em que o escritório investe na marca, as pessoas passarão a reconhecer o trabalho como seu. Desse modo, cada vez mais pessoas conhecerão o seu trabalho e confiarão no seu escritório.
4. Motivação da equipe
A motivação da equipe é outro fator fundamental para otimizar a prospecção de clientes na advocacia. Com os funcionários motivados, eles estarão dispostos a fazer o melhor atendimento possível e oferecer um bom suporte para cada pessoa e procurar o escritório.
Dessa forma, os funcionários tendem a ser mais produtivos e também tendem a causar uma impressão positiva nos clientes. Com uma imagem positiva, as pessoas tendem a voltar ao seu escritório ou recomendá-lo aos amigos, ampliando ainda mais a base de consumidores. Muito bom isso, não é mesmo?
Como é possível se perceber, a prospecção de clientes na advocacia é fundamental para assegurar o crescimento e o ganho de autoridade do escritório no mercado. Em uma análise inicial, as práticas podem parecer trabalhosas. No entanto, se considerarmos os benefícios proporcionados, vale muito a pena implementar essas ações no mercado.
Este post na qual fornecemos dicas para otimizar a prospecção de clientes na advocacia foi útil para você? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.