Acompanhamento de Publicações Jurídicas: Dicas e Ferramentas para você não correr mais o risco de perder um prazo processual
Você sabe a importância de um bom controle de processos, certo? Mas você sabe a melhor forma de fazer o acompanhamento de publicações jurídicas?
Quanto mais seu escritório crescer, maior o volume de processos e, consequentemente, prazos processuais. Diante desse cenário, os profissionais que conseguem unificar todas as informações de andamentos processuais em apenas um local tem mais tranquilidade e menos chances de enfrentar a temida perda de prazo processual.
Pensando na importância do tema, neste post destacamos sobre a importância de fazer um bom acompanhamento de publicações jurídicas; além disso, explicaremos por que se deve automatizar o acompanhamento e forneceremos ferramentas que o auxiliarão a fazer esse procedimento.
Qual a importância de acompanhar ativamente publicações jurídicas?
Qualquer advogado que lida constantemente com processos judiciais tem o temor de perder um prazo. Além disso, é muito fácil se perder no grande volume de informações e na alta frequência de movimentações processuais.
Manter um controle de processos, por si só, já não é tarefa fácil, mas as consequências de perder uma intimação ou publicação podem ser muito graves para deixar isso ao acaso. Para evitar que isso ocorra, é muito importante investir em um bom sistema de acompanhamento de publicações.
Por que automatizar o acompanhamento de publicações judiciais?
Destacamos anteriormente que há um grande volume de publicações jurídicas e nem sempre é fácil acompanhar todas. Além disso, o cotidiano na prática jurídica envolve bastante trabalho e pouco tempo. Nesse contexto, fazer as consultas de cada processo nos Diários Oficiais e fazer o recorte das publicações pode tomar muito tempo e diminuir a sua produtividade.
Não fazer esse acompanhamento, por outro lado, sequer é uma opção.
Mas então, o que fazer? Como conciliar a necessidade de acompanhar ativamente os andamentos processuais com o tempo limitado que se tem para trabalhar?
Tecnologias com inteligência artificial e alto controle e captura de dados são capazes de resolver esse problema. Automatizando a captura de andamentos processuais, você consegue acesso a todas as publicações com apenas um clique, e terá mais tempo para dedicar a eventuais tomadas de decisões necessárias a partir de cada publicação.
3 formas de acompanhar e capturar publicações processuais
Buscar e capturar diretamente dos Diários Oficiais ou nos sites dos tribunais
A forma menos tecnológica de realizar o acompanhamento é buscando por seus processos nos Diários Oficiais ou nos sites de cada Tribunal. Esse método é gratuito, mas demanda muito tempo para verificar cada site/Diário, não sendo o mais ágil ou prático.
Utilizar sistemas gratuitos fornecidos por convênios com a OAB
Algumas seccionais e subseccionais da OAB oferecem um sistema próprio de captura de publicações em convênios com softwares ou empresas de tecnologia que oferecem esse tipo de serviço. Você pode conferir no site da OAB do seu estado ou região.
Em geral, o acesso às publicações requer apenas o cadastro do advogado em site determinado para que elas sejam enviadas por e-mail.
Por se tratar de sistemas conveniados com a OAB, o serviço em geral é gratuito. O lado negativo é que você terá que documentar manualmente todas as publicações caso queira reuni-las em um só lugar para não depender de vários e-mails. Além disso, os sistemas capturam apenas publicações, e não andamentos de forma geral.
Softwares jurídicos
Uma alternativa com tecnologia mais avançada é a adoção de um software jurídico. Um bom software jurídico fará o acompanhamento das publicações e reunirá todas as informações em um só lugar, de forma organizada para facilitar a tomada de decisões.
Essa é uma das várias funcionalidades da XJus. O software captura as publicações de todo o território nacional. Caso haja demora na leitura ou providências necessárias decorrentes do andamento, o próprio sistema lhe envia notificações por e-mail para garantir que você nunca tenha que se preocupar com a perda de um prazo.
Vale destacar ainda que é possível fazer o controle gerencial por meio de perfis customizados.
Como você pôde perceber, o acompanhamento de publicações jurídicas é muito importante para que os advogados evitem perder prazos processuais. Por esse motivo, vale muito a pena contar com ferramentas que possam automatizar e facilitar todo esse processo e, consequentemente, otimizar a produtividade do profissional e do escritório como um todo.
Gostou deste conteúdo? Conheça o nosso sistema e confira o que a XJus pode fazer por você.